Início Atualidade Cinco grandes livros e escritores que deve conhecer

Cinco grandes livros e escritores que deve conhecer

0
Cinco grandes livros e escritores que deve conhecer

Analita Alves dos Santos, «NO OFÍCIO DA ESCRITA»

Não há tempo para ler todos os grandes livros e escritores essenciais. Facto. Mas, há alguns que devemos definitivamente incluir na nossa bucket list literária.

Decidi usar como ponto de partida, para esta difícil enumeração, «O Cânone Ocidental», de Harold Bloom e o gosto pessoal. Perdoe-me se não incluí o seu livro ou escritor de eleição, mas as sugestões eram tantas e o espaço limitado que não consegui encontrar outro critério. Escolher cinco livros entre diversas obras de referência foi exasperante. Acredite. Agora, pegue na sua caneta e tome nota. Vamos a isto?

«A Sangue Frio», de Truman Capote

No topo desta curta lista temos aquela que é considerada a obra-prima do «romance não-ficção». Escrito pelo americano Truman Capote, este livro conta a história da morte da família Clutter, em Holcomb, Kansas, e dos autores da chacina. Além de narrar o extermínio do fazendeiro Herbert Clutter, de sua esposa Bonnie e dos filhos Nancy e Kenyon – uma típica família americana dos anos 50, pacata e integrada na comunidade –, o livro reconstitui a trajetória dos assassinos. Perry Smith e Dick Hikcock (os assassinos) planearam o crime acreditando que se apropriariam de uma fortuna, mas não encontraram praticamente nada. Capote estabeleceu uma intensa relação com as fontes — investigando e conversando com moradores, aproximou-se dos criminosos e conquistou a sua confiança, fator determinante para o êxito intemporal da obra. O livro ideal para provar que a realidade ultrapassa mesmo a ficção.

«Anna Karenina», Lev Tolstoi

Os russos, os russos! «Anna Karénina» é uma jornada épica, de leitura obrigatória para todos os amantes da literatura. O drama de Karénina serve mormente de pretexto para as reflexões de Tolstoi sobre o sentido da vida humana, o conflito entre o campo e a cidade, o luxo e a vida simples. Como afirma Vladimir Nabokov, «Em cada personagem literária existe algo da Fénix imortal. Através das vidas perduráveis dos seus personagens, a própria existência de Tolstoi teve a sua eternidade.» Esta será a minha leitura de agosto.

«Cem Anos de Solidão», de Gabriel Garcia Márquez

Este foi um livro que li numa idade demasiado precoce para compreender toda a sua magia, e ao qual desejo regressar. «Cem Anos de Solidão» é a obra-prima que consagrou Gabriel García Marquez como um dos maiores escritores da atualidade. A fantástica «aventura da família Buendía-Iguarán com os seus milagres, fantasias, obsessões, tragédias, incestos, adultérios, rebeldias, descobertas e condenações são a representação ao mesmo tempo do mito e da história, da tragédia e do amor do mundo inteiro.» Se ainda não leu, coloque mesmo na sua lista de livros a ler em breve.

«Memorial do Convento», de José Saramago

José Saramago é o meu escritor favorito e foi com satisfação que encontrei o seu nome nesta lista, conjuntamente com outros notáveis como Luís de Camões, António Ferreira, Fernando Pessoa, José Cardoso Pires, Eugénio de Andrade, Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta é a obra mencionada no cânone ocidental, mas também podiam igualmente figurar «O Ano da Morte de Ricardo Reis», «Ensaio sobre a Cegueira», «As Intermitências da Morte», «O Homem Duplicado» ou «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», todos eles, livros inesquecíveis.

«Orlando», de Virginia Woolf

Esta obra foi-me apresentada pela Lídia Jorge, num encontro literário com a escritora, que tive o privilégio de coordenar. Um homem que acorda num corpo de mulher é o «e se?» inicial desta história repleta de fantasia e inovação, que vincou Virginia Wolf como uma das principais autoras dos textos feministas e da reflexão sobre a sexualidade humana. Apontou o nome?

Para terminar, proponho o próprio «O Cânone Ocidental». Muito mais do que uma lista de obras que devemos ler, este livro ajuda-nos a «redescobrir as alegrias e riquezas que a leitura dos “melhores dos melhores autores” nos pode proporcionar».

Se necessita de um estímulo adicional para as suas leituras diárias, deixo-lhe o convite para aderir ao clube de leitura «Encontros Literários O Prazer da Escrita». Estamos neste momento no ciclo dedicado à Literatura Russa, lendo «Lolita», de Vladimir Nabokov, que será seguido de Dostoievski e Tolstoi. Os restantes livros desta lista de cinco serão sugestões literárias a considerar num futuro próximo.

Encontre-nos no Facebook em https://www.facebook.com/groups/EncontrosLiterariosOPrazerDaEscrita