Início Atualidade “Vamos continuar a trabalhar para tornar a nossa empresa ainda mais Sustentável”

“Vamos continuar a trabalhar para tornar a nossa empresa ainda mais Sustentável”

0
“Vamos continuar a trabalhar para tornar a nossa empresa ainda mais Sustentável”

Fundada em 1916, a BMW é hoje uma das grandes referências da indústria automóvel alemã e mundial e teve, ao longo dos seus mais de 100 anos de história, marcos de extrema relevância, que a posicionaram de forma distintiva naquele que é um mercado competitivo. Como nos pode descrever a evolução da marca no mercado português?

Ao longo destes mais de 100 anos, a BMW tem vindo a expandir o seu negócio, estando atualmente presente nos principais continentes. Somos uma marca global, e temos vindo a apostar significativamente no mercado português, pois consideramos que Portugal é um país com potencial.

Mas esta aposta não se esgota nas nossas operações de retalho. Nos últimos anos temos efetuado investimentos significativos em tecnologia através da nossa parceria com a Critical Techworks e atualmente temos mais de 1.000 engenheiros portugueses a desenvolver tecnologia que vai ser disponibilizada nos nossos automóveis no futuro. Isto atesta bem a aposta da BMW no nosso país, sendo um grande motivo de orgulho para a nossa marca, bem como para os portugueses.

Um dos grandes objetivos da marca é abraçar desafios, construir soluções inovadoras e disruptivas e ainda definir standards de mercado que certamente marcarão um novo paradigma de condução. De que forma têm aliado a evolução tecnológica à qualidade dos modelos mais recentes?

Para a BMW, a tecnologia é chave para suportar toda a estratégia da mobilidade do futuro. Esta estratégia materializa-se no facto de fazermos apostas concretas de investimento nesta área. Como referi anteriormente, a nossa joint-venture nacional, a Critical TechWorks, está a desenvolver – em exclusivo para a BMW – tecnologia e software com foco na mobilidade, condução autónoma, software de bordo e tecnologia para veículos conectados.

Além disso, a tecnologia facilita significativamente a utilização dos veículos, nomeadamente dos elétricos, permitindo obter informações sobre os níveis de bateria, os postos de carregamento mais próximos, entre outras opções. Promove um sem número de oportunidades que facilitam a nossa vida, oferecendo-nos um recurso valioso: o tempo.

Todos os veículos que temos vindo a lançar nos últimos anos, e também os que lançaremos no final deste ano e no início do próximo, o BMW iX e o BMW i4, são um exemplo concreto do que a tecnologia aliada à mobilidade significa, mantendo sempre associado o prazer de condução, característico da nossa marca.

A BMW foi das primeiras marcas a assumir um papel sustentável e a fabricar carros elétricos, estabelecendo assim, novas referências na indústria automóvel. Podemos afirmar que, atualmente, o gosto pela condução vai muito além da mobilidade? O fator “sustentável” é hoje essencial na escolha e realização de cada modelo?

Em 2013, a BMW foi o primeiro fabricante Premium a lançar no mercado um veículo totalmente elétrico – o BMW i3. Hoje disponibilizamos aos nossos clientes uma ampla oferta de veículos eletrificados. Esta oferta vai crescer significativamente nos próximos anos – em 2023 iremos disponibilizar 25 modelos eletrificados, dos quais 12 totalmente elétricos, na nossa frota e estimamos que, em 2030, metade das nossas vendas a nível mundial seja de veículos 100% elétricos. É fundamental termos a capacidade de produzir veículos sustentáveis que proporcionem um elevado prazer de condução – afinal, esse é o nosso ADN. Somos uma das principais empresas em mobilidade elétrica, em parte também porque soubemos ir ao encontro das metas estabelecidas pela União Europeia e às necessidades da sociedade atual. Estamos cada vez mais focados na nossa estratégia de eletrificação, que nos abriu portas para alcançarmos uma maior eficiência.

A BMW afirma estar a entrar no futuro com uma estratégia completamente nova e consistente, que se estende além da sua esfera de influência direta, e eleva a sustentabilidade a um nível totalmente novo. De que estratégia estamos a falar?

Falamos da nossa estratégia de eletrificação. Como referi anteriormente, vamos disponibilizar 25 modelos eletrificados na nossa frota já em 2023. Este ano, vamos promover um conjunto de novos modelos, mas destaco os elétricos: o novo BMW iX3, que foi lançado em março e, no segundo semestre, o BMW iX. Teremos também a atualização do MINI Elétrico. Estes modelos reúnem os mais recentes desenvolvimentos do Grupo nas áreas de Inovação, Design, Conectividade e Eletrificação.

Vamos também lançar o novo BMW i4 no início do próximo ano, com tecnologia da nossa joint-venture portuguesa – Critical Techworks.

Para além de desenvolvermos veículos cada vez mais sustentáveis, estamos também empenhados em reduzir as emissões em todo o processo de fabrico e distribuição, ou ainda na própria utilização dos veículos, como por exemplo com a nova tecnologia BMW eDrive Zones, que força o veículo a entrar em modo elétrico quando entra no perímetro urbano (para veículos híbridos).

Em suma, estamos a delinear uma estratégia para o futuro focada na produção de veículos eletrificados e em tecnologias que ajudem a construir um futuro mais sustentável.

Numa sociedade em que a preservação pelo meio ambiente parece estar a ganhar consciencialização, a BMW apresenta um caminho para uma mobilidade neutra do ponto de vista climático. Assim, de que forma têm e irão continuar a assegurar o objetivo da neutralidade climática e mobilidade isenta de emissões, respeitando simultaneamente as necessidades dos clientes?

Para a BMW, uma mobilidade mais sustentável tem de passar por sermos capazes de oferecer aos nossos clientes o poder de escolherem. Chamamos-lhe o “The Power of Choice”. Neste momento, estamos a trabalhar na disponibilização de uma ampla oferta de motorizações que permita ao nosso cliente optar por aquela que melhor se ajuste às suas necessidades, seja um veículo a gasolina, gasóleo, eletricidade ou híbrido. Um exemplo perfeito daquilo a que chamamos “The Power of Choice”, foi o recente lançamento em Portugal do novo BMW iX3, que disponibiliza um modelo em quatro motorizações distintas: gasolina, gasóleo, elétrica e híbrida.

Para assegurarmos a nossa posição enquanto empresa líder no segmento da inovação tecnológica automóvel vamos, até 2025, investir mais de 30 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento. Os motores de combustão também serão alvo deste investimento no sentido de aumentar a sua eficiência.

Além disso, estabelecemos metas claras de descarbonização até 2030: as emissões de carbono por veículo devem ser reduzidas significativamente em pelo menos um terço em comparação com 2019.

Certo é, várias são as organizações que caminham em direção da meta estabelecida (2050), no âmbito da Lei Europeia do Clima. Certo é também – e embora ainda não tenho atingido totalmente o objetivo – a BMW já alcançou sucessos pioneiros neste percurso. Que vantagens trarão estas iniciativas para um planeta mais verde e neutro em carbono e consequentemente para os clientes?

Somos uma marca que acredita que tem um papel a cumprir na sensibilização para uma mentalidade mais ecológica e, por essa razão, temos vindo a apostar na criação de medidas, como as mencionadas anteriormente, que estejam alinhadas com o objetivo da neutralidade carbónica e, ao mesmo tempo, com as necessidades dos nossos clientes. Por este motivo, temos atingido as metas impostas pela União Europeia antes da data de entrada em vigor das mesmas.

Acreditamos que as mesmas são chave para conseguirmos ter um planeta mais “limpo”.

Olhando para o longínquo ano de 2050 (meta da neutralidade carbónica), como prevê que esteja o setor automóvel, particularmente em Portugal? Quais serão as principais diferenças?

Apesar da quota de mercado de veículos eletrificados em Portugal ter vindo a aumentar, graças ao chamado “incentivo verde”, é importante criar mais incentivos para que a população possa aderir de forma massiva à mobilidade elétrica para que possamos atingir a neutralidade carbónica. A maior parte das medidas nacionais de incentivo à utilização de veículos elétricos é dirigido às empresas. Infelizmente, os incentivos e as medidas ainda não são suficientes para que a população adira massivamente à mobilidade elétrica, pelo que essas medidas deverão ser alargadas aos Clientes particulares.

A mobilidade 100% elétrica, em Portugal, ainda é uma realidade longínqua, mas acreditamos que, com o apoio do governo, iremos atingir a neutralidade carbónica em 2050.

A terminar, que outros projetos estão a ser planeados pela BMW, para dar continuidade a um percurso reconhecido e sustentável? O que nos pode revelar?

Como referi, vamos lançar um conjunto significativo de novos modelos este ano.

Para além do lançamento de modelos elétricos, continuamos focados em fazer apostas concretas de investimento em tecnologia, como é o caso da nossa joint-venture nacional – a Critical Techworks, que está a desenvolver em Portugal tecnologia para os BMWs do futuro.

E vamos continuar a trabalhar para tornar a nossa empresa ainda mais sustentável e focada na criação de produtos cada vez mais ecológicos, seja a partir da escolha de matérias-primas ou da produção mais “smart”, que nos ajudará a incrementar o nosso processo de reciclagem e a melhorar o método de reutilização de baterias.