“Queremos partilhar o 30.º Aniversário da DECO PROTESTE e dedicá-lo a todos os consumidores portugueses”

Assumidamente uma das marcas mais conhecidas e reconhecidas em Portugal, a DECO PROTESTE, comemora três décadas de existência. 30 anos a promover uma prática da defesa dos direitos dos consumidores. Sobre esta efeméride e outros temas, António Balhanas, Country Manager da DECO PROTESTE, deu a sua visão sobre a importância do papel da marca em Portugal.

Data:

A DECO PROTESTE conta com uma história desde 1991, enquanto associação independente e sem fins lucrativos, que trabalha lado a lado com os consumidores portugueses pela qualidade, transparência e justiça, representando-os e exigindo a reposição dos seus direitos sempre que necessário. Quais diria que têm sido os marcos mais importantes da marca até ao momento?

Destacaria, por uma questão de proximidade e de memória histórica, a última década. Esta encerra uma atividade pública considerável, a qual impactou de forma significativa, em várias áreas, a vida dos consumidores e da sociedade portuguesa. O espetro é amplo: dos combustíveis aditivados à eletricidade, passando pelo Dieselgate, correção dos valores do IMI, ações judiciais contra o Facebook e a Apple.

É claramente um registo extraordinário, em prol da defesa do consumidor, e de uma forma factual e estruturada, destaco os seguintes marcos:

2010 – Primeira petição pública “Eletricidade sem extras”

2012 – Campanha “Igual ao litro”

2013 – 1.º leilão de eletricidade e gás “Conta sem custos”

2014 – Compra coletiva de combustíveis; campanhas “Poupe na botija” e “Pague menos IMI”; lançamento do cartão DECO+

2015 – Campanhas “Afetados Volkswagen” e “Dinheiro dos contadores”.

2017 – 1.ª edição da NET Viva e Segura em parceria com a Google; campanhas “Lixo não é água” e “Os meus dados são meus”; petição “Comissões fora”

2018 – Campanhas “Cura para seguros” e “Bastam 6%”; ações judiciais contra o Facebook e operadoras de telecomunicações; 1.ª edição das “Visões do Futuro”; revistas digitais (app); lançamento do portal “Mais Mobilidade”

2019 – campanhas “Ganhe mais no PPR”, “Pague menos IMI” e “Comissões MB WAY”; nova homepage da DECO PROTESTE; primeira compra coletiva de renting “Carro com desconto”

2020 – Conferências “Parar para Pensar” e conferências da PROTESTE INVESTE; lançamento do portal “Mais Sustentabilidade” e da segunda vaga da ação “Lixo não é água”; proposta de criação do Dia Nacional da Sustentabilidade

2021 – Ação judicial contra a Apple

DECO PROTESTE está há 30 anos a marcar presença em Portugal, reforçando a credibilidade da marca e, principalmente, junto dos consumidores. Assim, como nos pode descrever a evolução da mesma no mercado até se tornar reconhecida e imprescindível?

A década de 90 trouxe-nos a necessidade da profissionalização editorial e a consolidação do que viria a ser na atualidade a maior organização de Defesa do Consumidor. A tiragem da revista PROTESTE aumentou significativamente, e foi constituída, em 1991, a editora EDIDECO, hoje DECO PROTESTE.

Nos anos seguintes, sucederam-se lançamentos de publicações que apoiaram o crescimento da DECO PROTESTE e consolidaram o seu trabalho junto dos consumidores. Em 1993, a DINHEIRO & DIREITOS, antes uma rubrica da PROTESTE, constitui-se como projeto autónomo para cuidar da carteira e descodificar os direitos dos consumidores. Na linha de publicações especializadas, em 1995, são lançadas a TESTE SAÚDE e a PROTESTE QUINZE, atualmente PROTESTE INVESTE.

Em 1999, já com mais de 200 mil membros da DECO PROTESTE, abrem-se as portas do universo digital com o site www.deco.proteste.pt. Numa década, o número de membros duplica para mais de 400 mil. Todos os meses, os sites da DECO PROTESTE são visitados por mais de um 1,5 milhões de consumidores.

Diariamente surgem no mercado novos produtos e serviços de várias marcas e com técnicas de promoção e de venda cada vez mais agressivas. Por isso, o consumidor precisa de informação detalhada e imparcial para fazer escolhas acertadas, de acordo com as suas reais necessidades e possibilidades financeiras.

Os testes comparativos, as investigações, as intervenções públicas e os serviços da DECO PROTESTE servem para tornar o dia-a-dia do consumidor mais fácil e seguro. Pelos consumidores, a organização envolveu-se em várias ações que são marcos na luta por produtos mais seguros e práticas de mercado mais justas.

Com o desenvolvimento de novas áreas de serviços, a atividade da DECO PROTESTE reinventa-se a cada ano, acompanhando as necessidades dos consumidores. As várias equipas incluem especialistas que testam, analisam e fazem a ponte com as autoridades ao detetarem os problemas e ao tornarem-nos públicos. A estrutura da DECO PROTESTE permite que a informação rigorosa chegue a sua casa e que, caso queira, exista um contacto personalizado com os nossos serviços.

Toda a construção do nosso ecossistema tem sido construída a par e passo, focalizando no consumidor, nas suas necessidades e na reivindicação da defesa dos seus direitos. Este percurso consolidou o ADN da marca DECO PROTESTE.

Qual tem vindo a ser o pilar essencial no sucesso da associação ao longo dos anos e que reflete os seus valores – independência, credibilidade e proximidade? O que tem fomentado estes princípios?

Não existe um pilar único, mas sim um conjunto de pilares essenciais e interligados que, conjugados, contribuíram e continuam a contribuir para o sucesso da organização.

Somos a única organização a testar produtos, a comparar a qualidade e a apresentar os melhores resultados. A nossa ação baseia-se num vasto trabalho técnico, científico e político, permitindo apresentar e entregar soluções reais para problemas reais. Intervimos de forma independente junto de entidades públicas e privadas para defender os direitos dos consumidores.

Além dos testes independentes, realizados em laboratório, disponibilizamos o serviço de informação para aconselhamento jurídico, a plataforma online Reclamar (onde fazemos a ponte entre empresas e consumidores) e o programa de benefícios com o cartão DECO+.

Estes três pilares – testes comparativos, informação jurídica e programa de benefícios – estão em total sintonia com os nossos valores de Independência, Credibilidade e Proximidade.

A nossa missão exige independência face aos poderes políticos e económicos. A maior parte do nosso financiamento provém das subscrições das nossas publicações, que não têm uma linha de publicidade paga. Os financiamentos públicos que vamos tendo são obtidos no âmbito de projetos europeus e servem para o seu exclusivo desenvolvimento. A sua utilização é totalmente controlada e escrutinada pela Comissão Europeia.

Os testes e estudos que fazemos são decididos por nós, sem ceder a qualquer pressão, sugestão ou oferta de marcas. Toda a nossa receita é reinvestida para reforçar a capacidade de resposta dos nossos serviços e da nossa intervenção.

A concretização da nossa missão assenta nesta credibilidade e no reconhecimento da qualidade do nosso trabalho. É o resultado do profissionalismo das equipas e de métodos comprovados, transparentes e constantemente reavaliados, baseados numa ética exigente.

A nossa intervenção pública é regida por valores éticos intransigentes, privilegiando sempre a defesa dos direitos e das legítimas expectativas dos consumidores.

Somos uma organização nacional com a missão de dar resposta às necessidades dos consumidores, atendendo às diferenças e especificidades de cada região.

Procuramos situações inclusivas, com dimensão nacional, mas a nossa estrutura de serviços e a nossa intervenção também nos permitem respostas locais, para problemas locais e com apoio individual a cada consumidor.

Com o objetivo de informar as decisões de compra dos portugueses, a DECO PROTESTE quer garantir a todos os consumidores o acesso à informação para uma melhor escolha, à qualidade dos bens, à educação e justiça e ao direito à saúde e à segurança. De que forma é que, na prática, acompanham as constantes necessidades da sociedade?

Acompanhamos o consumidor durante as várias fases de um processo de compra.

Através das nossas publicações, campanhas e outras iniciativas, garantimos a todos os consumidores o acesso à informação para uma melhor escolha, à qualidade dos bens, à educação e à justiça e ao direito à saúde e à segurança. Esta é a missão que orienta o trabalho diário da DECO PROTESTE.

Somos especialistas em todos os domínios de consumo. O consumidor está no centro da nossa atividade e focamo-nos na satisfação das suas necessidades. Adicionamos valor através de produtos e serviços especializados. Destacaria alguns exemplos através dos quais identificamos e atuamos sobre as várias necessidades identificadas:

  • Contacto personalizado através da linha do serviço de informação, onde os nossos juristas prestam esclarecimentos sobre direitos do consumidor.
  • Aconselhamento e mediação jurídica em caso de conflito de consumo.
  • Plataforma Reclamar, disponível a qualquer consumidor com uma conta no site.
  • Campanhas informativas e de protesto e petições públicas.
  • Revistas e guias que são pensados para informar, defender e apoiar os consumidores. Poucas publicações chegam a um público tão abrangente.
  • Representações junto de várias entidades, antes de aprovarem alterações, para sermos ouvidos na defesa dos interesses dos consumidores portugueses.

Do exposto, resulta que a nossa atividade pretende contribuir para consumidores mais informados, participativos e exigentes.

Com foco no futuro, é de total interesse da marca continuar a entregar valor ao consumidor através da publicação e disseminação de informação, da negociação e do acompanhamento de mais de 400 mil associados, na defesa dos seus direitos. Tendo em conta a rápida e fugaz mudança que a sociedade está sujeita diariamente – como no caso da pandemia que vivemos – e numa era em que a informação chega muitas vezes a ser demais, como disseminam essa mesma informação?

Criámos um ecossistema totalmente dedicado à defesa e à informação dos consumidores, onde partilhamos conteúdos e serviços totalmente focados nas suas necessidades. Investimos em áreas de atuação com temáticas atuais, que respondem às necessidades manifestadas pelos consumidores. Ajudamos a reclamar na nossa plataforma, somos o motor de novas ideias sobre mobilidade e sustentabilidade e desenvolvemos parcerias em áreas relevantes para a comunidade.

Atualmente, a DECO PROTESTE é um universo completo de soluções e de projetos para os consumidores: da poupança à mobilidade, do aconselhamento financeiro à sustentabilidade, passando pelas parcerias, pelo apoio à gestão de condomínios, comparador de preços e muito mais, disponibilizamos conteúdos, análises e serviços desenvolvidos a pensar nas famílias.

Todo este conjunto de produtos e serviços é inteiramente disseminado através dos nossos canais próprios de informação, físicos e digitais.

É legítimo afirmar que todos os objetivos planeados pela DECO PROTESTE, aquando do seu aparecimento, foram realizados ao longo destes 30 anos? Que estratégia foi definida para os anos que se seguem?

É inteiramente legítimo dizer que nestas três décadas de atividade fomos fiéis à nossa missão de defender os legítimos interesses do consumidor, mantendo uma linha de atuação de distanciamento e independência face aos interesses económicos, políticos ou religiosos. As vitórias anteriormente referidas e sublinhadas em prol dos consumidores portugueses são disso exemplo.

A estratégia que definimos mantém-se válida para o futuro, adaptando-se de uma forma pragmática às necessidades atuais dos consumidores e aos avanços tecnológicos suscitados por uma aceleração digital. Todavia, os princípios e as nossas linhas de atuação mantêm-se sólidos:  analisar produtos e serviços, através de testes e estudos comparativos feitos segundo normas nacionais e/ou internacionais ou as melhores práticas em vigor com plena garantia de independência e qualidade;

Informar os portugueses sobre os direitos enquanto consumidores de bens e serviços, para proporcionar um conhecimento correto do mercado;

incentivar a crítica construtiva dos consumidores, de forma a permitir uma melhoria da qualidade de vida.

Por fim, gostaria de deixar uma mensagem aos nossos leitores e associados da DECO PROTESTE, de forma a comemorar a sua história, evolução, experiência e sucesso da mesma?

Essencialmente, quero deixar uma mensagem de profunda gratidão e de agradecimento, em particular, aos nossos subscritores pelo suporte e pela confiança que depositam em nós dia-riamente. Sem o seu apoio, certamente não teríamos tido a capacidade de intervir na representação de todos os consumidores, da qual têm resultado vitórias decisivas a favor de todos os portugueses.

De uma forma genérica, queremos partilhar o 30.º Aniversário da DECO PROTESTE e dedicá-lo a todos os consumidores portugueses, assegurando que iremos prosseguir a nossa missão na defesa dos seus direitos, com redobrada paixão e foco, sempre norteados pelos nossos valores fundamentais: Independência, Credibilidade e Proximidade.

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Revista Pontos de Vista Edição 128

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