
Apenas para contextualizar o nosso leitor, a Teva tem vindo a perpetuar uma dinâmica de excelência no domínio da saúde em Portugal, fomentando uma forte envolvência na vertente da Inovação e da Qualidade. Neste sentido, de que forma analisa o contributo que a marca tem vindo a dar ao setor da Saúde, tendo com isso impacto em doentes, famílias e comunidades?
A Teva tem vindo a desenvolver e a produzir medicamentos para ajudar a melhorar a vida das pessoas há mais de um século. Estamos empenhados em ser um líder global em medicamentos genéricos e inovadores, com um portfolio de 2.400 medicamentos em quase todas as áreas terapêuticas em mais de 60 países. O nosso portfolio está entre os maiores de qualquer empresa farmacêutica do mundo.
Cerca de 200 milhões de pessoas em todo o mundo tomam um medicamento Teva todos os dias e mais de 50.000 receitas médicas são diariamente preenchidas em Portugal com um medicamento Teva. Esta é uma enorme responsabilidade para nós e trabalhamos arduamente para que cada medicamento chegue a cada doente, todos os dias. Aproximadamente dois milhões de embalagens de medicamentos deixam o nosso centro logístico de última geração em Ulm, Alemanha e Saragoça, Espanha, para transporte através da Europa diariamente. Isto ajuda-nos a manter a nossa posição como um dos três principais fornecedores de medicamentos em mais de 25 mercados, incluindo a maioria dos países europeus.
Somos o fornecedor número 1 mundial de medicamentos na lista de Medicamentos Essenciais para as doenças respiratórias e cardiovasculares da Organização Mundial da Saúde. Estamos entre os seis principais fornecedores mundiais de tratamentos da Lista Mundial de Medicamentos Essenciais para doentes que vivem com cancro, diabetes, dor e problemas de saúde mental.
Somos sempre guiados pelo nosso compromisso para com a saúde pública. É esta enorme responsabilidade que nos impele a ser uma empresa melhor a cada dia.
A vossa missão passa por serem líderes globais em medicamentos genéricos e medicamentos biológicos, melhorando a vida dos doentes. De que forma é que a Inovação e Investigação têm sido dois pilares essenciais na orgânica da Teva?
A nossa missão define quem somos e o que queremos alcançar. Baseia-se e concentra-se nos nossos pontos fortes, e projeta o futuro que queremos criar para a Teva: sólido financeiramente, que cria valor para os nossos stakeholders, é convincente para os nossos colaboradores, e significativo para os doentes e prestadores de cuidados de saúde.
O nosso objetivo é ajudar os doentes de todo o mundo a aceder a medicamentos a preços acessíveis e a beneficiar de inovações para melhorar a sua saúde.
Estamos empenhados em criar medicamentos de qualidade e a preços acessíveis para mais pessoas em mais lugares em todo o mundo. Os nossos cientistas estão atualmente a desenvolver mais de 800 medicamentos genéricos que visam aumentar o acesso a tratamentos que podem melhorar a saúde dos doentes e poupar milhares de milhões aos sistemas de saúde.
A Teva também tomou a decisão estratégica de investir em medicamentos biológicos como parte do seu plano de crescimento para o futuro, e de ajudar os doentes em todo o mundo. Estamos focados em tratamentos para o sistema nervoso central e doenças respiratórias. Os medicamentos biológicos são medicamentos complexos contendo material biológico o que permite mais opções de tratamento para os doentes, nomeadamente os que sofrem de doenças não tratadas ou subtratadas. Estes medicamentos têm o potencial de proporcionar um tratamento preciso e personalizado.
Estamos a investir na investigação e desenvolvimento de medicamentos biológicos e atualmente temos cerca de 20 medicamentos em várias fases de investigação.
De que forma é que a Teva tem vindo a assumir-se como um parceiro de excelência em Portugal dos Cuidadores Informais? Porquê esta escolha e missão da vossa parte?
Principalmente, porque está no ADN da nossa empresa. Desde o estabelecimento da Teva em 1901 em Jerusalém, que a nossa liderança tem sido marcada por tenacidade, espírito empreendedor e uma ambição de melhorar a vida das pessoas. Assim como está presente nos nossos valores, sendo um deles o valor CUIDAR, cuidar dos nossos colaboradores, cuidar dos nossos doentes, dos nossos stakeholders. Desta forma, a Teva também se reconhece como um cuidador.
E no recente lançamento da nossa nova identidade de marca em Portugal, estabelecemos que a nossa principal missão como empresa, bem como o foco de toda a nossa comunicação e relacionamento, tanto interna como externamente, é precisamente apoiar e ajudar os cuidadores em Portugal a serem visíveis, recuperar a sua posição fundamental na nossa sociedade e dar ferramentas para que o seu trabalho não seja o pesado fardo que reconhecem.
Uma recente investigação da Teva indica que 43% da população global se identifica como cuidadores, mas um em cada quatro (24%) não tem apoio suficiente para cuidar devidamente do indivíduo de quem cuida. Outros 22% dos inquiridos dizem ter alterado a sua rotina diária como resultado de se terem tornado cuidadores e 32% dizem que a prestação de cuidados tem tido um grande impacto emocional. Também um relatório do Statistics Canada, publicado em novembro de 2020, indicava que os cuidadores seniores relatavam uma série de necessidades de cuidados não satisfeitas, com 33% indicando que gostariam de informação e aconselhamento e 29% que necessitavam da ajuda de um profissional médico.
De que forma é que na Teva perpetuam esse apoio e quão importante é lutar por aqueles que, se dedicam a cuidar de familiares, amigos ou vizinhos, e que são tantas vezes invisíveis ou ignorados na partilha de informação relevante ou de apoios diversos?
Já em 2019 implementamos programas de prestação de cuidados em sete países: Canadá, Israel, Ucrânia, França, Chile, Argentina e Argentina.
No Chile desenvolvemos uma abordagem estratégica para apoiar os cuidadores, incluindo um curso online para melhorarem os seus conhecimentos. O curso fornece informação sobre como lidar com a doença e desenvolver relações com profissionais de saúde, bem como uma plataforma online com vídeos mostrando as perguntas apropriadas a fazer aos médicos.
Na Ucrânia, concentrámo-nos nas mulheres, que são as principais cuidadoras, de acordo com a informação do nosso trabalho de pesquisa. Criámos um novo canal de comunicação social que atinge aproximadamente 400.000 doentes e cuidadores todos os meses e desenvolveu perguntas e respostas úteis para 50 medicamentos, disponíveis através de códigos QR nas embalagens.
Em Israel, introduzimos uma política de cuidadores para os colaboradores da Teva e uma comunidade no Facebook para os cuidadores. Este é um espaço seguro onde os cuidadores podem colocar questões, partilharem experiências e procurarem apoio emocional. Esta comunidade atingiu uma taxa de interação de 94%. Também organizámos uma conferência com oradores do Governo israelita e organizações de cuidadores do Canadá e de Israel para discutir como podemos colaborar para abordar e sensibilizar as necessidades não satisfeitas dos cuidadores.
De que forma é que a Teva tem mantido um relacionamento e um diálogo vigoroso com, por exemplo, instituições e associações que promovem a defesa dos interesses dos Cuidadores Informais em Portugal?
Tal como referi anteriormente, as iniciativas que a Teva desenvolveu noutros países para apoiar cuidadores, também em Portugal desenvolvemos um plano ambicioso para nos tornarmos um parceiro valioso para cuidadores e doentes no nosso país.
Este plano não teria feito sentido se não tivesse sido desenvolvido em colaboração com todos os diferentes stakeholdersenvolvidos, desde médicos, farmacêuticos, empresas prestadoras de cuidados de saúde e associações.
Para a Teva existem dois valores que nos definem e que muito queremos desenvolver em Portugal:
– Cuidamos: Preocupamo-nos com o bem-estar dos doentes, dos cuidadores e das comunidades onde operamos. Preocupamo-nos com os nossos colegas, criando um ambiente de trabalho respeitoso, diversificado e inclusivo.
– Fazemos acontecer juntos: Todos nós trabalhamos para uma só empresa – a Teva. Ao trabalharmos juntos de forma mais eficaz, em estreita colaboração e alinhamento, estamos mais perto de atingir todo o nosso potencial para um percurso de sucesso. A Teva não é constituída apenas pelos seus colaboradores, mas também pelos seus stakeholders.
Por esta razão, tivemos estreitos contactos e numerosas conversas com a “Cuidadores”, uma das principais associações do país. Com eles pudemos identificar as necessidades não satisfeitas dos cuidadores e trabalhar em conjunto para as tentar satisfazer.
E com base neste trabalho conjunto, nesta colaboração, desenvolvemos um plano de ações a levar a cabo para ajudar os doentes, os seus cuidadores e profissionais de saúde, que também cuidam de todos nós, como ficou mais do que demonstrado nestes meses conturbados que vivemos recentemente.
Um plano de ação que inclui o lançamento de uma nova plataforma online dentro do nosso website corporativo, onde os cuidadores podem encontrar informações para o autocuidado, tão importantes e reclamadas por eles próprios, ferramentas práticas, informações úteis sobre o cuidado de pessoas com condições muito específicas, bem como informações sobre legislação e um inquérito que pretendemos desenvolver para os mais de 1 milhão de cuidadores no nosso país, para que possam dar visibilidade às suas necessidades. Um plano para cuidar dos cuidadores, que redundâncias à parte, esquecemos em tantas ocasiões.
Vamos também envolver a Farmácia, o estabelecimento de saúde mais próximo do cidadão, para ser um promotor e colaborador em muitas das atividades desenvolvidas tanto com os cuidadores como com os doentes.
E, no final do ano, iremos celebrar a primeira edição dos Prémios Humanizar a Saúde. Estes são prémios com os quais queremos, anualmente, dar visibilidade a cinco projetos, programas que são desenvolvidos no nosso país onde a figura do cuidador é primordial e chave. Estes cinco projetos serão votados e selecionados pelos nossos colaboradores aqui em Portugal e terão uma dotação económica significativa para que possam continuar a desenvolver o seu louvável trabalho de assistência aos doentes e a si próprios.
É legítimo afirmar que, ao apoiar a comunidade de Cuidadores Informais, a Teva está também a apoiar a segurança dos doentes, tendo, portanto, um papel de proximidade e de ligação com o doente?
Os nossos medicamentos tratam quase 200 milhões de pessoas em todo o mundo diariamente. Sabemos que por trás de cada doente há uma história, uma família e uma luta. Estes desafios inspiram-nos a encontrar soluções para os problemas médicos que as pessoas enfrentam.
Os nossos medicamentos genéricos podem ajudar mais pessoas a aceder a tratamentos críticos a custos mais baixos. Investimos há várias décadas milhões de dólares em investigação e ciência. Os nossos medicamentos inovadores e os nossos medicamentos biológicos fornecem tratamentos inovadores para condições por vezes não tratadas ou subtratadas.
Sabemos que muitos doentes por vezes têm dificuldade em tomar o medicamento certo na altura certa. Assim, trabalhámos para tornar a nossa nova embalagem o mais clara e intuitiva possível. Sabemos também que os dispositivos médicos para a administração de determinados medicamentos são um desafio para alguns doentes. É por isso que estamos a trabalhar para criar abordagens alternativas. Estamos também a procurar aproveitar o poder dos dispositivos conectados. No futuro, esperamos que dêem aos doentes e médicos feedback em tempo real nos seus smartphones.
O nosso desejo de melhorar a vida dos doentes vai para além do fornecimento de medicamentos. Sabemos que os doentes precisam de assistência com os seus planos de tratamento, um sentimento de comunidade com outros que têm experiências semelhantes, e acesso a informações precisas e claras.
Operamos programas de apoio aos doentes em várias áreas da doença, nos quais trabalhamos com doentes, cuidadores, médicos e farmacêuticos para fornecer apoio adicional aos envolvidos na saúde dos doentes. Isto inclui programas de assistência financeira, formação em casa e/ou apoio telefónico 24 horas por dia, sete dias por semana, e recursos educativos personalizados para ajudar os doentes a aderir ao tratamento prescrito. Este sentido de comunidade e recursos, juntamente com os medicamentos e terapêuticas da Teva, podem ajudar os nossos doentes a gerir melhor as suas doenças.
O que ainda falta fazer pelos Cuidadores Informais em Portugal, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida e, por conseguinte, a de todos os doentes nacionais?
Estudo após estudo mostram o pesado fardo que os cuidadores carregam durante esta a pandemia – especialmente os não remunerados. De acordo com um relatório do Centro de Controlo de Doenças, é mais provável que eles reportem sintomas de ansiedade e depressão ou abuso de determinadas substâncias.
Os cuidadores são um recurso vital, um parceiro crítico dos cuidados de saúde com as suas próprias necessidades.
Na Teva, o nosso objetivo é ajudar todos os cuidadores a viverem em plenitude. Isto inclui reconhecer os mais de um milhão de portugueses que são cuidadores, que fazem o trabalho incansável e quotidiano da prestação de cuidados de saúde. Queremos ajudá-los nas suas próprias dificuldades, incluindo desafios de saúde, uma vez que eles ajudam os seus entes queridos.
O que podemos continuar a esperar por parte da Teva Portugal e quais os desafios da mesma ao nível da promoção da excelência em Saúde?
Estamos empenhados em assegurar que mais doentes em mais países tenham acesso aos nossos medicamentos. Com um maior acesso, mais pessoas e sistemas nacionais de saúde podem receber medicamentos genéricos de qualidade. Em todo o mundo, os medicamentos genéricos da Teva pouparam mais de 54,6 mil milhões de dólares nos sistemas de saúde em 2018.
Desde 1901, temos estado empenhados em ajudar os doentes a encontrar novas formas de melhorar a sua saúde. Isto define a forma como fazemos negócios e como abordamos a medicina. Continuaremos a esforçar-nos por encontrar tratamentos, oferecer soluções inovadoras e novas formas de alargar e expandir os cuidados aos doentes para além da medicina.
Que mensagem lhe aprazaria deixar a todos os Cuidadores Informais em Portugal?
Queremos estabelecer a Teva como uma “marca líder que se preocupa e cuida”.