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“Queremos ser o parceiro preferencial de research dos nossos clientes”

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“Queremos ser o parceiro preferencial de research dos nossos clientes”

A Equação Lógica® market research & insights é uma empresa portuguesa de estudos de mercado e consultoria, fundada em 2010. De que forma, ao longo destes 11 anos de história, a marca se tem afirmado uma referência no setor de pesquisa no mercado em Portugal?

Ao longo destes 11 anos temo-nos mantido fiéis às nossas origens de orientação para o cliente. Mais do que produtos ou serviços de research fechados, oferecemos soluções completas e flexíveis para as questões sobre as quais os nossos clientes nos consultam. Por outro lado, procuramos também proativamente acompanhar toda a evolução das necessidades das marcas em geral, bem como das técnicas de investigação, pois sabemos que os clientes com quem trabalhamos procuram soluções personalizadas, rápidas e acessíveis que lhes permitam o maior crescimento possível dos seus negócios, tanto em tempos de crise como de crescimento económico. Tem sido a nossa postura de parceiro de research, combinada com a experiência em projetos nacionais e internacionais que nos tem tornado uma empresa de referência tanto para clientes portugueses como internacionais.

A missão da empresa é acrescentar valor aos clientes, através do fornecimento de informação e insights que ajudem a reduzir a incerteza na tomada das suas decisões. Assim, que serviços disponibiliza para aumentar o sucesso dos vários negócios e a eficácia das suas ações?

Queremos ser o parceiro preferencial de research dos nossos clientes e por isso disponibilizamos estudos de diferentes naturezas, quantitativos e qualitativos, bem como com diferentes técnicas recolha de dados, desde entrevistas pessoais, por telefone, por correio, on-line ou por e-mail sobre as mais diversas vertentes dos negócios. Realizamos estudos de usos e atitudes, de tendências e de penetração e segmentação de categorias. Apoiamos os nossos clientes no desenvolvimento e avaliação de comunicação, inovação, brand health, posicionamento, consumer journey, shopper/in-store, satisfação de clientes, entre outros. Ajudamos também à tomada de decisão com testes de conceito e de produtos, testes de embalagens com estudos em linear, elasticidade de preços, forecasting de volumes de vendas, entre outros.

O que fomenta a ideia de que a cultura empresarial da Equação Lógica® assenta num forte espírito de equipa, boa comunicação e motivação dos seus recursos humanos?

Na minha opinião o sucesso de uma empresa assenta em três fatores: Missão, Visão e Valores.
A Missão é a razão de ser de uma empresa, o propósito pelo qual todos nos esforçamos, esta define a nossa identidade, a nossa existência e como nos apresentamos em cada projeto. Cada definição estratégica e cada tomada de decisão, deve estar alinhada com a missão da empresa.
A Visão procura responder onde a empresa quer estar no futuro, até onde quer chegar, deve ser construída com a participação de todos os colaboradores, é importante para o sucesso de cada instituição a partilha de “sonhos”, que devem ser inspiradores, realizáveis e objetivos.
Os valores são o princípio das nossas ações e comportamentos e fazem parte de todos os colaboradores da empresa, os nossos valores assentam na ética, honestidade, rigor e responsabilidade que visam a satisfação das necessidades dos nossos clientes.

Fazer a diferença é uma das muitas características desta marca. Enquanto CEO, de que forma tem feito, efetivamente, a diferença no mercado nacional?

Os deveres do CEO são o que ele realmente faz, as responsabilidades que ele não transfere, afinal, alguns processos não devem ser delegados.
Construir uma equipa e estabelecer uma forte rede de relacionamentos é um dos processos mais importantes numa empresa, desta forma conseguimos ser persistentes na direção das nossas metas.
Considero pontos chave ter autoconfiança e abertura para mudar e curiosidade na aprendizagem constante sem nunca perder o foco no nosso cliente.

Ao longo do seu percurso pessoal e profissional, fazer a diferença, é algo a que sempre se propôs? O que nos pode contar sobre as convicções e ambições que regem a sua vida e, neste caso, a forma como lidera a Equação Lógica®?

O segredo para ser bem-sucedido numa profissão não está no acaso ou na sorte. Na minha opinião está nas estratégias de ação e de possibilidades que delineamos para nós mesmos.
O meu percurso profissional teve e tem um processo de superação e de aprendizagem constante, sempre fui uma pessoa ambiciosa, mas com uma ambição sadia.
A liderança de uma equipa só trará bons resultados se conseguirmos entender o perfil de cada colaborador para desta forma ajudarmos a desenvolver as suas competências, tento sempre agir com equilíbrio e ser um exemplo para que tenham confiança em mim e nas minhas decisões.
É muito importante saber o que os nossos colaboradores esperam de nós e sabermos ouvir as diferentes opiniões, sugestões e ideias. Defendo uma gestão participada.

Quem é a Fernanda Pereira na qualidade de líder? É legítimo afirmar que é uma das características naturais da sua personalidade ou, aprendeu e sê-lo, consoante os desafios que a vida lhe impôs?

Considero-me uma pessoa extrovertida, resiliente e confiante ou seja, uma líder natural, faz parte da minha personalidade.
Claro que ao longo dos anos fui aprimorando certas características que um líder tem de ter, a experiência trouxe-me novas competências na agilidade da liderança.

Para terminar, porque devemos escolher a Equação Lógica® para parceira de negócios e, particularmente, na fase complexa em que vivemos?

Atualmente assiste-se a uma forte competição entre Marcas que lutam por objetivos iguais: vender os seus produtos e serviços, atrair e captar o maior número de consumidores.
Neste contexto de grande competição as Marcas tomam consciência que mais que nunca é necessário exercer uma grande influência na sua reputação, a Equação Lógica consegue através das suas metodologias ad-hoc ser um grande impulsionador no crescimento das mesmas.
É imperativo que os nossos clientes se posicionem e que promovam a sua imagem dando destaque aos seus atributos, sem esquecer os seus valores. Mas que acima de tudo o façam de forma sustentada por boas análises de dados do consumidor, minimizando assim o risco das suas decisões. É para isto que existe a Equação Lógica.