WhatsApp, seguido do Facebook e do Twitter foram os meios preferenciais em Portugal para difundir conteúdo ‘desinformativo’

A nível mundial, o meio preferencial para a distribuição de desinformação sobre a COVID-19 foi o WhatsApp, seguido do Facebook e do Twitter, com a imprensa online e o Instagram a fecharem o top-5, acontecendo o mesmo no caso de Portugal.

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Destaque para o Telegram que passou a ter também um papel fundamental na distribuição da desinformação, através da criação de canais e grupos com milhares de utilizadores (menor impacto na sua capacidade de produção). Já o Instagram, devido ao tipo de conteúdo criado e divulgado, começa a afirmar-se como um agente importante na criação de conteúdo. Esta aposta também se deve à dificuldade dos algoritmos na deteção de desinformação em formato de conteúdo multimédia.

No último ano, a S21sec identificou um conjunto de riscos de cibersegurança derivados da existência de desinformação sobre a pandemia, impactando vários sectores. Desde campanhas de desacreditação e difamação de instituições, empresas e marcas (ex. SNS, farmacêuticas, telecomunicações, etc), bem como ataques de Phishing – potenciados pela distribuição de informação falsa sobre a doença, regras de confinamento/desconfinamento e a vacinação – com o objetivo de obter informação de pessoas e organizações e, deste modo, alavancar ataques como os de ransomware ou exfiltração de dados confidenciais para potenciar crimes de extorsão, são alguns dos riscos identificados.

Nas campanhas de desinformação detetadas um pouco por todo o mundo, o Português ocupa o segundo lugar entre as 20 línguas não-inglesas mais populares em que foram elaborados posts sobre Plandemic ou Judy Mikovits, com o registo de 1,278 referências, atrás o Espanhol que lidera largamente com 3,995 referências e o Italiano a fechar o top-3 com 1,178 referências detetadas.

A S21Sec detetou que os casos de desinformação com maior impacto foram produzidos por meios de comunicação alternativos, que se convertem em produtores de campanhas de influência, usando depois diversas técnicas desinformativas com referências a conteúdo oficial para dar credibilidade ao discurso e, posteriormente, publicam nas redes sociais e canais de comunicação, aumentando a audiência e impacto do conteúdo.

“As mensagens de conteúdo alarmístico são as que primeiro impactam os cidadãos, aumentando o fluxo de desinformação entre os utilizadores das novas tecnologias e tornando-se um potencial risco público. Além disto, este tipo de conteúdos também é utilizado para atacar organizações, sendo por isso importante uma aposta não só na formação dos colaboradores para estarem alerta, como também na adoção de soluções tecnológicas adequadas a cada caso”, afirma Hugo Nunes, Team leader de Threat Intelligence na S21sec em Portugal.

Recomendações para não ser influenciado pela desinformação

Enquanto utilizadores de redes sociais e websites é importante:

  • Desconfiar das fontes não oficiais;
  • Recorrer a informação institucional e de entidades públicas;
  • Comprovar (com duplo fator de verificação) a informação mais impactante;
  • Não contribuir para a distribuição de desinformação.

Quanto às entidades, seja qual for a sua natureza, é essencial:

  • Contar com um plano de monitorização de ameaças;
  • Estabelecer uma política de comunicação empresarial/institucional clara;
  • Recorrer a fontes institucionais e públicas para a distribuição de informação;

Para auxiliar os utilizadores e empresas na proteção face a este cenário, a S21sec irá facultar uma sessão de formação sobre a temática da desinformação, em formato de webinar, que decorre dia 22 de setembro pelas 10:30h. A sessão é gratuita e é necessária inscrição prévia através do seguinte link: https://connect.eventtia.com/en/public/events/desinformacao/registration/attendees

 Cyber Threat Intelligence e Serviço de Brand Monitoring

Através da Cyber Threat Intelligence da S21sec é possível garantir uma vigilância constante de ameaças emergentes e ambiente digital da empresa, através da utilização de tecnologias próprias e de terceiros líderes no mercado, de forma a proporcionar capacidades de deteção e resposta adequadas para manter qualquer organização protegida.

No caso do serviço de Brand Monitoring, os alertas gerados incluem informações sobre hacktivismo, segurança física, reclamações e desinformação, além da presença em ambiente digital. Desta forma, a S21Sec oferece um serviço de reputação de marca que inclui:

  • Recolha de informações publicadas em diversas fontes abertas, como fóruns, blogs, sites, redes sociais, etc. e também na Dark & Deep Web sobre ameaças (proteção de ativos, ativismo social, hacktivismo e ciberterrorismo) a nível nacional e internacional;
  • Filtrar as informações relevantes para o cliente e para o setor, e a geração de alertas processados ​​obtidos através do sistema de vigilância digital;
  • Análise dos dados e incorporação destes em um portal de alertas de reputação da marca.

Assim, é cada vez mais urgente termos uma atitude crítica em relação à informação que recebemos diariamente nos vários dispositivos e canais que utilizamos. Devemos analisar as fontes dessas informações, sabendo identificar tanto a informação divulgada por entidades credíveis, como também os artigos, entrevistas e vídeos que têm como único objetivo desinformar o público e espalhar informação falsa.