O Marketing nas Apostas Desportivas

O crescimento do mercado das apostas desportivas em Portugal tem vindo a ter um grande crescimento, desde que a atividade foi regulada através da Lei do Jogo Online, em 2015.

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Com a aprovação de cada vez mais casas de apostas desportivas, a competitividade aumentou. As empresas lutam por uma quota do mercado, principalmente através da publicidade, que tem regras específicas para este setor.

Regras na Publicidade das Apostas

A publicidade deve ser efetuada de forma socialmente responsável, protegendo os grupos mais vulneráveis e privilegiando o aspeto lúdico das apostas. Claro que cada casa de apostas se quer superiorizar em relação a concorrência como em qualquer outro negócio, mas além de obedecer a regras, dentro disso é possível constatar que cada de apostas tem a sua identidade própria e diferentes abordagens em relação ao que pretendem obter com a relação do cliente e o público a que querem chegar.

 Proteção do Jogador

A proteção do jogador é dos pontos mais importantes para cada casa de apostas uma vez que a ideia passa por ter clientes e bom ambiente e não algo menos positivo. Claro que existem diversas medidas e programas que as casas de apostas tem para proteger os seus jogadores e que todos os interessados deveriam consultar antes de começar a jogar e se falarmos em casas de apostas como a Betano, por exemplo, este foco é fundamental. Inclusive além de ter que obedecer de forma criteriosa a legislação Portuguesa para poder operar, esta é uma política de transparência da empresa de forma a proteger os seus jogadores e ficamos com algumas medidas que são provavelmente as mais importantes e cumpridas ou disponibilizadas no site:

  • Proibição de menores de 18 anos

o   É proibido aceitar jogadores menores de idade e fazer publicidade que os use como intervenientes, se dirija a eles ou seja realizada nos locais que habitualmente frequentam. Como forma de evitar isso são feitas diversas verificações de idade nas inscrições e métodos de pagamento por parte da Betano.

o   Pode ser definido um limite máximo diário, semanal, mensal ou anual, tanto de depósitos como de perdas o que ajuda bastante a controlar os jogadores mais impulsivos e a definir montantes gerais para uma prática saudável. Aliás um dos primeiros princípios de apostar é não o fazer de montantes que não se esteja preparado para abdicar e tudo isto é apenas para proteção do jogador além de poder ter outras pessoas no agregado familiar que por algum motivo tivessem acesso a conta e tentam apostar mais do que o suposto, algo que, assim, fica controlado quando joga no site da Betano.

Estratégias de Marketing para Apostas

A maioria dos ambientes onde é feita a publicidade de apostas desportivas são sobre outras temáticas ou temáticas diversas. Inicialmente é requerido um trabalho de divulgação da atividade por parte das casas de apostas, por forma a se tornar numa prática usual.

As principais estratégias, online e offline, através das quais as casas de apostas atraem novos jogadores e fidelizam os já existentes: Podemos falar dos bónus de boas-vindas para os novos apostadores mas também das promoções para os apostadores já existentes, como as Super Odds, Apostas Grátis, Bónus Amigo ou as Missões. Isto são as designadas estratégias diretas que são realizadas diretamente pela casa de apostas no seu site e oferta de serviços.

Também temos as estratégias indiretas que passam pelas redes sociais com conteúdos relevantes a atividade e com fontes de informação fidedignas. O programa de marketing de afiliados onde parceiros promovem a casa de apostas, o envio de newsletters com promoções para apostadores já registados ou que já tiveram registados em algum ponto. Anúncios televisivos especialmente durante pausas ou intervalos de eventos desportivos e também o marketing de conteúdo em que a empresa cria textos ou vídeos semelhantes ao que faria em redes sociais, e que está relacionado com o tópico de apostas associando a marca a estes eventos.

Publicitar uma casa de apostas tem algumas particularidades, mas no geral é semelhante às outras áreas. Por outro lado, muitas destas estratégias e técnicas de marketing para angariar e fidelizar novos clientes, numa área tão concorrida, são tão inovadoras e eficientes que foram replicadas noutras áreas com o intuito de replicar o seu sucesso.

Conclusão

O investimento das casas de apostas em Portugal, maior a cada ano que passa, tem surtido efeito. Já é comum se falar em apostas desportivas quando o tema é o desporto, especialmente se for sobre um jogo de futebol que vai decorrer. Os fãs já começam a observar os jogos pelas “lentes” das apostas, o que torna ainda mais entusiasmante assistir a uma partida e saber mais pormenores sobre o jogo, equipas e jogadores. Estamos a começar a ter a cultura das apostas e isso é um forte indicativo de sucesso.

As entidades de jogos e apostas em Portugal têm sido bem-sucedidas nas suas campanhas publicitárias, quer a nível de novos usuários, quer a nível de os manter ativos. Com a competitividade entre as empresas a aumentar, o investimento passa também pela tecnologia. Quem oferecer o melhor produto e serviço, irá conseguir destacar-se. O mercado português está a crescer exponencialmente, mas esta é ainda apenas a ponta do iceberg, muito está por vir!