CarNext, um dos principais marketplaces digitais B2C e B2B de carros usados da Europa, apresenta mais resultados do seu primeiro Barómetro de Mobilidade, onde revela que Portugal é dos países onde mais condutores afirmam utilizar carros usados. A mudança de comportamento dos consumidores na compra de carros usados e o aumento nas compras online têm origem em mais confiança. Entre as principais conclusões do estudo sobre a compra de carros usados estão:
- 61% dos condutores entrevistados em Portugal optariam por um carro usado no caso de quererem comprar um carro agora. Destes, 29% compraram um carro usado nos últimos 12 meses, uma percentagem que aumenta para 36% no caso dos condutores na faixa etária dos 18-23 anos de idade, com apenas uma pequena minoria dos entrevistados recorrendo a leasing (1%).
- É possível observar um crescimento semelhante no uso de carros usados em todos os países, com até 71% dos portugueses, 61% dos franceses e 59% dos alemães a afirmarem que conduzem principalmente carros usados.
- 44% dos entrevistados (53% no caso da faixa etária dos 46-55 anos) afirmaram terem considerado comprar um carro usado nos últimos 12 meses. Esse aumento reflete-se especialmente nos jovens entre os 18 e os 35 anos, em que quase 80% afirma utilizar um carro usado.
- Entre os motivos para comprar um carro usado, a vasta maioria (78%) dos condutores afirmam que a razão principal é a maior conveniência. Já 16% afirmaram que a compra é motivada principalmente pelo desejo de fazer viagens de um dia ou escapadinhas de fim de semana, e 3% comprariam um carro principalmente para utilização nos feriados mais longos.
- 33% dos consumidores portugueses considerariam comprar um carro usado online. Mais de metade (60%) dos entrevistados afirmaram que essa escolha se deve principalmente à comodidade, considerando a possibilidade de comparar preços, ler avaliações e procurar informações sem sair de casa.
- Em relação aos fatores que mais preocupam os consumidores na hora de comprar carro usado, 73% diz ter medo que o veículo avarie depressa, enquanto 34% teme que não venha de um vendedor reconhecido, e 33% foca-se na garantia.
Segundo Luís Lopes, Managing Director da CarNext em Portugal, “o Barómetro de Mobilidade da CarNext mostra que quase metade dos consumidores são mais propensos a comprar um carro usado hoje, em grande parte graças ao aumento da confiança do consumidor na fiabilidade e qualidade que os usados oferecem atualmente. O estudo também mostra um nível mais elevado de entusiasmo pela compra online de carros entre os Millenials e a geração Z, fortalecendo ainda mais as competências da CarNext como o fornecedor melhor posicionado para responder a essa tendência, graças à sua plataforma de tecnologia disruptiva, e ao valor adicional que oferecemos aos consumidores”. E conclui: “O crescimento do comércio eletrónico, que foi despoletado pela pandemia Covid-19, especialmente entre os consumidores mais jovens, cria uma oportunidade de longo prazo para expandir a nossa posição como líderes num espaço que se encontra perfeitamente adequado às necessidades atuais e futuras de mobilidade do consumidor.”