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“A sustentabilidade é para a Climex uma prática diária nas várias vertentes”

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“A sustentabilidade é para a Climex uma prática diária nas várias vertentes”

A Climex é uma empresa portuguesa de serviços de higiene e limpeza fundada em 1967, sendo líder em criação de valor, inovação e sustentabilidade. Quais têm vindo a ser os fatores fundamentais da marca e da sua consolidação no mercado ao longo dos mais de 50 anos de existência?
A Climex distinguiu-se sempre como sendo uma empresa inovadora na sua área de especialidade e tem sido pioneira na implementação de novas tendências no setor. Num setor de atividade e serviço que se tem caraterizado praticamente como indiferenciado, a nossa aposta de diferenciação tem sido sempre a inovação.

A Climex possui um Ecossistema completo de soluções, ao aplicar inovação tecnológica e robótica de serviços inteligentes de limpeza. Para melhor entender, de que soluções estamos a falar e que valor aportam ao cliente?
Desenhamos soluções à medida de cada cliente, de acordo com as necessidades e desafios da sua própria atividade. Ao combinarmos a tecnologia com a prestação de serviços de higiene, asseguramos que os níveis de higiene e de produtividade acordados são monitorizados em tempo real. Permite, quer ao cliente quer à equipa de gestão Climex, tomar decisões com base em dados objetivos, com elevados níveis de bem-estar e segurança para os colaboradores.
A esta integração digital, a Climex dá o nome de “Intelligent Cleaning”, que disponibiliza ao cliente informação qualitativa e quantitativa em tempo real em relação ao cumprimento dos SLA’s (Service Level Agreement) acordados, permitindo utilizar essa informação através da sua organização para criar valor no seu processo produtivo.
É aqui que, a diferenciação, traz novas soluções para os desafios que surgem e tem sido preferida por inúmeros clientes industriais e corporativos.

Considera que, atualmente, tendo em conta a pandemia que vivemos, a sociedade ganhou uma maior consciencialização no que diz respeito à higienização e limpeza? A Climex sentiu um maior impacto neste período?
A COVID-19 revelou o quão cruciais são os prestadores de serviços de limpeza, no apoio à manutenção de cuidados de saúde, atividades de negócio e cadeias de abastecimento, ao proporcionarem condições de higiene, limpeza e desinfeção.
Com a pandemia e surtos de infeção, por um lado, ficaram expostas as deficiências de alguns prestadores de serviços de Limpeza, onde o preço era o único atributo que tinham para se posicionar no mercado. Por outro, o comprador deparou-se com respostas e soluções muito aquém do necessário para assegurar a continuidade do negócio e a saúde dos seus colaboradores.
É inegável, que o preço, se utilizado como único critério de avaliação e escolha, promove más práticas de contratação, que num contexto de pandemia pode ter consequências graves em termos de saúde pública e colocar em risco o regresso seguro à atividade económica.
Na Climex a forma como pensamos e executamos o serviço, com Intelligent Cleaning & Disinfection, permite assegurar um regresso seguro aos locais de trabalho, em que os colaboradores podem avaliar o que está a ser feito para manter o seu espaço de trabalho seguro. A pandemia veio valorar o serviço que está a ser prestado, criando proximidade e confiança, ou seja, relações win win.

No que concerne ao Climex Mobile System, a marca utiliza como mote principal “o futuro começa hoje”. O que difere esta solução das restantes?
O sistema de gestão digital CMS é a base do conceito de serviço Intelligent Cleaning que evoluiu para Intelligent Disinfection com a introdução do Robot de Desinfeção por UV-C. A Climex foi pioneira a introduzir no mercado português o mais avançado robot de desinfeção por UV-C. Garante uma eficácia de 99,9% no combate à pandemia, o aumento de segurança de pessoas e espaços e da confiança no processo de desinfeção, sem recurso a produtos químicos.
O CMS representa a digitalização de todo o processo de serviço. Este conceito recebeu um Prémio Europeu de Inovação.
O CMS veio resolver uma lacuna relevante entre a perceção e a do cliente e a experiência que obtém relativamente aos serviços de limpeza e deste modo reforçar o foco no cliente, aumentando o valor acrescentado dos nossos serviços, criando uma diferenciação ao que existe no mercado ao nível da prestação de serviços de limpeza e na forma como é organizado.
Uma solução de gestão em tempo real abrangente, modular e totalmente integrada para planear, organizar e monitorizar o serviço de limpeza. Para clientes de todas as áreas de negócio, sejam clientes multisetores ou com apenas uma instalação, o CMS envolve o cliente ao longo do processo.

Além da inovação, que é uma forte componente distintiva da marca Climex, também a responsabilidade ambiental é uma das v/ preocupações. Neste sentido – e na prática – que medidas sustentáveis são aplicadas quer nos serviços como na forma como atuam?
A sustentabilidade é para a Climex uma prática diária nas várias vertentes, como sejam a vertente social, técnica e energética, associadas à prestação dos nossos serviços.
Socialmente a Climex dispõe de políticas de integração e inclusão, de apoio social através de bolsas de estudo e de formação continua. Dispõe de um manual de conduta ética e de um provedor para denúncias de situações de irregularidades cumprindo com a diretiva Europeia (EU Whistleblower directive).
Na vertente técnica, a utilização de recursos necessários à prestação de serviços de limpeza como produtos químicos, materiais duráveis, equipamentos, métodos e técnicas, percursos, tecnologias, entre outros, é pensada para minimizar os respetivos impactes ambientais.
A título de exemplo, algumas medidas que aplicamos passam pela seleção de produtos químicos de alternativa ecológica, equipamentos robóticos com garantia de eficiência no consumo de agua e detergente, rotas planeadas para evitar percursos redundantes, a utilização de sistemas de mobilidade digital, que permitem a redução substancial de resíduos de papel e de consumos de combustível e emissões atmosféricas, acompanhamento dos Fornecedores para influência da introdução de embalagens (de produtos) recicláveis e/ou incorporando materiais reciclados.
Na vertente energética, dois dos aspetos mais relevantes são o novo edifício sede, pensado para minimizar o consumo energético, reflexo das práticas LEED adotadas, bem como a introdução progressiva de uma frota de carros elétricos.

Sendo uma empresa de referência no mercado e com uma forte presença, tendo mais de 2.000 colaboradores, quão importante foi para a Climex ter adotado uma filosofia sustentável e de responsabilidade ambiental? Que mensagem pretende transmitir?
A crise pandémica veio realçar em cada um de nós a consciência ambiental, a consciência de uma maior necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar. Na Climex o foco tem sido ao nível do primeiro patamar da economia circular, o Reduzir. As nossas campanhas de sensibilização têm tido maior foco neste aspeto. Sensibilizamos e influenciamos Clientes, Fornecedores, e Colaboradores a Reduzir. Quanto menos poluentes se colocar no mercado, menos será necessário reciclar ou reutilizar.
No evento Lisboa Capital Verde Europeia 2020, iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, assumimos com a assinatura do Termo, Compromissos Ambientais de Ação Climática até 2030.

Para o futuro, que outras iniciativas serão adotadas pela Climex, no sentido de tornar o tema da sustentabilidade mais sério, consciente e rigoroso?
2021-2030 está a ser lançada pela ONU como a ‘Década para a Restauração dos Ecossistemas’. A Climex está empenhada em fazer do tema da sustentabilidade a bandeira dos próximos anos com medidas que terão um verdadeiro impacto na redução da pegada de carbono, assentes na inovação e na tecnologia e direcionadas para a otimização do ciclo de vida.
Em conjunto com os nossos Clientes, somos corresponsáveis pela preservação do Ambiente e pela proteção do Planeta para as gerações futuras.