Início Atualidade Viatris – O pilar da qualidade de vida dos doentes

Viatris – O pilar da qualidade de vida dos doentes

0
Viatris – O pilar da qualidade de vida dos doentes

A Viatris é uma empresa global sendo que, em Portugal, é a uma marca farmacêutica líder, que trabalha para capacitar as pessoas em todo o mundo a viverem de forma saudável em todas as fases da vida, fornecendo soluções sustentáveis de cuidados de saúde. Qual tem vindo a ser o contributo da marca nos vários países onde atua e, especificamente, em Portugal?
A Viatris está presente em mais de 165 países e territórios com um portefólio diversificado e diferenciado, que nos posiciona como um elemento chave para satisfazer as necessidades de saúde em evolução no mundo.
Em Portugal, temos um portefólio de mais de 400 produtos compostos por medicamentos essenciais para os cidadãos, várias marcas icónicas indicadas para patologias agudas e crónicas, muitos destes essenciais, medicamentos genéricos, medicamentos biossimilares e medicamentos não sujeitos a receita médica. A Viatris lidera ainda as abordagens nacionais de prevenção em Saúde, através da vacina contra a gripe.

Devido à crença inabalável da Viatris de que um melhor acesso leva a uma saúde melhor, alavancam a v/ expertise de produção e comprovam competências comerciais, para disponibilizar medicamentos de qualidade aos doentes, quando e onde eles precisarem. Na prática, de que forma o concretizam? Como nos pode descrever o panorama no acesso aos tratamentos em Portugal?
A sinergia entre a farmácia hospitalar e comunitária é essencial para garantir o acesso a medicamentos e tratamentos de elevada qualidade aos doentes. O acesso informado e atempado ao tratamento adequado garante um aumento da qualidade de vida dos cidadãos.
Neste sentido, o mercado farmacêutico ambulatório é fundamental na gestão da doença crónica. Em Portugal, o grupo de empresas Viatris é líder, em unidades e em valor, no mercado farmacêutico de ambulatório. Em 2020, e no mercado de ambulatório nacional, vendemos 431 unidades por minuto o que espelha a confiança nos nossos produtos.
Estamos extremamente orgulhosos do nosso posicionamento, visto que reflete o nosso compromisso com os doentes, a confiança nos nossos medicamentos por parte dos médicos e dos farmacêuticos e o respeito por parte das farmácias comunitárias e armazenistas.

Numa época em que a população vive tempos complexos provocados pela pandemia da COVID-19, importa abordar temas ligados à saúde mental, como a depressão e a ansiedade. Sendo que a saúde mental é a base do bem-estar geral, qual a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento destas condições? Podemos afirmar que, em Portugal, se promove o suficiente a saúde mental?
Os problemas de saúde mental são uma das principais causas de deficiência nas sociedades atuais e daí a importância de uma promoção e sensibilização que permitam desmitificar temas considerados “tabu”.
Portugal tem uma enorme prevalência de problemas de saúde mental, nomeadamente distúrbios de ansiedade e depressão2.  A Viatris tem uma forte herança em saúde mental com marcas icónicas e mundialmente reconhecidas. O nosso portefólio atende às necessidades de pessoas que vivem com problemas de saúde mental (como a ansiedade, depressão e fobias a esquizofrenia) e oferece aos profissionais de saúde a solução para ajudar um amplo espectro de doentes a voltar para suas vidas, seus empregos, suas famílias, contribuindo ativamente para o bem-estar das suas comunidades.

Também as doenças cardiovasculares têm tido uma forte componente prioritária para a Viatris. Acredita que a inovação que hoje se traduz em eficácia, tem sido um fator determinante e positivo nos tratamentos destas patologias? Que outras recomendações daria no sentido de prevenir o surgimento das mesmas?
As doenças cardiovasculares continuam a ser uma das principais causas de morte em Portugal. A Viatris é uma empresa de referência, na abordagem do risco e das doenças cardiovasculares e metabólicas, sendo a dislipidemia e a hipertensão os dois diagnósticos mais frequentes em doentes de cuidados de saúde primários em Portugal.
A formação contínua aos profissionais de saúde por meio de congressos, webinars, entre outros é essencial para garantir uma assistência eficaz aos doentes com hipertensão, diabetes e dislipidemia prevenindo complicações e diminuindo as urgências hospitalares;
Oferecemos uma variedade de opções de tratamento em toda a área terapêutica cardiovascular mas acima de tudo, pretendemos sensibilizar os cidadãos para hábitos de vida saudáveis e acompanhamento médico regular.

Como tem sido o dia a dia da Viatris, no acompanhamento, inovação e investigação de todos os domínios mencionados, tendo como princípio a melhoria da qualidade de vida dos doentes?
Somos uma empresa que se dedica a assegurar o acesso a cuidados de saúde por parte de todos os portugueses. Temos o grande objetivo de desenvolver soluções inovadoras e somos motivados em utilizar a experiência, o histórico e o conhecimento, provenientes das duas grandes empresas farmacêuticas que se fundiram, para melhorar os cuidados de saúde aos cidadãos.
O nosso posicionamento reflete o compromisso com os doentes, a confiança dos profissionais de saúde e o respeito por parte das farmácias comunitárias e armazenistas. Defendemos ainda políticas que disponibilizam literacia entre a população por forma a alcançar um melhor estado de saúde dos portugueses.

Uma vez que a Viatris se encontra numa posição única para melhorar o acesso a medicamentos para pacientes em todo o mundo, o que podemos esperar por parte da marca para o futuro?
O objetivo é trabalhar para reforçar a presença da Viatris no mercado nacional. A nossa grande vantagem é o nosso portefólio não só pela sua dimensão, mas também porque se destina a tratar 10 das 10 principais causas de morte listadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este ano pretendemos introduzir novos medicamentos no mercado nacional que proporcionem uma melhor qualidade de vida aos cidadãos.
Encaramos a nossa missão e compromisso como sendo o de contribuir para preencher as necessidades farmacêuticas não satisfeitas por meio da ciência e da inovação. O objetivo é colocar no mercado terapêuticas importantes que ajudem os doentes em todas as fases da vida.

Enquanto empresa global de cuidados de saúde qual o compromisso da Viatris para com a responsabilidade social corporativa?
Atuar de forma responsável é fundamental para a missão da Viatris. Por isso, trabalhamos diariamente para promover operações responsáveis ​​e sustentáveis, reconhecendo que todas as nossas ações afetam os nossos parceiros e as comunidades que servimos.
Os nossos esforços para aumentar o acesso à saúde por meio de uma liderança forte e de parcerias estratégicas são essenciais para ajudar a reduzir as barreiras no acesso à saúde de qualidade, com o objetivo de proporcionar um impacto duradouro e positivo nos doentes, famílias e comunidades em todo o mundo.

1: Source HMR, Portugal, Jan-Dez of 2020

2: Perturbação Mental em Números, Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental https://www.sppsm.org/informemente/guia-essencial-para-jornalistas/perturbacao-mental-em-numeros/

7/2021/MYLAN/MI/464