Início Atualidade Remodelação de Cozinhas: quais as tendências para 2021

Remodelação de Cozinhas: quais as tendências para 2021

0
Remodelação de Cozinhas: quais as tendências para 2021

A cozinha é um espaço essencial na casa moderna. Não perdeu o seu espaço como lugar de trabalho, mas desenvolveu-se noutras dimensões, sendo cada vez mais espaço de lazer e prazer, reunião e convívio de família e amigos.

Tendências 2021: de cozinhas modernas com ilhas às cores usadas

As tendências de 2021 refletem o papel cada vez mais importante que a cozinha tem na vida familiar. Quer remodelar a sua cozinha? Fique por aqui e por dentro das nossas sugestões.

Cozinhas com ilhas

Nas cozinhas modernas com ilhas, que podemos, por exemplo, encontrar na Leiken, as ilhas desempenham vários papéis. Se primeiramente eram vistas como espaço para arrumação, atualmente acrescentam-lhe a importância de serem locais de reunião, agregando famílias e amigos à sua volta. Essa dupla valência confere-lhes um lugar nas tendências das cozinhas para 2021. A sua valorização nota-se também na importância que a iluminação lhes atribui cada vez mais. Para além disso, os destaques de cor ou material nas ilhas são também reflexo da sua importância crescente.

Cores e materiais

Por falar em cores e materiais, segundo aponta o site Idealista num artigo sobre a matéria, a aposta este ano passa “por ambientes de linhas modernas, em cores e materiais clássicos e que trazem sempre elegância à cozinha, quer seja hoje, quer seja daqui a dez anos.” O artigo destaca ainda materiais como o mármore e o granito, devido à sua durabilidade, resistência e facilidade de manutenção. Relativamente às cores, destacam-se as cores neutras, porque conferem maior flexibilidade na decoração, independentemente das tendências de cada época em particular.

Um estilo industrial

O industrial é um estilo que tem vindo a ganhar preponderância. E é exatamente aquilo que o nome diz, reimaginado bancadas de inox, paredes em tijolo e instalações elétricas visíveis para uso caseiro. Como pedra-de-toque para conferir o estatuto industrial, o piso em cimento queimado, que é altamente resistente, fácil de limpar e duradouro. Uma das mais valias do estilo industrial é que pode ser revisitado apenas com alguns retoques – por exemplo, através de candeeiros e uso de cores como o preto ou cinzento.

A arquitetura da iluminação

A iluminação é muito importante no desenho de uma nova cozinha, em todas as suas vertentes – candeeiros e focos de luz. Não podia, por isso, faltar nas tendências de remodelação de cozinhas para 2021. Para além da iluminação geral deve-se procurar valorizar a iluminação pontual. Um bom exemplo é o das cozinhas modernas com ilhas, em que a iluminação incide sobre a ilha. Outras variáveis da iluminação de cozinha a considerar são a iluminação embutida em armários.

Espaço 100% aproveitado

O espaço útil das casas tem vindo a diminuir. Isto porque a vida nas cidades mudou; o mercado imobiliário transformou-se e como o nosso poder de compra não teve a correspondência proporcional a essas mudanças, temos vindo a morar em casas cada vez mais pequenas. É claro que a criatividade na remodelação das casas e em particular das cozinhas tem isso em consideração.

Por isso, uma das tendências de 2021 é mesmo aproveitar todos os espaços, criando mais um espaço de arrumação (por exemplo, uma despensa) à medida de cada casa e dinâmica familiar, integrando a cozinha no resto da casa também do ponto de vista da arrumação.

Espaços aproveitados ao máximo, estilo industrial, cores neutras, materiais resistentes e cozinhas modernas com ilhas. Estas são algumas das tendências das remodelações de cozinhas em 2021 às quais os fabricantes de cozinhas, arquitetos e designers de interiores têm vindo a corresponder nos novos projetos de renovação destes espaços que, por sua vez, têm vindo a ganhar metros quadrados na hierarquia de importância da casa.

O estilo de vida e os hábitos da população têm vindo a mudar nos últimos anos, o que se acentuou com a pandemia da COVID-19. A cozinha é hoje um dos pontos mais importantes numa casa. Deixou de ser apenas um espaço de trabalho – um anexo de serviço – passando a ser lugar de confraternização e agregação, perfeitamente integrado com o resto da casa.

O ato de cozinhar passou a ser mais social, o que também agilizou toda esta interligação da cozinha com a casa e com a dinâmica familiar. Os tempos mudaram. E, em 2021, as cozinhas também.