Concurso Banco Montepio acredita Portugal com edição em Vila Nova de Gaia

É já no próximo fim de semana que vão ser conhecidos os projetos vencedores da 11.ª edição do Concurso Banco Montepio Acredita Portugal, numa Gala agendada para o dia 9 de outubro, sábado, a partir das 18h00, no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, em Vila Nova de Gaia.

120

O evento contará com a intervenção de João Borga, Executive Board Member da Agência Nacional de Inovação, Gaspar D’Orey, CEO da Dott, Isabel Neves, Investidora e Vice-presidente da FNABA, Helena Maio, Advisor na Portugal Ventures, José Vale, Head of Innnovation no IAPMEI, entre outros.

Pela primeira vez, a Gala acontece a norte, graças à parceria celebrada entre a Acredita Portugal e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. A Associação conta com um espaço de incubação no concelho, destinado a disponibilizar suporte e ferramentas aos empreendedores locais e oriundos desta região do país. São dois os espaços dinamizados em Gaia: um na área das indústrias criativas e outro orientado para o empreendedorismo tecnológico e a economia social.

A parceria é explicada por Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, como “uma aposta muito importante. Pretendemos atrair pessoas que trabalhem neste tipo de áreas como são as tecnologias ou as indústrias criativas no âmbito da nossa aposta de investimento na inovação. Procuramos que Gaia esteja capacitada e seja um território por excelência acolhedor de ideias e empreendedores”.

As categorias de prémios refletem a natureza abrangente da iniciativa, que pretende ser um espaço de capacitação do empreendedorismo.

Estão a concurso 21 finalistas nas categorias de:

  • Empreendedorismo Social – IRIS Lab, Techtale, Sim Somos Capazes
  • Tech – Inu Health, Kendir Studio, Job Coach
  • Brisa Mobilidade 2021 – We Can Charge, Safety Car, We Park
  • H2O Inovação – PWTECH, SWRS, Surfrec
  • Gaia 3C – ROOture, Do lixo ao luxo, i’m Ok App
  • Prémio Montepio Acredita Portugal – Galerias São Rafael, Mum´s Cooking, Oursland, Slow Vanity, Build Together, Mesque

A importância do Concurso, na sua dimensão de promoção e apoio ao desenvolvimento destes projetos, é explicada por Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal, uma vez que “o entusiasmo que sentimos da parte inscritos nesta edição é a constatação da relevância de uma iniciativa como esta e da sua recetividade entre a comunidade empreendedora. O propósito de capacitar estas pessoas para desenvolverem o seu projeto ganha neste momento da iniciativa uma maior expressão, colocando-as em contacto com empreendedores e especialistas de áreas diversificadas, que lhes podem aportar um conhecimento e experiência de valor incalculável para ultrapassarem os seus próximos desafios. Temos a certeza que estes 21 finalistas vão sair do Concurso ainda mais capazes de tornarem os seus projetos num sucesso”.

Fernando Amaro, diretor da área da Economia Social e do Setor Público do Banco Montepio, diz ser “com muito orgulho que, enquanto Parceiro do Empreendedorismo, o Banco Montepio ajuda a manter, concretizar e, ainda, fazer evoluir a iniciativa que mais estimula o empreendedorismo em Portugal. Ao longo dos últimos cinco anos de parceria, participámos nas várias dinâmicas da iniciativa e nesta edição do Concurso não será diferente. Nesta próxima fase de aceleração do Concurso, os 21 finalistas poderão contar com uma sessão de formação, dinamizada pelo Banco Montepio, sobre financiamento e soluções desenhadas para quem necessita de financiamento para uma ideia e um negócio próprio. Este Concurso permite promover a igualdade de oportunidades e uma sociedade mais inclusiva e próxima e em tempos de pandemia o nosso principal objetivo é contribuir e fazer crescer pessoas e ideias, gerar emprego e, acima de tudo, criar valor para a sociedade”.

O Concurso Banco Montepio Acredita Portugal é o maior concurso de empreendedorismo nacional e o segundo maior a nível mundial – tendo apoiado mais de 100.000 projetos nos seus 10 anos de atividade – e tem como objetivos identificar, desenvolver, premiar e potenciar o lançamento de ideias inovadoras. Nascida para ser uma plataforma de incentivo ao Empreendedorismo, a Associação Acredita Portugal junta experiência, know-how e uma rede estabelecida ao longo de mais de uma década para ajudar a encontrar novos rumos num clima de incerteza, em que se tornam fundamentais o compromisso e o contributo de todos.