
A Nomad Capital é uma empresa de investimento, promoção e promoção imobiliária com sede em Portugal. Em primeiro lugar, é importante conhecer melhor a história da empresa, bem como os marcos mais importantes na sua trajetória até o momento.
Cheguei a Portugal há seis anos vindo da cidade de Nova Iorque. Nessa altura, o mercado imobiliário português começava a atrair investidores estrangeiros, sobretudo graças ao programa Golden Visa. Na época, fiz parceria com outros dois empreendedores franceses e criámos o Optylon Capital. O nosso objetivo era adquirir edifícios na zona turística da Baixa de Lisboa, conhecida por “Baixa”, e dar-lhes uma nova vida. A Optylon também possui a LovelyStay, uma das principais empresas de gestão de aluguer em Portugal. A estratégia foi propor aos investidores Golden Visa um apartamento novo, numa localização privilegiada, com uma solução de gestão de alugueres e uma garantia de rendimento. Com o crescimento do turismo em Portugal, a Baixa tornou-se o principal Pólo turístico de Lisboa e o nosso negócio cresceu com o aumento da procura.
Depois de fazer vários investimentos de sucesso em Lisboa, implantamos também nos mercados do Porto e Algarve. Alguns investimentos notáveis incluem o edifício Corpus Christi, em Lisboa, e o Palácio do Comércio, no Porto.
Com o amadurecimento do mercado, Portugal passou também a atrair residentes estrangeiros a tempo inteiro, nomeadamente reformados do Norte da Europa e jovens empresários dos setores imobiliário, turismo, alimentação e hotelaria. Isso criou uma nova demanda por projetos, serviços e amenidades de ponta.
Foi então criada a Nomad Capital, com o objetivo de adquirir, projetar e desenvolver projetos residenciais e resorts com serviços de luxo. A nossa marca principal Nomad Residences tem como alvo específico os mercados internacionais da América do Norte e Norte da Europa, promovendo Portugal como destino residencial a tempo inteiro.
Os serviços e comodidades do Nomad Residences oferecem aos proprietários o conforto de uma casa, enquanto desfrutam do luxo de hotéis de classe mundial. O nosso atual projeto principal, Nomad Bay, é um resort de alto padrão localizado no Carvoeiro, Algarve. O projeto tem 74 apartamentos e será inaugurado no verão de 2023 (nomad-bay.com).
Hoje a Nomad Capital está presente em Portugal e na Holanda e pretende expandir-se para outros mercados, como França. A nossa presença é muito forte entre os clientes americanos, que encontram muitas semelhanças nos nossos projetos com o tipo de produtos e serviços que estão habituados no seu país.
Como surgiu a marca Nomad Residences? O que faltava no setor imobiliário português que considerou que deveria ser preenchido? E quanto ao futuro?
Os conceitos de residências de marca e apartamentos com serviços estão presentes nos mercados imobiliários de luxo na América, Ásia e Médio Oriente há pelo menos 20 anos. No entanto, a Europa tem ficado para trás em tais desenvolvimentos, apesar de uma crescente demanda local e internacional.
Tendo passado sete anos na América, especificamente na cidade de Nova Iorque, percebi que muitos edifícios tinham ótimas comodidades, como segurança e porteiro 24 horas por dia, sete dias por semana, além de ginásio, limpeza e manutenção e uma ampla gama de outros serviços à porta dos proprietários, no âmbito dos serviços do edifício. Depois de voltar para a Europa, notei que poucos ou nenhum projeto ofereciam tal produto, e a ideia de desenvolver uma marca com base na Europa para projetos residenciais atendidos veio à mente. Foi quando nasceu o Nomad Residences.
Em 2020, a Graham Associates elaborou um relatório muito detalhado sobre os mercados globais de residências de marca e constatou que o segmento de imobiliário de luxo que mais crescia na Europa eram as residências de marca, com Portugal a liderar a tendência. Parece que as marcas de hospitalidade escolheram Portugal e o Algarve especificamente como os seus mercados de teste para a sua implantação europeia. Para além do nosso projeto Nomad Bay, que vendeu mais de dois terços dos seus 74 apartamentos em menos de nove meses, o W Residences em Albufeira e o Viceroy’s Ombria Resort são outros exemplos notáveis de sucesso comercial no setor. Outras marcas estão em implementação no Algarve, assim como no resto do país. Também estamos a olhar para desenvolvimentos futuros, portanto, podemos esperar que o mercado se desenvolva fortemente nos próximos anos.
A procura dos americanos por esta tendência tem vindo a aumentar, pois descobriram em Portugal os mesmos tipos de investimentos, produtos e serviços que estão habituados a fazer no seu país. Eles também vêm Portugal como uma ótima alternativa à Flórida ou à Califórnia para se aposentar. Na verdade, Portugal oferece uma qualidade de vida muito semelhante, mas por uma fração dos preços propostos na América, com as vantagens de morar na Europa, com acesso para muitos países, culturas e experiências. Desde o início da COVID-19 em março de 2020, os norte-americanos representam cerca de 50% dos nossos compradores de imóveis.
Referiu que a Nomad Capital possui uma vasta experiência em sourcing, aquisição, contratação e gestão imobiliária, sendo o parceiro local ideal para investidores internacionais que pretendem marcar presença em Portugal. Como pode descrever a essência desses produtos e serviços no nosso país? Podemos afirmar que são únicos no mercado português?
Portugal é um mercado muito específico, com regras e regulamentos próprios e formas de fazer negócios. Nesse sentido, a maioria dos investidores estrangeiros que procuram alocar fundos em Portugal devem procurar um parceiro local para servir os seus interesses e aumentar os seus investimentos locais.
A maior parte das nossas operações é realizada internamente e contamos com equipas multiculturais, dedicadas e experientes em todos os itens da cadeia de valor essenciais a qualquer empreendimento imobiliário. Por exemplo, um bom investimento imobiliário costuma ser feito no momento da compra inicial. A nossa equipa de propriedades de sourcing tem uma ampla gama de opções, permitindo-lhes encontrar ativos fora do mercado e usando estratégias exclusivas e inovadoras. Também fornecemos toda a arquitetura e design de interiores, o que ajuda a manter os prazos de acordo com as expectativas. Além disso, integramos também toda a modelagem e estruturação financeira, marketing e vendas, gestão de projetos e obras e, por fim, pós-venda e gestão imobiliária. A única tarefa que terceirizamos atualmente é a própria construção.
Os nossos investidores típicos incluem indivíduos com elevado património líquido, family offices e outras entidades institucionais, que nos contactam porque vêm o potencial de crescimento de Portugal, mas carecem do know-how e da rede específicos para Portugal. Tornamo-nos efetivamente na equipa portuguesa desses investidores, estando no terreno 24 horas por dia, sete dias por semana, para garantir a boa implantação, desenvolvimento e saída dos seus investimentos.
Este modelo integrado de incorporação imobiliária é um atributo fundamental, pois proporciona eficiência e transparência, ao mesmo tempo em que proporciona um balcão único e um ponto de contacto único para os nossos investidores, independentemente do empreendimento. Outro atributo importante é fornecer flexibilidade total e adaptar cada um dos nossos projetos às necessidades e objetivos dos nossos investidores.
Para além da Nomad Residences, temos sido contactados por outras marcas de hotelaria, uma vez que muitas delas estão interessadas em desenvolver projetos em Portugal e no resto da Europa. Num futuro próximo, estamos à procura de uma marca potencialmente branca com o nosso know-how e experiência e ajudar as marcas de luxo a adaptarem-se ao espaço residencial de serviço. Isso inclui, é claro, marcas de hotéis, mas também estaríamos interessados em explorar parcerias com marcas de moda e de consumo de alto padrão, pois sabemos que algumas delas estão a sair-se bem noutros continentes.
Quais são as principais diferenças entre uma residência de marca e uma unidade convencional? Acredita que a mesma tem potencial para ser o futuro do setor?
As residências de marca têm dois componentes específicos que as diferenciam dos projetos residenciais tradicionais. Primeiro, elas oferecem serviços semelhantes aos de um hotel, embora continuem a ser um apartamento padrão. Em segundo lugar, por ser uma marca, os investidores e hóspedes podem esperar um certo nível de serviço, design e amenidades que é semelhante a outros projetos da mesma marca. Ou seja, a Branded Residences disponibiliza o apartamento em si, mas também um amplo leque de serviços e, acima de tudo, uma garantia de qualidade.
Com o surgimento da geração Millennials, as experiências tornaram-se num componente essencial do consumo. Os compradores procuram mais do que apenas uma localização privilegiada e um bom apartamento, também (principalmente) procuram os serviços prestados, tendo tudo pronto e mantido por sua conta e, o mais importante, com o objetivo de desfrutar de uma experiência.
Então veio a COVID-19 no início de 2020, o que tornou as residências de marca ainda mais atraentes para os compradores. Na verdade, como as viagens não eram permitidas, os investidores que queriam comprar um novo imóvel tiveram de contar com reuniões virtuais para tomar decisões. A marca auxilia muito os compradores, uma vez que lhes dá conforto no resultado final.
Com a COVID-19 também surgiu uma nova demanda por residências bi-primárias. Com o fecho dos escritórios, as pessoas passaram a trabalhar em casa e muitas decidiram mudar-se das grandes cidades e passar períodos mais longos noutras localidades. Portugal é um grande vencedor nesta tendência, especialmente o Algarve.
Cerca de 60% dos nossos compradores nos últimos dois anos esperam passar pelo menos quatro a seis meses em Portugal e desfrutar da sua casa. No resto do tempo, eles apreciam que a sua propriedade seja cuidada, mantida ou reparada quando necessário, e estará totalmente pronta para quando eles voltarem. Os proprietários também podem beneficiar das receitas de aluguer, já que fornecemos opções, propriedade e gestão de aluguer para todos os nossos projetos.
Na nossa opinião, essas tendências provavelmente ficarão no futuro, e as residências de marca irão oferecer a melhor opção para as pessoas com propriedades nómadas.
O projeto que merece toda a atenção é o Nomad Bay – Um Resort situado no Algarve. O que o distingue?
O Nomad Bay é o nosso projeto principal atual, e estará pronto no verão de 2023. Adquirimos o terreno no início de 2018 e passamos quase dois anos no conceito de design do projeto.
Como se trata de uma construção nova num terreno anteriormente vazio, permitiu-nos desenhar tudo do zero e criar o que acreditamos ser o projeto de marca e serviço perfeito. Estamos felizes em ver que o mercado reagiu de forma muito positiva ao nosso projeto. Na verdade, desde que lançamos as vendas no final de 2020, já vendemos cerca de 70% dos apartamentos.
Com vista para o oceano e localizada no Carvoeiro, uma encantadora vila costeira, a Nomad Bay desfruta de vistas únicas e de inúmeras atividades. 74 apartamentos de alto padrão com vistas deslumbrantes, variando de um a três quartos, todos com terraço privativo ou cobertura, comercializados com a marca Nomad Bay e disponibilizados para arrendamento por meio de uma central de reservas interna.
A poucos minutos da praia, restaurantes requintados, belos campos de golfe e convenientemente perto do aeroporto Internacional de Faro, a localização do Nomad Bay garante uma excelente conectividade com o que torna o Algarve fabuloso, bem como a exclusividade e intimidade de um resort privado para desfrutar com amigos ou família. Todos os apartamentos possuem janelas do chão ao teto, combinando totalmente os espaços internos amplos e bem iluminados com os terraços ao ar livre. Móveis e materiais de inspiração global, atenção aos detalhes em cada etapa, proporcionando elegância, conforto e funcionalidade.
Os interiores são selecionados com acabamentos sob medida, utilizando materiais naturais e sustentáveis. Na nossa opinião, o valor agregado de longo prazo reside no amplo design criativo e na habilidade artesanal de materiais simples.
Como residência principal, casa de férias ou como investimento, existe uma propriedade Nomad Bay para cada investidor.
Inevitavelmente, temos dr abordar a questão do dia, que é a pandemia que está a ocorrer mundialmente. Qual foi o impacto da mesma no setor imobiliário, tanto a nível nacional como europeu?
A COVID-19 certamente criou muitos desafios e problemas e prejudicou muitas indústrias em todo o mundo. Portugal também não foi exceção. No entanto, acredito que a crise traz o seu próprio conjunto de oportunidades, e com esta pandemia não é diferente.
Com o anúncio do primeiro confinamento, o mundo teve de se adaptar a um novo modo de vida e os negócios pararam totalmente.
O mercado imobiliário é um setor bastante estabelecido, que geralmente não é propenso a mudanças e inovações. A COVID-19 forçou os desenvolvedores a adaptarem-se e inventarem novas maneiras de continuar as suas atividades e desenvolvimentos, bem como atrair novos compradores.
Do lado da Nomad, tivemos que preparar as nossas equipas para trabalhar remotamente e nos mantermos atualizados, principalmente nas divisões técnicas. Mas a verdadeira transição veio da digitalização de todas as nossas divisões de marketing e vendas. Como a maioria dos desenvolvedores, costumávamos contar com corretores e roadshows internacionais para vender os nossos projetos e encontrar novos compradores. Da noite para o dia, as fronteiras fechadas, as viagens não eram permitidas. Não podíamos encontrar-nos com os nossos clientes lá fora, e eles não podiam visitar os seus investimentos. Decidimos fortalecer as nossas estratégias nos media e explorar maneiras para promovermos ainda mais os nossos projetos. É uma tendência que percebemos nas indústrias de luxo e moda e pensamos em aplicá-la nos nossos projetos.
Isso foi uma verdadeira revolução para a nossa empresa, e hoje pelo menos 4 em cada 10 de nossos novos clientes encontraram-nos no Instagram ou no Facebook. Hoje, estamos muito mais próximos do nosso público, podemos comunicar diretamente com eles, receber feedback, tudo sem a camada adicional de terceiros. Beneficiou todas as partes interessadas envolvidas nos nossos projetos, desde os nossos investidores até às nossas equipas internas e compradores finais de imóveis.
Claro, desenvolver uma marca provou ser um elemento chave de vendas, e a nossa base de seguidores no Instagram cresce a cada dia (@nomadresidences).
Mais precisamente no Algarve, muitos afirmam ser a região do país onde a pandemia tem um impacto mais exigente. Para a Nomad Capital, que desafios surgiram nesta área?
De facto, prejudicou o turismo significativamente, e foi um período difícil e assustador, mas acho que a longo prazo o Algarve e Portugal vão beneficiar de tudo isto. Além disso, descobri ao longo dos anos que Portugal é muito resistente às crises e sabe como se adaptar e recuperar de tempos difíceis. Espero que aconteça o mesmo agora, aliás, o verão de 2021 provou que é o caso.
Assim que Portugal abriu as suas fronteiras, os turistas voltaram imediatamente. Notámos em turistas vindos de países não típicos do turismo em Portugal nos anos anteriores, e mais uma vez a COVID-19 teve um papel essencial, visto que Portugal é hoje o país com maior percentagem de vacinados no mundo. Além disso, o país mostrou-se um exemplo internacional na forma como lidou com o primeiro confinamento.
Mais importante, todas as razões pelas quais Portugal é tão atraente para estrangeiros e turistas ainda existem hoje, apesar da pandemia. Ou seja, não estou preocupado com o futuro e tenho plena confiança em Portugal para recuperar rapidamente, mas também para encontrar formas de se reinventar e tornar-se ainda mais atraente.
Uma coisa que já podemos observar após a pandemia é que ela também atraiu muitos novos interesses na região. Estamos a assistir a uma nova vaga de compradores de imóveis, não olhando para Portugal apenas como um destino de férias, mas como uma residência de longa duração. Não só para a reforma, pois estes novos indivíduos são muito mais jovens, e esperam estabelecer novos negócios e empreendimentos em Portugal.
Os exemplos mais notáveis são os americanos, que olham para Portugal como uma alternativa à Flórida e à Califórnia para se aposentar. Os canadenses estão à procura de se poderem beneficiar do novo regime tributário vantajoso no setor de criptomoedas, que também é uma nova tendência. E, finalmente, o Norte da Europa pretende deslocar-se e trabalhar remotamente durante o mês de inverno a partir de Portugal, enquanto o clima ainda é agradável no sul da Europa.
Na minha opinião, a COVID-19 foi o principal impulsionador destes novos tipos de clientes, que vão trazer muito valor de longo prazo para o país. E tenho a certeza de que veremos novas tendências nos próximos meses, conforme a situação evoluir ainda mais.
A missão da Nomad Capital é, desde o primeiro dia, imaginar e desenvolver as melhores experiências da vida, criando projetos inspirados no mundo e respondendo de forma consistente às necessidades dos seus clientes. Que novidades e projetos estão a ser planeados? De que forma irá acompanhar as mudanças esperadas no futuro do setor?
Temos muitas ideias em desenvolvimento.
O nosso principal objetivo atualmente é expandir ainda mais as nossas operações no Algarve, visto que pensamos que o próximo boom imobiliário português será nesta região. Atualmente estamos a trabalhar num projeto potencial de € 100 milhões na região do Algarve.
Queremos também criar o primeiro Urban Resort na zona de Lisboa, que seria gerido sob a égide do Nomad Residences.
A longo prazo, como esperamos que a tendência e a procura de residências de marca cresçam nos próximos 20 anos, confiamos que haverá potencial para os nossos produtos e serviços em vários locais da Europa. O nosso objetivo, graças ao nosso know-how e experiência, é tornarmo-nos no principal parceiro de desenvolvimento para conceitos residenciais de marca e serviços baseados na Europa. Pode ser através de marca própria ou em parceria com marcas internacionais de hotelaria, luxo e moda.
E claro, continuar a inovar estando sempre no topo das tendências!
Por fim, o que significa Nomad?
Historicamente, um Nomad é um membro de uma comunidade cujo estilo de vida adaptou-se a regiões inférteis e onde a mobilidade é a estratégia mais eficiente para explorar recursos escassos.
No mundo moderno, falamos sobre nómadas digitais, pessoas que estão constantemente a viajar, a descobrir o mundo, novas culturas e a conhecer pessoas de todas as esferas da vida. Acho que muitos dos nossos compradores de imóveis se identificam com esse estilo de vida e têm lugares diferentes para chamar de lar à volta do mundo. A marca Nomad encaixa-se nesse ambiente.
Antes de me estabelecer em Portugal, morei muitos anos no Japão, China, Índia, Médio Oriente, América e muitos outros países. Nessa época, descobri muitos estilos de vida, e interessei-me muito pelo setor de hotelaria. Especialmente como o luxo e os serviços são aplicados de forma diferente em várias partes do mundo. Os projetos Nomad são inspirados no mundo, pegamos nas especificidades que preferimos em cada mercado e aplicamos às localizações-alvo em que investimos, como Portugal. ▪