Início Atualidade IHCARE: O novo paradigma de Higienização dos Utentes

IHCARE: O novo paradigma de Higienização dos Utentes

0
IHCARE: O novo paradigma de Higienização dos Utentes

Por detrás da IHCare e dos seus projetos inovadores que pretendem revolucionar o mercado nacional e internacional está Diana Pires. Enfermeira de formação, com Pós-Graduação, em conclusão, em Gestão e Direção em Saúde, foi a partir do seu estágio clínico em contexto hospitalar que observou algumas lacunas que poderiam (e necessitavam) de ser colmatadas. Assim surgiu a IHCare – Innovation Hospital Care, no âmbito da prestação de cuidados de higiene a doentes, de qualquer idade, dependentes de terceiros para o efeito, através da solução tecnológica Showercare.
Enquanto ideia de negócio, o Showercare começou, desde logo, a ser reconhecido, tendo sido premiado no Arrisca C 2012 com três prémios distintos – a2b/Bluepharma, IPN – Incubadora e Novotecna/FabLab Coimbra. Foi a partir deste marco importante da história de Diana Pires que a IHCare ganhou forma e desenvolvimento.
Entre outros acontecimentos – apesar dos sete anos de desenvolvimento e de progresso – a IHCare, e mais precisamente o Showercare foi sempre reconhecida enquanto criadora de soluções que permitem obter significativos ganhos nas atividades diárias, na medida em que as tarefas e gestão dos recursos afetos são otimizados com mensuráveis melhorias ao nível dos indicadores de performance da unidade clínica, não só a nível qualitativo como quantitativo no que concerne ao combate das Infeções Associadas ao Cuidados de Saúde, uma das principais causas de morte atuais.

Solução ShowerCare

A tecnologia Showercare tem por base uma solução inovadora para higiene de pacientes no leito, em particular para aqueles que por motivo de impedimento ou indicação terapêutica, estabelecendo um novo padrão no cuidado de saúde para a higiene destes pacientes é um importante meio de combate às infeções associadas aos cuidados de saúde.
“É muito mais do que uma solução para dar banho ao utente. Além de querermos mudar o paradigma da sua higienização, seja ele hospitalar, tenha seis ou 90 anos, é um recurso para pessoas que precisam de higiene. Isto é uma realidade transversal, existindo já a nível mundial soluções parecidas, mas que são muito manuais, ou seja, negligenciam o profissional de saúde e apenas identificam o problema, mas no seu desenvolvimento não consideraram o operacional, o contexto do meio onde se insere… tem de haver essa adaptação”, esclarece Diana Pires, acrescentando ainda que “nós privilegiamos exatamente isso, ou seja, o nosso ponto central é o utente, a sua melhoria, qualidade de vida e conforto, mas também o profissional”.
Assim sendo, o Showercare é composto pela SAGH, a Docking Station e uma forra têxtil de alta tecnologia. Esta última, possui apenas um milímetro de espessura e permite um banho de água quente corrente, possuindo características antivirais, antibacterianas e hidrofóbicas, atuando assim como uma proteção extra para os pacientes. É possível substituir os lençóis usados atualmente por esta forra, tornando o ambiente do paciente mais limpo e livre de microrganismos prejudiciais à saúde do paciente. Esta tecnologia outras vantagens sustentáveis, como o facto de possibilitar a lavagem periódica em máquina de lavar e de permitir a adaptação a todas a camas de hospital padrão.
A máquina SAGH é um dispositivo que permite ao Profissional de Saúde a monitorização e disponibilização de um banho de água quente corrente e estéril diretamente na cama do utente. A respetiva Docking Station, é responsável pelos carregamentos e respetiva limpeza automática da máquina em apenas 3 minutos. Neste ciclo, toda a água que entra no sistema é filtrada e inerte para que seja inócua e não seja um veículo de contaminação para os utentes.
“Acabamos por criar um circuito fechado que permite que o profissional de saúde tenha o total controlo da máquina – apesar de ser a própria a desenvolver grande parte do trabalho. O nosso objetivo é que o enfermeiro só tenha necessidade de selecionar a temperatura correta (pode ir dos 32 aos 42 graus). Toda a parte do hardware e software da SAGH será da nossa responsabilidade, ou seja, só têm mesmo de se preocupar com a execução, privilegiando o utente”, afirma a nossa entrevistada.
Importa ainda referir que cada forra instalada na cama do paciente tem um ID único. Quer isto dizer que a máquina não avança com o processo se não houver a leitura desse código específico, tendo por isso uma plataforma de gestão associada que vai ajudar a IHCare e a Administração Hospitalar a controlar o stock e todos os KPIs da própria atividade.

Produto Shellty e iVext

Shellty de seu nome, auxilia e protege as pessoas com carências no autocuidado de higiene e mobilidade, proporcionando um dia a dia mais tranquilo, limpo e confortável. É composta por um inovador têxtil hidrofóbico, com elevada impermeabilidade e respirabilidade, colocado permanentemente sobre a cama, em substituição da forra e lençol de baixo.
Dadas as suas propriedades antivirais, antibacterianas e biocompatíveis, erradica todos os potenciais micróbios presentes num lençol normal, inclusive a COVID-19.
Adicionalmente, a Shellty posiciona-se como uma ferramenta ao dispor dos cuidadores (informais), poupando inúmeras horas de limpeza e troca de roupa de cama, bem como mais de 100€ por ano, só em lavagens. Apresenta ainda uma vida útil de 50 lavagens, devendo ser desinfetado sempre que ocorre um percalço – como por exemplo, um episódio de incontinência urinária – com o Shellty Pro.
Com o apoio do PT2020 – época de COVID-19, foi desenvolvido ainda o iVext – um verniz que surge da necessidade de contribuir para um ambiente mais seguro, estéril e sustentável. É um protetor de superfícies com características antibacterianas e antivirais, de fácil aplicação e que adere à generalidade de superfícies plásticas e metálicas. As suas características químicas e mecânicas de aplicação e durabilidade adequam-se a uma multiplicidade de setores e indústrias, pela adesão a múltiplas superfícies, facilidade de aplicação, secagem rápida, alta durabilidade e resistência à água e detergentes.
Adicionalmente, o iVext contribui para uma gestão de recursos amiga do ambiente, por ser uma solução aquosa e por diminuir a necessidade de uso de desinfetantes, o que reduz a pegada ambiental desta indústria, principalmente pela redução de embalagens, tipicamente plásticas.
A realização do teste-piloto foi no Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira onde se realizaram os primeiros testes em contexto real. Neste contexto, 3 das 4 soluções ficaram, totalmente validadas, Shellty, Ivext e algoritmo preditivo de contágio associado à monitorização do utente. O feedback foi positivo e demonstrou a clara necessidade da implementação destas tecnologias. Relativamente, ao Showercare ainda com alguns improvements a serem, rapidamente, implementados, mas quanto ao Shellty e ao iVext, estes produtos estão completamente “ready to go”. Atualmente, a IHCare pretende encontrar os seus primeiros clientes na área dos Cuidados Continuados e Domicílios para apresentar esta Nova Geração de Lençóis.