7 em casa 10 portugueses consideram o vidro, o material de embalagem mais sustentável

Quando se aproxima a celebração do Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, a Friends of Glass Portugal, plataforma de consumidores que defende a utilização de embalagens de vidro e a sua reciclagem, revela novos dados sobre os hábitos de consumo dos portugueses, de acordo com um estudo independente que recentemente promoveu.

448

Os Portugueses fazem escolhas cada vez mais sustentáveis e conscientes, e o material de embalagem dos produtos de consumo diário não é excepção. Seja por uma questão de saúde ou ambiente, o material da embalagem é já um dos fatores que pesa na decisão de compra para a maioria dos Portugueses.  70% consideram o vidro o material de embalagem mais saudável, tanto para as pessoas como para o ambiente.

A saúde como fator de decisão
Dos 77% dos Portugueses que se preocupam com a saúde na escolha da embalagem dos produtos consumidos, o vidro ocupa o topo das preferências com 70% a optarem por este material, seguido pelo cartão/papel, com 66% das preferências, a lata/alumínio, com 13% e o plástico, com 12%. Dos 23% de inquiridos para quem o material de embalagem não é uma preocupação associada à saúde, 40% admitem não saber que o material das embalagens também pode ter impacto na sua saúde, 39% apontam o preço como a  sua prioridade e 18% referem que este é um tema que não está no topo das suas preocupações.

Vidro, uma escolha saudável e sustentável
Da análise das preferências no quadro geral, 76% dos inquiridos afirmam consumir regularmente produtos embalados em vidro. Além das questões como a saúde, 61% optam ainda pelas embalagens de vidro porque este material não afeta o sabor, reforçando assim a importância de um material de embalagem que preserve intactas as propriedades originais dos alimentos; 56% por ser mais fácil de reciclar, o que demonstra  que o consumidor leva em conta os resíduos por si gerados,  no momento  de fazer a compra, priorizando as escolhas que possibilitam a reciclagem; e 23% por ser natural uma vez que o vidro é produzido com  areia, soda  e calcário. Além disso, atualmente a principal matéria-prima desta indústria é o próprio vidro reciclado, que reduz o consumo das matérias-primas naturais, da energia usada, assim como as emissões atmosféricas.

Beatriz Freitas, Secretária-Geral da AIVE (Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem), reforça a importância de promover a escolha de embalagens de vidro junto das famílias portuguesas. A nossa saúde  e a do  planeta está-se a tornar um dos principais fatores de decisão no momento da compra. Esta é uma boa notícia e estamos muito satisfeitos por a nossa mensagem estar a chegar a tantas famílias, como confirmam estes resultados, e continuamos empenhados em promover os benefícios associados a esta escolha.’

 Sobre a Friends of Glass
A Friends of Glass é um fórum europeu de consumidores que promove a escolha de produtos embalados em vidro e a reciclagem destas embalagens após a utilização. Reúne todos os que acreditam que o vidro é a melhor escolha por 3 motivos principais: saúde, sabor e ambiente. A Friends of Glass foi criada em 2009 pela Federação Europeia de Vidro de Embalagem (ou FEVE), em resposta a uma pesquisa pan-europeia do instituto de pesquisa independente InSites, que concluiu que 74% dos consumidores europeus preferiam alimentos e bebidas embalados em vidro.

Sobre o Vidro
O vidro é um material de embalagem produzido apenas à base de matérias-primas existentes na natureza, que respeita o bem-estar do planeta e dos seus habitantes. Sendo inerte, o vidro garante também ao consumidor que os alimentos embalados não são contaminados por produtos químicos prejudiciais para a sua saúde e ambiente, mantendo ainda o aroma, sabor e conservando as qualidades nutricionais do produto embalado, sem necessidade de aditivos. O vidro é ainda 100% reciclável, infinitas vezes, evitando assim o consumo de matérias-primas originais, poupando energia e reduzindo as emissões de CO2.

Sobre o Estudo
O Estudo Hábitos de Consumo e Reciclagem dos Portugueses, foi promovido pela Friends of Glass Portugal e realizado pela empresa de estudos independente Beruby, entre agosto e setembro de 2021, junto de 1000 cidadãos Portugueses com mais de 20 anos, 56% do sexo feminino e 44% do sexo masculino, de todas as regiões do País.