A era moderna e a evolução digital têm vindo a contribuir para uma sociedade cada vez mais dependente do consumo de tecnologia, aumentando de forma proporcional o lixo eletrónico. Ano após ano, os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) constituem uma questão com graves consequências a nível ambiental, social e económico, especialmente quando apenas 15 a 20% deste “lixo” produzido é reciclado ou devidamente encaminhado.
Parte do problema prende-se com o desconhecimento, por parte da população, sobre o que devemos ou não fazer aos nossos REEE, para onde devem ser encaminhados, quais os impactos no dia-a-dia, nas empresas, nos retalhistas, no ambiente e até na carteira de cada um – estas são algumas das dúvidas que assolam o cidadão e que vão estar em debate nas quatro e-Waste Talks conduzidas pelo apresentador e humorista César Mourão.
“Admito: sou um absoluto leigo nesta matéria e quem acaba por sofrer é a torradeira que tenho lá em casa há anos, que assim não tem a tal segunda vida que tanto merece. Por isso, quando a ERP Portugal e a LG Portugal me desafiaram para me associar às e-Waste Talks, não hesitei. Além de ser um projeto em que acredito, especialmente tendo em conta o impacto e importância do tema para a sociedade e para o meio ambiente, é uma oportunidade única de aprender e informar os portugueses com a ajuda dos verdadeiros especialistas do setor”, refere César Mourão.
E foi precisamente este o ponto de partida para a criação das e-Waste Talks, protagonizadas por um conjunto de convidados que permitem caracterizar o panorama nacional sobre a gestão do e-waste:
- Rosa Monforte e Ricardo Neto, Diretora Geral e Presidente da ERP Portugal, respetivamente, que falam sobre o papel das Entidades Gestoras na promoção de comportamentos sustentáveis ao longo do fluxo de gestão dos REEE;
- Hugo Jorge, Marketing Director da LG Portugal, com o testemunho sobre o forte compromisso da empresa com a Sustentabilidade: do global para o local;
- Gonçalo Lobo Xavier, Diretor Geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), representante do setor do retalho e da importância do canal de distribuição como promotor de um comportamento mais correto dos cidadãos/consumidores;
- Nuno Lacasta, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), fecha o ciclo com uma perspetiva macro e holística sobre a gestão dos REEE, transmitindo uma imagem clara sobre o atual panorama do lixo eletrónico no país.
“Face ao aparente e preocupante desconhecimento da população em relação aos REEE, voltámos a unir esforços com a LG Portugal para descomplicar o tema e mobilizar os cidadãos para a sua participação ativa no processo de encaminhamento e reciclagem destes resíduos”, afirma Ricardo Neto, Presidente da ERP Portugal.
“Enquanto empresa produtora de equipamentos elétricos e eletrónicos, na LG acreditamos ser nossa responsabilidade desafiar a sociedade a repensar a sua atitude perante o lixo eletrónico a nível global, uma missão que desenvolvemos de forma efetiva a nível nacional com a parceria e projetos que temos vindo a desenvolver com a ERP Portugal. Agora, é a vez de intensificarmos os nossos esforços em torno da educação da população para este problema, de forma a mudarmos comportamentos e gerarmos um impacto verdadeiramente positivo na gestão destes resíduos”, salienta Hugo Jorge, Marketing Director da LG Portugal.
Disponíveis a partir de hoje nos canais de YouTube da ERP Portugal e da LG Portugal, as e-Waste Talks apresentadas por César Mourão vêm, assim, dar uma nova luz sobre a forma como os cidadãos e consumidores portugueses podem lidar com o telemóvel que não tem arranjo, com as lâmpadas que se fundiram ou com a torradeira obsoleta que teimam em ficar guardados lá em casa.
No dia 26 de outubro terá lugar a 2ª edição do e-Waste Summit – Realidade e Desafios, evento focado na problemática da gestão dos REEE em Portugal, que reunirá diversos especialistas do setor e contará com César Mourão como anfitrião e apresentador.