FERTILID’ART: Entrega de prémios de fotografia e vídeo decorre no Festival Internacional de Ciência

O concurso FERTILID’ART tem como objetivo incentivar e promover valores emergentes de diferentes áreas artísticas tendo em vista a sensibilização para o tema da fertilidade por via da expressão artística. Nesta edição, as áreas a concurso englobam fotografia e vídeo.

201

Os vencedores, da categoria de fotografia e vídeo, da segunda edição do concurso FERTILID’ART, vão ser conhecidos numa cerimónia, no dia 17 de outubro, pelas 18h00, no Auditório principal do Festival Internacional de Ciência (FIC.A), que decorre no Palácio e Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras. Também durante os dias do festival, de 12 a 17 de outubro, estão expostos virtualmente os melhores trabalhos deste concurso, nos principais auditórios, entre os quais já se encontram os trabalhos vencedores.

O concurso FERTILID’ART, que decorreu de maio a agosto de 2021, contou com mais de 90 candidaturas, 86 de fotografia e 4 de vídeo, que foram analisadas em detalhe tendo em linha de conta a ligação ao tema da infertilidade, a capacidade de representação e ligação com a temática, a originalidade e a criatividade, a qualidade conceptual e técnica.

A Associação Portuguesa de Fertilidade (APFertilidade) lançou a segunda edição do concurso FERTILID’ART, com o apoio da farmacêutica Merck, para sensibilizar para o tema da fertilidade por via da expressão artística. O projeto conta com a parceria da Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), da Escola Profissional de Imagem (EPI), do IADE – Creative University, da World Academy e da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução.

A infertilidade é uma doença reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, com uma prevalência que se estima atingir cerca de 10% a 15% da população em idade reprodutiva, afetando um número crescente de pessoas no mundo contemporâneo.