Prosegur integra na Cloud os sistemas dos 26 países em que opera

A Prosegur, uma referência global no sector da segurança privada, acaba de reforçar a sua estratégia de transformação digital a nível global com a implementação do Dynamics 365 for Sales, uma plataforma que incorpora Inteligência Artificial e fornece às equipas de vendas as ferramentas mais avançadas para servir os seus clientes.

135

Assim, a Empresa, que opera em 26 mercados através de diferentes linhas de negócio, tem agora uma solução intuitiva na cloud, que acelera e maximiza a utilização das ferramentas por todos os seus colaboradores. Graças à sua abordagem holística, o Dynamics 365 for Sales proporciona uma visão de 360 graus que evita silos de processos, aplicações e informação.

Prosegur muda-se para a cloud de Azure com a Dynamics 365 for Sales

A Prosegur optou pela Dynamics 365 for Sales devido à sua facilidade de implementação em comparação com outras alternativas e também por ser um produto de mercado generalizado e bem conhecido, o que favoreceu a incorporação de técnicos e de uma equipa de pessoas com vasta experiência na mesma. Por outro lado, as possibilidades de integração e personalização da ferramenta, mesmo com outros tipos de tecnologias, tem sido outro aspeto de valor acrescentado especial.
“Na Prosegur estamos há três anos envolvidos num grande plano de transformação no qual já tínhamos a colaboração da Microsoft e aplicações de cibersegurança. Agora, nesta nova fase de colaboração, estamos a acrescentar a plataforma Microsoft Azure e as suas capacidades de Inteligência Artificial à nossa atual arquitetura tecnológica. Neste contexto, a implementação do Dynamics 365 for Sales marca um marco importante, uma vez que é a primeira solução global na cloud pública dentro da Prosegur”, diz Javier Cabrerizo, Diretor Geral Global da Prosegur.

Proteger os dados e colocar o cliente no centro

A Dynamics 365 for Sales é a cloud empresarial da Microsoft que reúne dados de diferentes fontes, extraindo-lhes valor para o avanço do conhecimento e do serviço ao cliente e, com as suas características de Inteligência Artificial, torna possível fazer previsões de grande valor para o negócio. Ao analisar as interações individuais dos clientes, proporciona uma visão totalmente holística dos clientes e facilita a criação de experiências mais relevantes e personalizadas.
“A adoção do Dynamics 365 for Sales foi um grande passo em frente na gestão de equipas e na melhoria da actividade de vendas. Fornece-nos inteligência comercial, conhecimento do mercado, dos concorrentes e, fundamentalmente, das necessidades dos nossos clientes. Em suma, o Dynamics 365 for Sales permitiu-nos ter uma relação mais próxima com o cliente através da implementação de ações de cross-sell e up-sell, que nos proporcionam maior valor no processo comercial e na realização dos objetivos”, diz Rubén Hernández-Diez, Diretor Global de Negócios Tradicionais da Prosegur Security.

Mais um passo para a digitalização dos processos

A implementação da nova plataforma permitiu a otimização das linhas de negócio da Prosegur. Por exemplo, no caso da Prosegur Cash, que oferece soluções globais de gestão de dinheiro, facilitou aspetos tão relevantes como a normalização das práticas comerciais em todos os territórios onde a empresa opera, a melhoria da monitorização da atividade comercial e das oportunidades ou mesmo a partilha, a identificação e o aproveitamento das melhores práticas comerciais noutras geografias, com tudo o que isso implica.
A normalização dos processos e a automatização das ações repetitivas permitiu à Prosegur aumentar a sua produtividade nos serviços nas suas principais linhas de negócio. Desta forma, o pessoal especializado pode concentrar-se em tarefas que proporcionem maior valor, tirar conclusões das capacidades de Business Intelligence da plataforma e, em suma, fornecer um melhor serviço aos clientes.

Resultados tangíveis

Na Prosegur, mais de 90% dos novos contratos são agora assinados digitalmente através do único gestor de contrato e a empresa está a trabalhar para aumentar este número para 100%. Desta forma, o processo é gerido de uma forma homogénea e transparente, e a consolidação da informação manual é eliminada, minimizando ao mesmo tempo possíveis erros durante a tarefa. Além disso, como medida de prevenção do branqueamento de capitais, a Prosegur pode agora garantir que nenhum cliente assina um contrato sem primeiro ser verificado pela unidade especializada. Este processo já está ativo nalguns dos principais mercados da empresa, e será gradualmente implementado em todos os países onde a Prosegur opera.
“Com a adoção do Dynamics 365 for Sales conseguimos melhorar a agilidade e rapidez de implementação nos diferentes países, bem como fazer poupanças consideráveis nos esforços dedicados às infraestruturas locais. Temos também uma base de dados comum e homogénea e acesso a todos os dados da empresa. Impulsionámos até questões de conformidade regulamentar, facilitando a implementação de vários fluxos de validação e aprovação entre diferentes departamentos, tais como a Unidade de Prevenção da Lavagem de Dinheiro. Desta forma, aumentamos tanto a eficiência como a conformidade regulamentar”, diz Isaac Fernández Castellano, Diretor Comercial de TI da Prosegur.
Com a implementação do Dynamics 365 for Sales, a Prosegur conseguiu aumentar as suas capacidades de melhoria das relações com os clientes, um dos pilares básicos de ação sobre os quais o seu projeto de transformação é desenvolvido. Além disso, a Empresa melhorou, tanto a eficiência, como o controlo e conformidade regulamentar das suas operações com os seus clientes.
Para alcançar uma implementação bem-sucedida da solução, a Prosegur levou a cabo uma gestão de mudança ágil e eficaz, que foi crucial na implementação do projeto, tendo sempre em mente que as transformações na tecnologia, processos e gestão de clientes requerem um esforço contínuo da equipa cujo objetivo final é colocar o cliente no centro.