Concurso de ideias Born from Knowledge 2021: Já são conhecidos os vencedores

Projetos Termy.co (Escola Superior Artística do Porto), All.iN (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril), Balvia Care (Instituto Politécnico de Bragança), e Pick yoUR bRain (Universidade de Coimbra) foram as ideias nascidas da Investigação científica no ensino superior promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

368

Já são conhecidos os oito projetos vencedores do programa Born from Knowledge (BfK) Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), e que visa impulsionar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial. As ideias de negócio distinguidas ganharam acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de 3 meses, também da responsabilidade da ANI. A final decorreu hoje, em Coimbra, tendo sido distinguidos os projetos.

CATEGORIA: RECURSOS NATURAIS, AMBIENTE, ENERGIA E MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
Vencedor: Termy.co, Escola Superior Artística do Porto
Projeto de economia circular direcionado aos construtores e arquitetos para acompanhá-los na realização de habitações saudáveis com pegada ecológica negativa. Produzimos placas de isolamento térmico com base em resíduos industriais e agrícolas.

CATEGORIA: TURISMO, INDÚSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS
Vencedor: All.iN, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
A principal atividade é a venda de pacotes e serviços voltados para a área do turismo acessível/turismo inclusivo, com foco em hospedagem.

CATEGORIA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E TECNOLOGIAS AVANÇADAS DE PRODUÇÃO
Vencedor: Balvia Care, Instituto Politécnico de Bragança
Balvia Care é um projeto que surge para ajudar os idosos na gestão de medicamentos e aumentar a adesão às prescrições médicas. A solução desenvolvida pela Balvia Care é um ecossistema composto por um dispensador de comprimidos, uma smart band, aplicação móvel e website, sistema inteligente na nuvem. Pretendemos aumentar a independência, o estado de saúde e a comunicação com os cuidadores.

CATEGORIA: SAÚDE E BEM-ESTAR
Vencedor: Pick yoUR bRain, Universidade de Coimbra
A plataforma ”Pick yoUR bRain” permite reduzir eficazmente os custos de desenvolvimento de novos tratamentos direcionados para doenças neurológicas associadas ao envelhecimento, tais como Parkinson, Alzheimer. Esta plataforma, é baseada em algoritmos de Inteligência Artificial especialmente desenvolvidos para previsão de novos alvos terapêuticos e clarificação do mecanismo biológico da doença.

João Borga, membro do conselho de administração da Agência Nacional de Inovação destacou o facto de este ser um “ano especial, não só porque estamos a sair de uma pandemia e a arrancar com a recuperação económica, mas porque conseguimos fazer duas edições do BfK Ideas e, ainda assim, apresentarmos projetos de qualidade, os quais antes mesmo de serem candidatos passaram por uma seleção rigorosa das instituições de ensino superior. Por isso, aqui estiveram os melhores projetos nascidos no ensino superior”. O responsável congratulou-se ainda pelo facto de nesta edição estarem representados projetos de todos o país, do Minho ao Algarve e ainda da Madeira. “Esta fase de ideação é talvez a mais crítica. Também aqui se nota a evolução e o papel que este programa tem desempenhado em aproximar a ciência das necessidades da economia. Há cinco anos, tínhamos de bater às portas, solicitando às instituições de ensino superior para mostrarem os seus projetos. Hoje, esse processo é já natural”, acrescenta João Borga.

BfK Rise: Programa de Aceleração Tecnológica de três meses
As ideias de negócio distinguidas ganharam acesso a um programa de aceleração em Ciência e Tecnologia com a duração de 3 meses, também da responsabilidade da ANI. Estão previstas três edições – Norte, Centro e Alentejo – em que os participantes terão ao longo de três meses o acompanhamento próximo de uma rede de mentores, constituída por outros empreendedores, entidades parceiras da ANI, empresas, entre outros. O objetivo é capacitá-los de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.