Início Atualidade Celebrar os 33 anos de Safetykleen

Celebrar os 33 anos de Safetykleen

0
Celebrar os 33 anos de Safetykleen

A Safetykleen opera em 11 países europeus, além do Brasil, China e Turquia e presta serviços de soluções para limpeza de peças e suporte ambiental a uma grande variedade de clientes de diferentes setores. A celebrar 33 anos de história, como nos pode descrever a evolução da marca no setor e, particularmente no mercado português?
A Safetykleen tem na sua génese, uma empresa de origem americana, que no distante ano de 97 vendeu a sua atividade na Europa dando origem à Safetykleen Europe, que opera primordialmente no mercado europeu, mas também no Brasil, China e na Turquia da qual sou também presidente. Portugal é um dos países referencia onde operamos, e pretendemos continuar a investir.

As soluções de limpeza de peças da Safetykleen combinam experiência com equipamentos de última geração. Como nos pode descrever mais aprofundadamente estes serviços e soluções?
A solução que a Safetykleen apresenta no mercado tem como principal objetivo “mantenha-se focado no seu negócio”, nós cuidamos da limpeza técnica de peças, sempre com o compromisso dum planeta mais seguro e mais limpo. A prestação de serviço Safetykleen tem quatro pilares determinantes: o Equipamento, que colocamos sem necessidade de investimento por parte do cliente, a Solução Química de limpeza, que anos de experiência e parcerias com as maiores indústrias do setor, nos permitem oferecer a mais ampla gama de soluções adaptadas a diferentes áreas da atividade industrial e automóvel, um Serviço, organizado e estruturado mas flexível para cumprir com total transparência com as necessidades contratadas com os nossos clientes, e a conformidade e sustentabilidade, rigoroso cumprimento das obrigatoriedades legais e ambientais.

Desde a sua criação, a empresa sempre procurou inovar as soluções que disponibiliza podendo, assim, distinguir-se no mercado. Considera que é exatamente a questão da inovação e da tecnologia que tornou a Safetykleen líder mundial no fornecimento de serviços de lavagem de peças? Em que medida?
É verdade que um longo percurso existe deste a primeira solução de limpeza de pequenas peças automóveis em circuito fechado de base solvente, para a limpeza técnica de micropeças ou enormes componentes das indústrias aeronáuticas ou ótica, mas o fator determinante é sempre a qualidade da solução de limpeza, adequada à utilização e condições específicas de cada cliente, por forma a garantir otimização de processos, ganhos de produtividade, redução de custos, entre outros. A máquina é somente um veículo que incorpora uma solução global, mas é no conhecimento técnico e no serviço pós-venda que reside o verdadeiro processo de inovação contínua.

Além disso, a marca assume um forte compromisso na redução do impacto ambiental. Neste sentido, que novos sistemas e iniciativas foram aplicadas no dia a dia da mesma?
Sempre que um equipamento com serviço Safetykleen é colocado no mercado ao serviço de uma atividade económica, é sempre mais uma situação onde o risco ambiental fica reduzido de forma significativa. Porque todas as nossas máquinas funcionam em circuito fechado, fazemos o levantamento do resíduo por elas produzido e encaminhados para reciclagem ou tratamento nas melhores unidades do país, sempre em cumprimento escrupuloso com a lei. Por outro lado, desenvolvemos há alguns anos Serviços de Assessoria Ambiental, que nos permitem suprir necessidades constantes dos nossos clientes na área ambiental, ajudando a formar, avaliar e cumprir com requisitos legais na área ambiental.

É legítimo afirmar que estes 33 anos de experiência, combinados com uma diversidade de clientes a nível internacional, permite à Safetykleen responder dos mais simples aos mais complexos desafios e requisitos exigidos nas diferentes áreas de negócio?
Podemos orgulhar-nos de sermos parceiros de algumas das indústrias de referência europeia. Esse conhecimento permite-nos crescer nas geografias onde ambos temos atividade económica. Como Portugueses e Europeus podemos estar contentes, por estarmos na vanguarda do crescimento ambientalmente sustentável, é talvez o mercado mais exigente em termos ambientais, o que origina custos e obriga a reengenharia constante de clientes e fornecedor para manter a competitividade. Assim, crescendo com os melhores e num mercado de referência, deixa-nos muito bem preparados para avançarmos noutras áreas do globo.

A pandemia que vivemos impactou negativamente vários setores de atividade. De que forma a Safetykleen ultrapassou a crise pandémica e contribuiu para um setor forte e resiliente?
A Sefetykleen respira com a economia, e como tal também foi “contaminada” pelo vírus que mudou o mundo. Tivemos redução de atividade, recorremos a lay-off, renegociamos contratos e tomamos medidas de cariz particular face a pandemia. Temos em Portugal uma equipa fantástica, que confiou sempre na gestão e acudiu sempre que possível às necessidades de cada cliente. Foi aí que saímos mais fortes, com equipas unidas, focadas e resilientes. O futuro? Os efeitos do Covid ainda estão a chegar, mas já se começam a fazer sentir: escalada de preços, escassez de alguns recursos, aumento de preços, inflação entre outros. Mas se pensarmos que conseguimos garantir todos os postos de trabalho, parece-nos um dado muito positivo.

Qual é o papel que a Safetykleen poderá assumir no mercado em Portugal atualmente, de forma a contribuir para o fortalecimento da recuperação económica do país?
Estamos agora a contratar mais profissionais e esperamos investir de forma significativa nos próximos anos, em pessoas como em ativos, penso ser uma boa forma de ajudar e contribuir para a economia Nacional.

Após ter alcançado a liderança no seu setor em todos os países onde atua, quais diria que são agora as próximas metas e desafios da marca a médio e longo prazo?
Diria que temos de olhar para o crescimento orgânico dos países onde estamos presentes, e inorgânico nos países onde não estamos, mas pretendemos estar. Existe, no entanto, um dado determinante, nos países onde somos líderes, mais de 70% do mercado potencial continua por explorar, é aí que devemos focar atividade no curto prazo.

A terminar, gostaria de deixar uma mensagem aos leitores e clientes da Safetykleen, de forma a celebrar este 33° aniversário?
Muitos deles são seguramente nossos clientes, aproveito para lhes agradecer a confiança. Todos aqueles que já ouviram falar de nós, mas não nos conhecem, liguem-nos, perguntem-nos como e o que fazemos, seguramente podemos construir um Planeta mais limpo e seguro.