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O futuro da tecnologia na visão da Crossjoin

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O futuro da tecnologia na visão da Crossjoin

O objetivo da Crossjoin passa por tornar-se líder a nível global, oferecendo soluções inovadoras de forma a otimizar os sistemas digitais, quais considera que são as características fundamentais da empresa?
A Crossjoin não tem concorrentes diretos. Atua em todos os setores do mercado. Tem um track acumulado durante mais de uma década, com referências e casos de sucesso, nas maiores organizações internacionais, entre outras: telecomunicações, banca, saúde e instituições governamentais. A Crossjoin distingue-se, com fortes competências humanas/técnicas, com os seus únicos e próprios aceleradores/ferramentas de diagnóstico e métodos sistemáticos de análise.
A nível internacional, a Crossjoin tem conquistado de forma notória um elevado contributo na aplicação dos seus métodos, sobretudo com a colaboração e liderança em projetos que envolvam Cloud Computing e Transformações Digitais.
Se o driver é resolver um problema de disponibilidade do serviço, lentidão ou ameaça devido a falhas de segurança técnica ao nível de infraestrutura, sistemas de base, repositório de dados, redes, aplicações ou integração de sistemas, e é necessária uma resposta imediata ou num espaço de tempo relativamente curto, a Crossjoin é a empresa especializada que melhores condições tem para aplicar o método analítico dos dados existente e endereçar este desafio.

A Crossjoin tem como missão implementar a tecnologia em praticamente todo o tipo de negócios, de forma a facilitá-los. Quais são as maiores dificuldades que encontra nesse sentido? Acha que ainda está longe de conseguir esse feito?Quando a Crossjoin ou o nosso cliente não são detentores do ônus de implementação ou manutenção dos sistemas alvos de otimização, existem sempre barreiras de acessos aos sistemas produtivos e implementação das nossas recomendações por parte de parceiros que trabalhem diretamente com os nossos clientes.
Contudo, o nosso princípio/espírito “Joiner” permite conquistar a confiança de todos os parceiros envolvidos e focar esforços num objetivo comum: a satisfação de um cliente comum.

A verdade é que a tecnologia é um universo que está em constante mutação, sendo cada vez mais uma necessidade no mundo profissional, tornando-se, assim, mais competitivo. De que forma é que a automatização robótica de processos, pode tornar mais eficiente os métodos de negócio nas empresas? Quais os maiores desafios com que se depara na competição com outros projetos?
Em linha com a nossa missão, a oferta de Automatização Robótica de Processos está a ser desenvolvida para que se possam agilizar as tarefas mais repetitivas que são feitas por humanos. Esta solução permitirá poupar muito tempo e ser utilizada para outras áreas dentro da organização nas quais seja possível acrescentar valor. Estima-se que 30% das tarefas que fazemos no dia a dia possam ser automatizadas, assim, é possível tornar os processos de negócio das empresas mais eficientes. Esta tecnologia não tem como objetivo substituir o papel desempenhado pelas pessoas, mas sim criar tempo para outras tarefas. O nosso objetivo é garantir que estas três dimensões trabalhem em sintonia para garantir uma solução ótima.

Focando agora na questão da facilidade em analisar currículos, por exemplo, considera crucial o fator poupança de custos e tempo, aquando da adesão a este processo por parte das empresas? A mentalidade dos CEO já está suficientemente avançada, no sentido de aceitarem que seja um robô a selecionar os candidatos?
Sim, está comprovado que a Automatização Robótica de Processos permite poupar tempo e custos às empresas. A nossa equipa preparou uma demonstração onde é possível perceber que com a aplicação de RPA num processo manual de análise de currículos que demore vários dias, este pode ser automatizado e passar a demorar apenas alguns minutos. Deste modo será percetível que o passo seguinte na transformação digital da sua organização seja crítico para conseguir acompanhar as alterações do mercado em que se enquadram. Esta nova área de aposta da nossa empresa enquadra-se na nossa visão e posiciona-se como parte fundamental do nosso futuro.

A Crossjoin detém também uma academia: a Crossmind. Um centro de excelência para quem está a integrar o mercado de trabalho. Com que expetativas é lançado este projeto? E, dada a situação atual de pandemia em que vivemos, como é realizado o processo de aprendizagem dos candidatos?
O projeto Crossmind Academy enquadra-se naquilo que é a visão da Crossjoin para o futuro. A nossa empresa é um centro de excelência e a nossa Academia permite que os jovens adquiram uma forte componente técnica e assimilem as nossas metodologias e organização, para encarar os desafios que encontramos com um espírito muito Crosser e Joiner. O processo de aprendizagem não foi impactado pela pandemia, continuamos a apostar na contratação de jovens recém-licenciados/recém-mestres em todas as universidades do nosso país. A nossa empresa adaptou-se rapidamente a um modelo híbrido, tanto em formato presencial, quando foi possível fazê-lo no nosso Pólo Tecnológico, como online. O facto de cada plano de aprendizagem ser feito à medida de cada um dos jovens talentos que se juntam a nós permite-nos ter uma abordagem focada no objetivo de uma rápida aprendizagem alinhada com os projetos e desafios que o mercado e o nossos clientes nos colocam.

Contam já com localização em Lisboa, Almada, Porto e Santiago do Chile, e o principal foco é continuar a expandir pelo país, de forma a implementar competências futuras nesta área onde ainda existem lacunas entre as necessidades do mercado e os licenciados. Quais são, para si, as que precisam de ser colmatadas? De que forma ainda é possível fazer uma transição digital no que toca a estas necessidades?
A Crossjoin tem feito uma aposta crescente naquilo que é a formação de novos talentos para integração na nossa empresa e para providenciar uma base de conhecimento tecnológico avançado, de modo para respondermos aos desafios com que somos confrontados diariamente. A nossa abordagem tem sido pró-ativa, junto das universidades e associações para que possamos realizar várias iniciativas que nos tem permitido acompanhar de perto o que é feito diariamente nos principais centros de formação nacionais. A proximidade do nosso Pólo Tecnológico em Almada e dos restantes espaços de trabalho das principais faculdades, permite atuar como centro de partilha de conhecimento. A aposta num modelo híbrido permite responder a algumas oportunidades que o mercado nos coloca, daí a aposta da nossa empresa em localizações estratégicas um pouco por todo o país e por outras geografias.

A Crossjoin é ainda pioneira no tipo de serviços que oferece. Quais são os projetos futuros? E qual considera que vai ser a evolução da transição digital em Portugal a médio e longo prazo?
A Crossjoin é líder de mercado na área de Performance e Otimização de Sistemas de Informação e para além disso, quer continuar o seu crescimento com a aposta em áreas que se continuarão a destacar no futuro como a Automatização Robótica de Processos, a área de Cloud e com o alargamento da nossa oferta na área de cibersegurança. A nossa aposta nestes serviços está a ser feita com os técnicos especialistas e com os jovens talentos que são formados diariamente na nossa Crossmind Academy. A Crossjoin estará sempre disponível para atuar em qualquer desafio técnico e tecnológico, de acordo com a nossa missão e visão para o futuro do país e do mundo.