Associação Nacional de Fibrose Quística marca presença na EDP Meia Maratona de Lisboa e Corrida Vodafone 10K

No âmbito do Dia Europeu da Fibrose Quística, que se assinala a 21 de novembro, a Associação Nacional de Fibrose Quística (ANFQ) acaba de lançar a segunda edição da campanha “Correr para Respirar”, incentivando quem quer participar na EDP Meia Maratona de Lisboa ou na Corrida Vodafone 10K, a correr pela #teamANFQ.

407

A EDP Meia Maratona de Lisboa e a Corrida Vodafone 10K realizam-se no dia 21 de novembro, partindo da Ponte 25 de Abril, com início às 10h20 e 10h55, respetivamente. Com a campanha “Correr para Respirar” e a criação desta equipa, a ANFQ promove, juntamente com a Maratona Clube de Portugal, um grande evento de angariação de fundos a favor da investigação científica na área da Fibrose Quística (FQ), através de parte do valor das inscrições.  A Associação espera alcançar o maior número de participantes possível, num esforço conjunto de divulgação da doença e das necessidades dos pacientes portugueses, promovendo igualmente a prática de exercício físico, tão importante na Fibrose Quística. Cada participante receberá uma t-shirt da Associação e um dorsal com o seu número de participação.

Parte do valor da inscrição será um contributo direto para a Associação, que pretende utilizar os fundos angariados em projetos de investigação científica, nomeadamente nas mutações mais raras que, infelizmente, ainda não têm resposta terapêutica inovadora. Este ano, a ANFQ conta com a participação especial de Sara Lima, designer portuguesa que vive com FQ, que idealizou e desenhou o logótipo do evento. As inscrições para as duas corridas estão abertas até dia 14 de novembro às 00h00 e são realizadas através do site da ANFQ, onde poderão ser consultadas todas as informações adicionais. A FQ afeta mais de 90.000 pessoas em todo o mundo, aproximadamente 50.000 na Europa e cerca de 400 em Portugal. É uma doença hereditária rara que se manifesta, tipicamente, logo à nascença, afetando todos os órgãos que expressam a proteína CFTR, nomeadamente os sistemas respiratório e digestivo.

Venha correr pela #teamANFQ. Juntos, vamos Correr para Respirar!

Link das inscrições: http://www.anfq.pt/noticias/correrpararespirar2/