Início Atualidade Delegação brasileira do Ceará visita ZILS e Porto de Sines

Delegação brasileira do Ceará visita ZILS e Porto de Sines

0
Delegação brasileira do Ceará visita ZILS e Porto de Sines

A comitiva foi recebida por Isabel Caldeira Cardoso, Vice-Presidente da aicep Global Parques, entidade gestora da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS) e por José Luís Cacho, Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).

A visita da Delegação Brasileira ao complexo de Sines enquadra-se numa perspetiva de fortalecimento do relacionamento comercial com especial foco nos setores da energia, logística e digital. No Sines Tech – Innovation and Data Center Hub, localizado na ZILS, está instalada a estação de amarração do cabo submarino de fibra ótica da EllaLink, que liga a Europa à América Latina, na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará. Com efeito, Fortaleza representa um dos maiores hubs de cabos submarinos de fibra ótica do mundo, contando já com de 16 cabos em operação e dois novos cabos até final do ano. O investimento na Estação de Amarração do Cabo EllaLink (Europa – América do Sul), representou um investimento global de 150M€, tendo mais cabos para a Europa e a América em perspetiva. Para o Sines Tech está ainda previsto um investimento de 3,4 mil milhões de euros num centro de dados de última geração, o Start – Sines Transatlantic Renewable & Technology Campus, parte do mais vasto projeto Sines 4.0. No campo da energia, serão também discutidos projetos em desenvolvimento na produção de hidrogénio do complexo portuário, industrial e logístico de Sines e do complexo Portuário e industrial do Porto do Pecém.

A visita ao Porto de Sines permitirá dar a conhecer os projetos em curso para aumento da capacidade do terminal de contentores, que conta já com ligações regulares a vários portos brasileiros, assim como os detalhes do concurso para a concessão do Terminal Multipurpose vocacionado para a movimentação de granéis sólidos, nomeadamente agroalimentares, contentores e cargas de projeto. O Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines, que agrega a Autoridade Portuária de Sines e a aicep Global Parques, gestora da ZILS, tem ativamente promovido Sines enquanto localização privilegiada para a criação de um hub logístico para o agronegócio, posicionando-se como a porta de entrada às frutas, carnes, cereais e grãos brasileiros no mercado europeu, bem como para impulsionar as exportações de produtos agroalimentares portugueses e espanhóis para o Mercosul.

Sobre a aicep Global Parques

 A aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A., é especialista na gestão de parques industriais e em soluções de localização empresarial. O seu foco é garantir condições de captação e acompanhamento da instalação de projetos de investimento nacional e estrangeiro, nomeadamente através do Portugal Site Selection e da Associação Portuguesa de Parques Empresariais. O Portugal Site Selection é uma plataforma com base em sistemas de informação geográfica que está disponível gratuitamente na web e identifica soluções de localização em Portugal em função dos requisitos de determinado projeto: https://www.portugalsiteselection.pt/. A aicep Global Parques gere a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, a maior área de localização empresarial do país, com clara vocação intercontinental e com fácil e rápido acesso a vias de comunicação nacionais e internacionais devido à integração com o Porto de Sines. Dispõe de 2.375ha de áreas vocacionadas para atividades industriais, logísticas e de serviços, incluindo no seu perímetro três verticais principais: a “ZAL Sines – Zona de Atividades Logísticas”; a “Energia Sul” e o “Sines Tech – Innovation & Data Center Hub”. A ZAL Sines – Zona de Atividades Logísticas é uma área de 269ha contígua ao Porto de Sines, junto ao TMS – Terminal Multiusos de Sines, ao atual TCS – Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) – e ao planeado 2º TCS (Terminal Vasco da Gama). A “Energia Sul” congrega as gerações e indústrias energéticas, refinadoras, petroquímicas e química em presença, expansão e transição energética, com foco nos gases renováveis, descarbonização e circularidade industrial. O Sines Tech – Innovation & Data Center Hub afirma-se como uma localização de excelência para telecomunicações na ZILS, estações de amarração de cabos submarinos e centros de dados.

Sobre a APS — Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A

A APS é a entidade responsável por assegurar o exercício das competências necessárias ao regular funcionamento do Porto de Sines e dos Portos comerciais de Faro e de Portimão nos seus múltiplos aspetos. O Porto de Sines é um porto de águas profundas, líder nacional na quantidade de mercadorias movimentadas e apresenta condições naturais ímpares na costa portuguesa para acolher todos os tipos de navios. Dotado de modernos terminais especializados, pode movimentar os diferentes tipos de mercadorias, está aberto ao mar e conta com excelentes acessibilidades marítimas sem constrangimentos. É o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geofísicas têm contribuído para a sua consolidação como ativo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.