Início Atualidade KuantoKusta: Lojas do marketplace vão duplicar faturação em 2022

KuantoKusta: Lojas do marketplace vão duplicar faturação em 2022

0
KuantoKusta: Lojas do marketplace vão duplicar faturação em 2022

“Estes números resultam, não só da invasão de novos consumidores no e-commerce, mas também da chegada de cada vez mais lojas e comerciantes ao online. Contamos hoje com um catálogo de cerca de 2M de produtos ativos no site”, explica Paulo Pimenta, CEO do KK. “O impacto da pandemia no comércio online está estabelecido e dificilmente voltará a valores pré-2020”, acrescenta.

Para muitas lojas tradicionais, os marketplaces garantiram a sua sobrevivência e permitiram enfrentar as limitações impostas pela pandemia. O KK teve um crescimento de 30% no número de comerciantes presentes no marketplace entre janeiro e outubro deste ano, totalizando mais de 90 lojas parceiras a operar a todo o vapor.

De notar que a digitalização, a pandemia, e a aproximação dos mercados garante que 10% das lojas presentes no marketplace do KK sejam internacionais, na sua maioria espanholas. Paulo Pimenta adianta que está prevista uma expansão significativa no mercado além-Península Ibérica já no próximo ano, para o qual há investimento em capital humano, nomeadamente através da contratação de novos profissionais para a sua equipa comercial, que permita atingir outras geografias no mercado europeu.

KK quer democratizar a Black Friday

Este ano, no seguimento do crescimento registado, o comparador de preços conta superar a barreira dos 8 milhões de visitas durante o mês da Black Friday quer continuar a apostar na democratização do comércio online.

“Queremos ser uma montra gigante para o consumidor e impulsionar as vendas das nossas lojas parceiras, das maiores às mais pequenas”, explica Paulo Pimenta. “Nesta época pode ser difícil para o cliente chegar, de forma orgânica, a todas as lojas e os grandes players acabam por ter toda a visibilidade. Estamos a contrariar esta hegemonia”.

As lojas presentes no marketplace do KK, para além de apostarem em mais um canal de vendas com grande visibilidade, usufruem também do acompanhamento personalizado de profissionais do e-commerce. O KK disponibiliza um account manager às lojas parceiras e apoia todo o processo de atendimento e ajuda ao cliente, mecanismos essenciais para a presença no comércio digital e que seriam de complexa implementação e gestão para pequenas lojas sem apoio profissional.

“Atrás do sucesso de vendas do KK estão mais de 80 colaboradores das mais diversas áreas (IT, Marketing, Comercial, Design) a trabalhar diariamente para os nossos parceiros”, explica o CEO do KK. “Ao vender diretamente no nosso marketplace todo o processo de atendimento e ajuda ao cliente será feito por nós”.

O KK assume ainda que, dando continuidade à expansão do marketplace, um dos seus objetivos para os próximos dois anos é, também, “alcançar lojas chave que permitam ampliar o catálogo em categorias de produtos que ainda não têm tanta tração no marketplace, como as de auto e moto, e de gastronomia e vinhos”.