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A Digitalização e a Inovação em prol do Cliente

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A Digitalização e a Inovação em prol do Cliente

A Finpartner é uma empresa de contabilidade que se dedica a prestar serviços personalizados a cada cliente nas mais diversas áreas onde atua: contabilidade, assessoria, consultoria, entre outros. A celebrar 15 anos de história, como nos descreve a evolução da marca em Portugal e além-fronteiras?
A Finpartner evoluiu bastante em 15 anos de existência, e esse desenvolvimento fez-se notar em várias áreas. Nomeadamente, na consolidação e expansão da carteira de clientes das mais diversas nacionalidades. Na diversificação dos serviços que prestamos deixando de ser o típico gabinete de contabilidade, que faz registos contabilísticos e responde a obrigações fiscais, e passando a ser visto pelos nossos clientes como um parceiro de negócios. A própria equipa sofreu grandes evoluções desde a organização do trabalho ao reforço de profissionais que integram as nossas equipas com as mais diversas formações e com a capacidade de falar várias línguas.
Sem dúvida que tem sido um percurso desafiante, mas muito recompensador porque com cada conquista que conseguimos alcançar abrimos portas para mais oportunidades a explorar, e é isso que tem acontecido nestes últimos anos, em que a nossa aposta na tecnologia foi reforçada e em que obtivemos a certificação de qualidade ISO 9001 dos nossos serviços de contabilidade e processamento salarial.
Todas estas conquistas alcançadas reforçaram a nossa imagem junto dos nossos clientes e parceiros e consequentemente projetaram a nossa marca a nível nacional e internacional.

Assumem-se como uma entidade que se “distingue das restantes pelo conceito diferenciado de proximidade ao cliente aliado à utilização de novas tecnologias e a uma equipa jovem e comprometida”. Para melhor compreender, que características diferenciam a Finpartner? Como nos pode aprofundar os serviços que empregam?
A Finpartner distingue-se pelo conceito de proximidade com os clientes, é um dos valores que temos mais presente na nossa cultura organizacional. O serviço que prestamos não pode ser igual para todos e tem de ser adaptado à realidade e necessidades de cada um, e é por isso que trabalhamos todos os dias para fazer a diferença junto dos nossos clientes.
Para isso, contamos com as nossas equipas de profissionais que tem um papel crucial em conseguir entender e responder às especificidades de cada cliente, a isso aliamos desenvolvimentos tecnológicos que tem como principal objetivo eliminar as tarefas repetitivas e consumidoras de tempo para nos focarmos naquilo que realmente interessa que é apoiar os nossos clientes nos seus negócios e investimentos. Tiramos partido também das novas tecnologias para criar canais alternativos de comunicação com os nossos clientes de forma a estarmos mais próximos e acessíveis.

Sabemos que ambicionam ser uma referência a nível nacional e internacional, atuando tanto para empresas como individuais. Podemos, assim, afirmar que estes 15 anos de experiência, combinados com esta diversidade de clientes e serviços, é o que permite à Finpartner conseguir responder dos mais simples aos mais complexos desafios?
Efetivamente, o percurso que trilhámos até agora permitiu-nos ter contacto com as mais diversas realidades, não só em termos setoriais de áreas de negócio dos nossos clientes, mas também culturais no que toca à fiscalidade e contabilidade praticada em outros países, o que nos dá um know-how que nos permite agarrar novos desafios e superá-los.
Não somos ingénuos ao ponto de pensar que sabemos tudo, nem pouco mais ou menos, até porque na nossa área de atuação isso seria impossível pois existem alterações constantes que nos obrigam a estar em permanente aprendizagem para poder responder da melhor maneira aos novos desafios que vão aparecendo. Contudo, acreditamos que temos uma base sólida que nos permite avançar e explorar novas áreas e como consequência deparamo-nos com novas oportunidades de expansão dos nossos serviços.

São uma marca cujos valores impulsionam um trabalho mais eficiente e pró-ativo. De que valores estamos a falar? De que forma estes contribuem para um bom posicionamento da marca no setor onde atua?
Os nossos valores assentam no trabalho de equipa, o que nos permite seguramente sermos mais eficientes e pró-ativos, bem como na qualidade do serviço que prestamos que é pautado pelo rigor e qualidade que empregamos em cada tarefa que desempenhamos.
O trabalho de equipa é essencial no nosso dia a dia, por termos profissionais com diversas áreas de formação e experiência, a troca de conhecimento enriquece o nosso trabalho, aliado ao facto da proatividade que demonstram, permite-nos estar em constante evolução e descoberta de novas formas de nos destacarmos como um elemento relevante na gestão dos negócios e investimentos dos nossos clientes.
A qualidade do serviço que prestamos permite-nos fortalecer a nossa posição no mercado em que atuamos, o facto de termos obtido a certificação de qualidade ISO 9001 obriga-nos a promover e procurar uma melhoria continua. Sem dúvida que a certificação é importante para nós, mas mais do que o “carimbo” o que realmente nos interessa é todo o processo que está por trás e que nos ajudou a atingir este objetivo. Pois são os processos internos criados e a organização e estruturação do trabalho que permite que o serviço que prestamos tenha uma qualidade, percecionada pelos nossos clientes, superior à que tínhamos no início deste percurso.
Acreditamos, que estes dois fatores aliados, permitem-nos ser diferenciadores no mercado que atuamos.

A transformação digital é hoje – e cada vez mais – um desígnio nacional que engloba todas as vertentes empresariais, estando por isso incluído o setor da contabilidade. Quão fundamental tem sido para a Finpartner assumir e consolidar a sua posição no mercado no sentido da digitalização? O que mudou?
Decididamente que a digitalização e a tecnologia são fundamentais no presente e serão imprescindíveis no futuro de uma forma transversal a todas as áreas de negócio.
Na Finpartner, esse salto trouxe-nos um mar de oportunidades, tal como referi anteriormente, o nosso primeiro target foi substituir tarefas rotineiras e consumidoras de tempo que muitas vezes não tem qualquer valor percecionado pelos nossos clientes por robots, o que permitiu que os nossos profissionais tivessem mais tempo para se focar em temas que fazem a diferença na realidade dos clientes. O nosso segundo passo passou por reforçar a validação do nosso trabalho, realizado por cada um dos nossos profissionais, de forma a detetar erros atempadamente, também isto através de automatismos tecnológicos, o que aumentou sem dúvida o rigor do nosso serviço. E mais recentemente criamos ferramentas que nos permitissem estar mais acessíveis e próximos dos nossos clientes como é o exemplo da nossa APP.
Seguramente que os desenvolvimentos que já criámos, permitiram-nos estar mais próximos do cliente, termos um papel mais relevante e analítico junto deles, através da apresentação de soluções e incentivos ou da deteção e prevenção de eventuais contingências nos seus negócios e investimentos.
A pandemia da COVID-19, acabou por acelerar esta necessidade, pois o distanciamento físico obrigou-nos a procurar mecanismos alternativos de trabalho e comunicação. A verdade é que a pandemia acabou por nos oferecer diferentes perspetivas do nosso papel e do trabalho que desempenhamos e como desempenhamos. A digitalização documental foi fundamental, pois tipicamente a contabilidade é sinónimo de documentação física e termos sido capaz de ultrapassar esta limitação acabou por nos abrir portas a uma nova forma de trabalhar e de apresentar o nosso trabalho aos clientes.

Sendo transversal a todas as áreas de atividade, a transformação digital trouxe consigo inúmeras vantagens. Na área da contabilidade, qual é a relação que existe entre um serviço bem-sucedido, eficiente e competitivo e a digitalização?
A tecnologia, é imprescindível em todos os aspetos da nossa vida, e com ela vieram várias exigências que nós como consumidores damos como garantidos sempre que a utilizamos, nomeadamente no que toca à colocação da informação de uma forma tempestiva e acessível a qualquer altura de forma fácil e rápida.
A digitalização e os desenvolvimentos tecnológicos de uma forma geral permitem-nos ser mais competitivos e eficientes e na área da contabilidade e da consultoria, acaba por ter um papel fundamental, pois os clientes ao terem informação das suas empresas e investimentos de uma forma rápida permite-lhes tomar decisões com base em informação atual e fiável. No meu ponto de vista o paradigma de o contabilista ser a pessoa que insere informação no sistema e responde a obrigações fiscais tem de mudar, a tecnologia e a digitalização aplicada à nossa área de atuação é um dos passos importantes para que essa mudança tenha lugar.
Na Finpartner é isso que procuramos, usar as ferramentas tecnológicas para nos tornarmos mais eficientes e competitivos de forma a que os nossos clientes beneficiem de um serviço diferenciador e de qualidade.

No «reverso da moeda», considera que a contabilidade enfrenta efetivamente um grande desafio para se adaptar às novas necessidades tecnológicas das empresas? De que forma? Ainda assim, quão legítimo é afirmar que é uma oportunidade vantajosa para os profissionais da área se diferenciarem?
Qualquer mudança, seja ela qual for, apresenta riscos e desafios acrescidos.
A área da contabilidade, não é modernizada há muito tempo e ainda persiste a ideia do contabilista como uma personagem cinzenta muito sobrecarregada e que cujo trabalho se limita ao cumprimento de obrigações fiscais. Está na altura dessa imagem ser revertida e a tecnologia é sem dúvida uma forma de o fazer, modernizar e dar valor ao trabalho desempenhado pelos profissionais desta área e que é crucial para a manutenção do tecido empresarial de qualquer país.
Sem dúvida que esta transição nos faz deparar com alguns entraves, nomeadamente no que toca à comunicação com diferentes entidades do estado, cujos sistemas informáticos estão em diferentes graus de desenvolvimento e nem sempre funcionam adequadamente. A digitalização também obriga a custos acrescidos no que toca à proteção da informação. No nosso setor trabalhamos com muita informação confidencial e o facto de aderirmos à digitalização da mesma, significa que temos de ter sistemas de segurança melhores e mais eficazes para salvaguardar o nosso trabalho e o dos nossos clientes.
Apesar de tudo isso, a tecnologia é o futuro, as empresas que não se começarem a preparar para tal terão um grave problema que poderá colocar em causa a sua sobrevivência.

Por fim, observando tudo o que já foi alcançado até à data em todos os países onde a Finpartner atua, quais diria que são as próximas metas a cumprir e projetos a desenvolver?
As próximas metas que temos passam por continuar a consolidação das nossas áreas chaves, continuando a certificação de qualidade das mesmas. Manter e reforçar o investimento e desenvolvimento na área tecnológica explorando e criando novos mecanismos que aportem valor aos nossos serviços.
Queremos igualmente apostar na transição verde, melhorando o nosso arquivo digital e eliminar ao máximo o uso de papel. Para além de tudo isso a internacionalização da marca continua a ser um dos nossos maiores objetivos pelo que continuaremos a trabalhar nesse sentido.