Com origem familiar na beira baixa de Portugal, a Garcias começou o seu percurso a comercializar produtos alimentares. Apesar do sucesso na palma das mãos, rapidamente os Fundadores perceberam que o caminho teria de ser mais competitivo e inovador: nos anos 90 a marca estava mais do que preparada para comercializar garrafas de vinho e de bebidas espirituosas em parceria com as principais empresas deste setor que, à época, estavam no auge do seu negócio. Em 2010, com sede em Alverca e com escritórios da área comercial espalhados pelo país, a Garcias muda-se para Alcochete – onde se encontra atualmente – para melhor responder às inúmeras solicitações diárias. Foi precisamente nesse ano que Filipa Garcia se junta ao negócio e tira partido da sua licenciatura em Gestão pela Universidade Católica Portuguesa e do seu mestrado em Estratégia e Empreendedorismo. Apesar da crise económica que se vivia neste período de tempo, Arnaldo e Filipa Garcia descobriram em si uma equipa de sucesso, com visão para o futuro. A expansão geográfica começou, assim, abrindo uma delegação na Madeira – sendo a mais antiga da marca. Atualmente, com sete lojas e seis bases logísticas, a Garcias é uma referência no seu setor, com um assinalável portefólio de produtos que faz chegar diariamente através da sua equipa de vendas e distribuição, a todo o território nacional.
Uma estratégia diferenciadora
Ao longo de todos estes anos de história, os Fundadores e os atuais Acionistas souberam aproveitar cada oportunidade para posicionar a Garcias no mercado – mas não é sorte, é agilidade. Com uma capacidade extraordinária de olhar além dos horizontes, a marca destaca-se em várias frentes no mercado por inúmeros motivos, tal como Filipa Garcia assume: “Temos uma cultura enraizada muito própria, com valores absolutamente fundamentais, como a força de vontade, dedicação e espírito de sacrifício. Posso afirmar com todo o orgulho que temos uma equipa de 60 comerciais sendo que, a maior parte deles, está há mais de dez anos connosco. É geral, todos olham para este projeto como uma família”. Além disso, a «lei» da proximidade é seriamente assegurada pela Garcias, não somente com os colaboradores, mas também com os clientes e o próprio terreno. Apesar da sua larga magnitude geográfica, a marca prima pela contiguidade de todos os que a rodeiam. Tendo 2019 como «o melhor ano de sempre» da faturação, apesar da pandemia que (ainda) atravessamos – entre os naturais dissabores desta problemática – a Garcias recuperou e está atualmente a ganhar novamente o seu espaço no mercado. “Nos últimos anos temos construído uma base financeira sustentável e conseguimos ultrapassar com resiliência a crise pandémica devido a esse facto. É, obviamente, uma alavanca muito positiva para o sucesso de todo o negócio”, afirma a nossa entrevistada.
A importância da inovação: a nova imagem da Garcias
É de conhecimento geral que a inovação faz (e tem de fazer) parte da evolução de qualquer marca. Na Garcias, “temos inovação a nível do produto. Durante muitos anos cheguei a ir com o meu pai a feiras internacionais em que detetámos produtos que não existem cá, mas que achámos que faz sentido implementar no nosso mercado. Os nossos catálogos são sempre muito completos e mais, tanto vendemos a negócios pequenos, como a vários de grande dimensão. O nosso portefólio é alargado em todos os sentidos, a vários tipos de clientes”, sustenta Filipa Garcia, acrescentando ainda que “acabamos por conhecer muitos sítios diferentes o que é enriquecedor no sentido de podermos e conseguirmos dar continuidade a todos os projetos”. Foi precisamente através deste know-how – que a Administradora da Garcias considera impagável – que a marca tem vindo a trilhar um caminho repleto de vitórias sucessivas. Importa ainda referir que, para celebrar o 40º aniversário, foi desenvolvido um rebranding da marca de modo a impulsionar a cada vez mais importante imagem digital. “As vendas online foram reforçadas com a pandemia, por nisso teríamos claramente de reforçar a nossa imagem também. Logo em 2020, no primeiro confinamento, sentimos essa dinâmica muito mais alargada”. Admite a nossa interlocutora. Numa ótica de coexistência, apesar das vendas online terem sido fortemente impulsionadas pela pandemia, a Garcias confessa que, na sua perspetiva, nada substitui o aconselhamento de ir a uma garrafeira comprar um produto específico. Assim, ambas as vertentes (o presencial e o online) continuarão ativos e reforçados.
Celebrar 40 anos de conquistas com os olhos postos no futuro
A desenvolver-se constantemente há quatro décadas, a Garcias é um player que se destaca, não só pela sua capacidade de alargar horizontes, como de os «alargar» acompanhando as transformações da sociedade e do mercado. Assim, e olhando para o vindouro, “a nível de Portugal Continental temos a nossa sede e armazém em Alcochete, uma delegação a sul, no Algarve e, portanto, o passo seguinte será obviamente conquistar o norte”, confessa a nossa entrevistada. O objetivo mais próximo é, claro está, conquistar o país no seu todo, reforçando as suas sete lojas e aumentando, ainda sem data prevista, este número. Com o ano de 2022 à porta, “vamos analisar e compreender o mercado onde estamos inseridos, sendo cautelosos, para não darmos passos em falso e avançarmos com as certezas que precisamos. Temos muitos projetos em vista sendo que, abrir uma loja em Lisboa é algo que nos faz todo o sentido, apesar de ainda não ter surgido essa oportunidade”. Planos e projetos para o futuro a curto e médio e prazo não faltam, mas, para já, é tempo de celebrar os 40 admiráveis anos que compõem a história da empresa. “Temos uma base de mais de 15 mil clientes ativos e todos eles de setores diferenciados, como restaurantes, feiras, discotecas, supermercados, entre outros. Gostaria de dizer a todos eles que, daqui para a frente, vamos continuar a fazer o máximo para durar 40 ou mais anos, trazendo novidades para o mercado que façam sentido. Podem continuar a confiar em nós porque estamos em força e vamos seguir o nosso caminho com uma visão ainda mais redobrada. Muito obrigada a todos por juntos, construímos a Garcias de hoje”, termina Filipa Garcia.