Início Atualidade “A inovação está no centro da nossa estratégia de desenvolvimento e faz parte do nosso ADN”

“A inovação está no centro da nossa estratégia de desenvolvimento e faz parte do nosso ADN”

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“A inovação está no centro da nossa estratégia de desenvolvimento e faz parte do nosso ADN”

A WEALINS é uma companhia com experiência e know-how pan-europeu no desenvolvimento de soluções de seguros de vida e capitalização além-fronteiras, presente em nove mercados europeus. A celebrar quase 30 anos de história e sendo um dos principais atores no setor dos seguros de vida no Luxemburgo, como descreve a sua evolução no setor? Que características tem e que a diferenciam das restantes?
A evolução da WEALINS no setor de seguros tem sido muito positiva e uma história de sucesso. Nos últimos anos a companhia tem vindo a aumentar a sua quota nos vários mercados onde está presente, sendo inclusive líder de mercado em alguns deles. Apesar de 2020 ter sido um ano atípico, marcado pela crise da COVID-19, a WEALINS registou um crescimento de quase 70% em relação a 2019, com uma produção de 1.7 mil milhões de euros. E posso adiantar que que 2021 está a ser um ano muito positivo. A WEALINS tem várias características que a diferencia das demais, mas considero que as mais importantes são o facto de pertencemos a um grupo sólido, um ADN único, que conta com quase 100 anos de existência e um rácio de solvência superior a 200% – o Grupo Foyer-, termos como um dos nossos pilares a manutenção de um serviço de excelência para nossos parceiros e clientes e flexibilidade e poder de adaptação às mudanças no setor.

As soluções WEALINS são oferecidas a clientes com residência na Bélgica, Espanha, Finlândia, França, Itália, Noruega, Portugal, Suécia, e claro, no Luxemburgo, – onde se situa a sede. Centrando-se no Luxemburgo, qual é a importância de, no que diz respeito à qualidade de vida dos residentes, usufruírem de estabilidade política, económica e social? Quais são as soluções e vantagens que a WEALINS é capaz de oferecer como um jogador puro luxemburguês?
A WEALINS é uma empresa especializada no desenvolvimento de seguros de vida e soluções de capitalização à medida. Somos um jogador puro luxemburguês principalmente porque pertencemos ao Grupo Foyer, o primeiro grupo privado no Luxemburgo, líder histórico do mercado de seguros local desde 1922, independente de qualquer instituição financeira internacional. Para a WEALINS, a vantagem é que temos um acionista familiar, estável e independente. De um modo geral, o Luxemburgo é reconhecido pela sua exemplar estabilidade política, económica e social (rating AAA, bem como crescimento constante acima da média europeia), uma cultura de estabilidade que tranquiliza os investidores. Além disso, o contrato de seguro de vida luxemburguês oferecido pela WEALINS oferece múltiplas vantagens, incluindo: o regime de proteção do tomador do seguro mais forte na Europa (com o triângulo de segurança), acesso a uma ampla gama de ativos subjacentes e neutralidade fiscal.

É uma companhia que procura inovar as suas soluções sem nunca descurar da sustentabilidade, aderindo assim à Estratégia de Responsabilidade Social e Corporativa (CSR). Sendo o Luxemburgo um país orientado para o futuro da inovação e finanças sustentáveis, considera que são precisamente estas questões da inovação e sustentabilidade que fazem da WEALINS uma empresa líder no seu setor? De que forma?
Estamos atentos às tendências do mercado e às necessidades dos nossos parceiros e clientes. Inovação e finanças sustentáveis são, de facto, duas tendências que estão a atrair grande interesse. O Grupo Foyer e o WEALINS sempre adotaram uma abordagem de CSR e os funcionários são envolvidos por meio de grupos de trabalho dedicados. O Grupo Foyer obteve recentemente o selo ESR (Empresa Socialmente Responsável) emitido pelo INDR (Instituto Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social Corporativa). O nosso próximo desafio nesta área será encontrar forma de combinar as preferências ESG (Ambiental, Social e de Governança) dos nossos clientes individuais com uma forte convicção corporativa, bem como o desenvolvimento de critérios ESG.

Sendo uma companhia que se concentra numa abordagem de parcerias exclusivas e que oferece soluções de seguros de vida, quais são os maiores desafios que enfrenta quando tem a sua sede num país como o Luxemburgo? Com o aumento da competitividade, que lacunas ainda têm de ser preenchidas para continuar no caminho traçado até agora?
Na verdade, operamos a partir do Luxemburgo. As nossas equipas são multilíngues e multidisciplinares, o que nos permite capitalizar sinergias de competências e conhecimentos (financeiro, jurídico, planejamento patrimonial, comercial, suporte de vendas, back office) em todos os nossos mercados. O nosso entendimento das especificidades de cada mercado em que atuamos permite-nos apoiar cada parceiro e os seus clientes da melhor forma possível. Somos reconhecidos pela nossa excelência operacional e os nossos parceiros reconhecem a agilidade e o profissionalismo das nossas equipas. É uma mais-valia real em relação aos nossos principais concorrentes. Desenvolvemos com os nossos parceiros uma relação de confiança que nos permite compreender e responder perfeitamente às suas preocupações. O ano de 2020 poderia ter questionado essa abordagem de parceria com a crise Covid-19. Na realidade, conseguimos adaptar-nos rapidamente, por exemplo, implementando novos procedimentos e adotando novas ferramentas digitais, para nos mantermos próximos dos nossos parceiros. Em tempos de incertezas como o de 2020, os nossos parceiros têm conseguido recorrer às companhias em que mais confiam. Tivemos assim um ano recorde em 2020 em termos de prémios cobrados, nomeadamente pela fidelização dos nossos parceiros, mas também pela flexibilidade e adaptabilidade que temos demonstrado. O desafio agora (que estamos a assumir) é manter esta qualidade de serviço no dia a dia.

O Luxemburgo é reconhecido como o primeiro centro de distribuição transfronteiriço de seguros de vida na Europa. Graças à portabilidade dos contratos, a WEALINS apoia o cliente de acordo com as mudanças no seu ambiente familiar e situação profissional em vários países. Como é que funciona na prática?
Na realidade o serviço que oferecemos aos nossos parceiros e clientes, inclui apoiar um cliente que, por razões profissionais, pessoais ou familiares, tenha que alterar o seu país de residência. E para isso, a WEALINS trabalha com uma rede independente de especialistas por forma a que os nossos produtos estejam sempre em conformidade com a legislação do novo país de residência do cliente. A portabilidade do contrato de seguro de vida do Luxemburgo significa que o contrato pode acompanhar o tomador do seguro de cada vez que este se altere a sua residência. Na prática, sempre que um cliente já possua uma solução WEALINS contratada e decida mudar a sua residência fiscal, o nosso leque de serviços cobre exatamente a análise das eventuais alterações necessárias face à nova jurisdição, para que o produto contratado mantenha a sua classificação enquanto “seguro de vida”, totalmente adaptado como tal à lei vigente desse país, ou seja, com a blindagem necessária para tal.

Os contratos da companhia têm a particularidade de se adaptarem facilmente às restrições legais e fiscais aplicadas em cada país. É toda esta flexibilidade que a WEALINS oferece que dita a qualidade dos seus serviços, tornando-a, claro, num centro de excelência em seguros transfronteiriços?
Correto. Para além das nossas equipas internas de desenvolvimento de produtos, que estão sempre atentas às alterações fiscais, legislativas ou outras existentes quer a nível local nos mercados onde disponibilizamos soluções, quer a nível europeu, trabalhamos ainda com especialistas legais e fiscais que validam que todos os nossos produtos estão sempre de acordo com a legislação aplicável ao setor em que atuamos. Afinal não nos podemos esquecer que um seguro de vida é um produto a longo prazo e sendo a WEALINS uma companhia internacional que exerce atividade na Europa através da livre prestação de serviços, a conformidade à lei de todas as soluções que disponibilizamos é essencial para os nossos parceiros e clientes.

O Luxemburgo tem um mecanismo de “Triângulo de Segurança”, que oferece ao cliente um dos quadros de segurança mais sólidos da Europa. De que forma é que a companhia ajuda neste sentido? Quais os procedimentos?
As regras prudenciais em matéria de seguros de vida no Luxemburgo constituem um modelo de referência de segurança único na Europa. A supervisão do setor dos seguros é realizada pelo Commissariat Aux Assurances (CAA), a autoridade reguladora das companhias de seguros do Luxemburgo. O titular de um contrato de seguro de vida no Luxemburgo beneficia, graças ao quadro regulamentar específico luxemburguês, de uma tripla proteção: segregação dos ativos subjacentes mobiliários dos restantes ativos da companhia; controlo trimestral pelo CAA do equilíbrio entre as provisões técnicas e os ativos subjacentes;
o “Super-privilégio” em situação de incumprimento da companhia: o titular de uma apólice de seguro luxemburguesa é um credor privilegiado de primeiro grau destes ativos. O mecanismo de “Triângulo de Segurança” na realidade é uma convenção tripartida entre a companhia, o banco e o regulador (CAA). As companhias no Luxemburgo devem depositar os ativos subjacentes mobiliários numa instituição de crédito autorizada em conformidade com as condições estabelecidas pelo CAA. O depósito de títulos só pode ser efetuado após a assinatura e aprovação pelo CAA desta convenção tripartida. Esta convenção pretende atingir um triplo objetivo: em primeiro lugar, permite garantir que os depósitos de ativos subjacentes às provisões técnicas (Ativos Regulamentados) estão claramente segregados dos outros ativos da companhia de seguros (Ativos Livres). A convenção também permite assegurar que estes ativos não sejam onerados com quaisquer garantias, penhoras ou outros ónus que não as dos segurados. E por fim, em situação de incumprimento da Companhia, o CAA tem a possibilidade de proceder ao bloqueio das contas para proteger os direitos dos tomadores de apólices.

Que vantagens fiscais poderá um seguro de vida da WEALINS oferecer?
Exatamente as mesmas do que qualquer seguro de vida existente nos países onde disponibilizamos soluções. Embora os nossos seguros sejam seguros disponibilizados por uma companhia luxemburguesa, a WEALINS, respeita sempre a legislação tributária, bem como a lei aplicável ao setor dos seguros de vida do país onde o comercializamos. Por exemplo, um seguro de vida em Portugal pode beneficiar de tributação decrescente de acordo com a duração do contrato, previsto no Código do IRS (são excluídos da tributação um ou três quintos do rendimento, se o resgate, adiantamento, remição ou outra forma de antecipação de disponibilidade, bem como o vencimento, ocorrerem depois dos primeiros cinco ou oito anos de vigência do contrato). O nosso contrato de seguro dedicado ao mercado português (Wealins Life Portugal) beneficia exatamente do mesmo. Daí a importância de todos os nossos seguros estarem sempre em conformidade com a lei do país de residência do cliente.

Por que motivo é importante subscrever um seguro patrimonial num país como o Luxemburgo? Qual o valor acrescentado oferece a WEALINS?
São vários os motivos que levam um cliente a subscrever um contrato de seguro de vida no Luxemburgo. No entanto, considero que os principais são a segurança que o mecanismo do “triângulo de segurança” oferece aos investidores, o facto do Luxemburgo ser um dos poucos países de mundo que ainda mantém um rating AAA, a possibilidade de planear a sucessão através de um seguro de vida e claro as vantagens fiscais que este produto oferece. A apólice de seguro de vida é um instrumento perfeitamente adaptado às necessidades do planeamento do património e da sucessão. Para a WEALINS, é um instrumento que permite aos tomadores do seguro transmitir o seu património em segurança e de acordo com a sua vontade. A nossa mais-valia é o know-how com quase 30 anos de experiência a comercializar e desenvolver este tipo de solução, tal como a excelência do nosso serviço, reconhecida pelos nossos parceiros.

A tecnologia está plenamente enraizada na vida das pessoas e das empresas. Até que ponto é relevante acompanhar a inovação e a transição digital na área dos seguros de vida? Quais são as maiores mudanças que a empresa tem visto a este respeito?
A inovação está no centro da nossa estratégia de desenvolvimento e faz parte do nosso ADN. As equipas da WEALINS estão a desempenhar um papel ativo na nossa transformação digital e participam ativamente nos diferentes projetos de digitalização. A crise da Covid-19 em 2020 foi um verdadeiro facilitador da transformação digital no setor de seguros patrimoniais. No entanto, não esperámos pela crise para iniciar a nossa transformação digital, com o objetivo de atender às expectativas dos nossos parceiros e seus clientes que procuram uma oferta digital mais flexível. A nossa abordagem é simplificar o processo de assinatura, tendo sempre em consideração as necessidades específicas de cada cliente para o qual desenvolvemos soluções sob medida.

A terminar, que inovações e novos projetos estão a ser concebidos para o futuro de um setor cada vez mais inovador? Estará o Luxemburgo um passo à frente destas tendências?
A digitalização continuará a desempenhar um papel importante nos próximos anos. Na WEALINS, estamos atualmente a trabalhar na digitalização (subscrição e todas as operações online) dos nossos contratos de seguro em todos os mercados em que atuamos.