As Pessoas: O SEGREDO DO SUCESSO DA WHIRPOOL

A Whirpool tem, há mais de 100 anos, o consumidor no centro da sua estratégia, a par da inovação dos seus produtos e da missão que pretende alcançar: atingir zero emissões até 2030. Sandra Rodrigues, Head of Sales Portugal, uma referência na arte de liderar pessoas rumo à sua melhor versão, tem sido uma das chaves principais do sucesso e história deste grupo que apoia a igualdade e a diversidade. Saiba os motivos que cimentam esta ideia.

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Há mais de 100 anos que a Whirlpool proporciona uma experiência única, através de produtos que sentem e se adaptam às necessidades do consumidor. Sendo um grupo líder de mercado como nos pode descrever a evolução que o mesmo tem tido no mundo e, em particular, em Portugal?
O grupo Whirlpool apesar de ter o seu berço em Michigan, nos Estados Unidos, no ano de 1911, cedo cimentou a sua estratégia de penetração nos restantes continentes entrando na Europa pela aquisição do setor de grandes domésticos da marca Philips na década de 80, e, por conseguinte, também em Portugal. Durante vários anos o grupo foi adquirindo outras marcas e enriquecendo o portfólio de produtos para ter uma gama ampla que conseguisse abranger todos os tipos de consumidor do mercado, desde o mais trend, ao mais inovador e ao mais prático. Neste momento, do grupo em Portugal, fazem parte quatro marcas, Kitchen Aid, Whirlpool, Hotpoint e Indesit e a missão do grupo Whirlpool que é partilhado por todas estas marcas é uma, “oferecer tempo” aos nossos consumidores através de produtos que se adaptem às necessidades do seu dia a dia, para que possam aproveitar ao máximo cada minuto “Making the most of moments that matter”.

As gamas da Whirlpool apoiam os «sonhos» dos seus clientes através de tecnologia de ponta, características intuitivas e design elegante – o gosto pela estética de cada um é, em cada projeto, a inspiração. Assim, e tendo em conta as constantes transformações da sociedade, quão importante é focar na inovação? Acompanhar as tendências do mercado tem sido um verdadeiro mindset a seguir com rigor e persistência?
O nosso grupo tem o consumidor no centro da sua estratégia, e quer acima de tudo, corresponder às suas necessidades e preocupações, pelo que cada produto é desenvolvido tendo em conta esta realidade. Nos últimos anos temos assistido a uma maior preocupação por todos os temas ambientais, quer de poupança de recursos diária, mas também no que se refere à nossa pegada ambiental pela herança de planeta que deixamos às gerações vindouras, património de todos. Na verdade, esta é uma preocupação de longa data do nosso grupo, cada vez mais presente nos seus produtos, como é exemplo a nova gama Supreme Silence de máquinas de lavar roupa da marca Whirlpool lançada este ano que poupa água, energia, detergente, mas também é composta por mais de 87% de componentes que podem ser reciclados após o uso. Esta nossa preocupação ambiental, não se esgota nos produtos, mas inclui também todo o processo de fabricação, sendo a meta do nosso grupo atingir zero emissões até 2030.

Sabemos que, apesar de uma trajetória interrompida, a Whirlpool já faz parte da vida da Sandra Rodrigues há longos anos. Assim, como é para si, poder pertencer a uma marca com mais de dez décadas de história? O que a fez retomar este caminho?
Todos nós somos feitos de experiências e aprendizagens que nos enriquecem, e nos moldam enquanto pessoas, e todo o percurso e os lugares por onde passei foram determinantes para a minha carreira e quem sou hoje. A Whirlpool foi e continua a ser uma empresa com valores sólidos, como a igualdade e a diversidade, e que ouve e aprecia a opinião de todos e acredita acima de tudo no empreendedorismo de cada indivíduo, mas sempre inserido numa lógica de trabalho de equipa em que o que conta é a soma das partes. Eu acho que foi a admiração por esta filosofia, da qual partilho e me revejo e o forte sentido de união deste grupo que justifica esta retoma.

Enquanto Head of Sales Portugal, assume um cargo de liderança e de extrema responsabilidade. Ser líder implica, muitas vezes, guiar pessoas e ajudá-las no processo de se transformarem, enquanto profissionais, o melhor que podem ser. Neste sentido, para si, o que é mais gratificante na arte de liderar?
Acho que a frase que melhor me poderia definir é a de ser extremamente positiva, mas acima de tudo muito racional. Sempre acreditei no melhor do ser humano, e numa equipa é essencial perceber as qualidades e os pontos de melhoria de todos os elementos, valorizá-las, mas acima de tudo, fazê-las crescer no bom sentido para que se sintam parte essencial no grupo e reconhecidos no seu trabalho. Enquanto líderes de grupos tão heterogéneos temos que nos adaptar a cada elemento, sendo na forma de comunicar como de fazer crescer. Na verdade, todos somos diferentes, mas todos queremos ser ouvidos e respeitados e valorizados enquanto profissionais e acima de tudo pessoas.

A Whirlpool é, claramente, (re)conhecida pela qualidade dos seus produtos, mas não só. Os Recursos Humanos são também imensamente valorizados. Considera que este é também um forte impulsionador do sucesso do grupo? Tendo em conta a sua liderança, porque é tão importante preservar a equipa?
Diria que este é o verdadeiro segredo do nosso grupo, as pessoas. Somos uma empresa de pessoas para pessoas, com um grupo unido e resiliente que quer ganhar nos resultados, mas com honestidade e humildade, e isto está presente em todas as suas relações seja com clientes, fornecedores, parceiros, consumidores e concorrentes no dia-a-dia.

Apesar da evolução positiva do tema, a igualdade de género é – ainda nos dias de hoje – uma problemática discutida e que merece toda a atenção. No seio da Whirlpool e da sua equipa, de que forma se promove esta questão?
Sempre tentei ao máximo promover a igualdade de género durante a minha carreira profissional, sendo que faço parte atualmente do grupo Women’s Network que a nível Emea na Whirlpool acredita que fomentar oportunidades para as mulheres garantirem maior representação nos cargos de topo internacionais, ainda maioritariamente representados por homens, é essencial para o bem-estar do grupo devido à sua marcante inteligência emocional.

Assim, a voz das mulheres deve ser ouvida. Sendo mulher e uma profissional bem-sucedida, é um poderoso exemplo de que o género não é uma questão quando se trata de uma carreira de sucesso. Acredita que esta poderá ser uma das suas grandes missões, não só na Whirlpool como na sociedade? Em que medida?
Eu acho que o mais importante, é continuar a contribuir para a mudança do papel da mulher na nossa sociedade que se iniciou há décadas. As mulheres devem poder ter uma carreira de topo internacional, ser mães e construir uma família, sem ter que optar por uma das opções. Tudo tem haver com flexibilidade e criação de oportunidades nas empresas, mas acima de tudo com o acreditar que é possível pela própria mulher e também pelos líderes que as representam nas empresas.

Que mensagem lhe apraz deixar a todas as mulheres que, tal como a Sandra Rodrigues, gostariam de trilhar um caminho de sucesso e alcançar todos os sonhos e objetivos?
Acreditar sempre que é possível, ter confiança em nós mesmos enquanto pessoas e no que somos capazes, por mais que dificuldades que nos apareçam no caminho, pois são as dificuldades que nos fazem crescer. A confiança, no entanto, tem que estar sempre de mãos dadas com a humildade, e com a vontade de aprendermos até ao fim das nossas vidas e nos tornarmos cada vez melhores pessoas e profissionais.

Por fim, e sendo agora tempo de uma reflexão mais profunda, quais foram, para a Whirlpool, os pontos positivos deste ano que termina e que novidades podemos esperar para os meses que se avizinham? O que nos pode confidenciar?
Este ano foi um ano de consolidação em termos de estabilidade na equipa depois de algumas mudanças internas na organização que fizemos, e um ano em que conseguimos alcançar marcos importantes como foi o caso de atingirmos o melhor mês de sempre em vendas/resultado na história da Whirlpool em Portugal, apesar de todos as dificuldades de disponibilidade de stock que enfrentamos fruto das condicionantes internacionais. Para 2022, esperamos que apesar da instabilidade internacional em termos de custos de matérias primas, transporte, disponibilidade de componentes e incerteza económica em Portugal, continuemos a crescer em resultado interno, mas também ganhar cada vez mais espaço no coração dos consumidores e estimular o sell out através da gama e da inovação dos lançamentos, para reforçar a nossa liderança em volume e valor no nosso país.