Início Atualidade “Autoconhecimento, Humildade e Coragem são fundamentais para um Caminho de Sucesso”

“Autoconhecimento, Humildade e Coragem são fundamentais para um Caminho de Sucesso”

0
“Autoconhecimento, Humildade e Coragem são fundamentais para um Caminho de Sucesso”

Rita Rocha é empresária há duas décadas, mas foi apenas há quatro anos que consentiu, – pelas palavras de um amigo – que era o momento certo de investir naquilo com que sempre sonhou: o seu próprio negócio. Amante de viagens e da conexão natural que, com Portugal solidificou, foi em 2017 que deixou de olhar para o nosso país como um ótimo sítio para passar férias e lhe foi proporcionada uma visão muito mais além do expectável: fazer um investimento. “Comprei uma casa em Portugal, e o consultor imobiliário foi o meu primeiro cliente de consultoria e aconselhou-me a abrir uma empresa de investimento imobiliário. Eu segui o conselho dele e em sua homenagem criei a RR&NP, porque apesar de ele nunca ter sido sócio da empresa, eu achei que fazia sentido”, iniciou a nossa interlocutora. Já no final de 2019, com uma evolução exponencial no mercado, a fundadora quis efetivamente concretizar o desejo de viver em Portugal – não fosse ela uma aventureira nata. Isto porque, “depois de 20 anos a viver em África, e a trabalhar com 14 países, quis recomeçar em Portugal, por escolha própria: qualidade de vida, cenário profissional diferente e desafio”, sustenta. E como “quem sai aos seus não degenera”, o filho de Rita Rocha, tornou-se também sócio da RR&NP, e no mesmo ano começaram a planear o futuro promissor da marca em todos os ramos onde tinham know-how: petrolífero, consultoria imobiliária, gestão, marketing e análises de risco. Este seria efetivamente o core business da empresa que agora era familiar. O que acontece é que nem sempre as expetativas que depositamos no trabalho são correspondidas na altura que achamos ser a correta, e em 2020 – como todos sabemos – o mundo parou. Felizmente, o que não se esgotou foi a vontade de fazer mais e melhor, fruto de uma resiliência característica de Rita Rocha, que não baixou os braços e perante uma pandemia decidiu reestruturar o plano que estava alinhado. Hoje, orgulhosamente, afirma que “essa reestruturação fez com que a empresa crescesse 300% em 2020, o que é ótimo”.

O desafio da mulher enquanto líder

Já todos, enquanto crianças, respondemos à questão “o que queres ser quando cresceres?”. Ainda que muitos não tenham resposta, a nossa entrevistada sempre soube que ser empresária seria o seu caminho. “Sempre quis trabalhar com algo que me levasse para o mundo inteiro. Porque queria – e quero – viajar para todo o lado. Portanto sempre sonhei ter uma empresa que me possibilitasse isso”, garante. Muito se tem debatido acerca de uma problemática que a todos diz respeito, e que é, cada vez mais, merecedora de toda a atenção: a igualdade de género. Os séculos passam, mas o preconceito para com as mulheres que trilham uma carreira louvável, ainda prevalece. O que torna, a trajetória de Rita Rocha muito mais marcante, quem o garante que é a mesma, ao afirmar que “por ser mulher, todos estes desafios são ainda mais marcantes, e o mercado onde lidero é ainda visto como masculino”. No reverso da moeda, está o peso que este cargo tem, tanto dentro do seio de cada empresa, bem como nas relações externas da mesma. Enquanto líder, a nossa interlocutora defende que acima de tudo, este deve ser um servidor. E é precisamente por valores como esse que a sua liderança se rege, isto porque Rita Rocha gosta de “estar aberta para ouvir a equipa e a empatia é mesmo muito importante. Acima de líder sou, também, um ombro amigo. Preocuparmo-nos com o bem-estar do outro é fundamental”. E com todas as adversidades que um cargo com tamanha importância acarreta, a maior delas prende-se com a – difícil – conjugação da vida pessoal com a profissional. Será que é mesmo necessário descurar de uma em detrimento da outra? A CEO da RR&NP confessa que “hoje em dia já consigo gerir, antes era muito difícil. Quando não temos todos os lados da nossa vida em equilíbrio, algum lado vai ficar em decadência, e muitas vezes esse lado é o lado familiar, a vida pessoal ou a saúde”.

Quem é a Rita Rocha enquanto mulher e profissional?

Com uma trajetória de vida inspiradora e pautada por uma série de acontecimentos dignos, a nossa entrevistada assume-se como “uma apaixonada pela vida”. E acrescenta, “eu sou viva e muito intensa. Viciada em conhecimento. Já passei por muitas fases difíceis e tive que me reconstruir como mulher. Já me senti sozinha por ser empreendedora demais, porque algumas vezes, acreditei tanto no meu sonho que acabei por me esquecer que os restantes pilares da minha vida também existiam. O meu pilar social muitas vezes foi a minha pedra no sapato, porque eu queria ter tempo para ter mais qualidade de vida e uma melhor vida social, e eu não tinha porque fiz a escolha de vencer profissionalmente. Portanto, em algum momento da minha vida, eu entendi que o vencer não é apenas sobre ganhar dinheiro, e senti um despertar muito grande para saber mais sobre mim. Descobri-me uma mulher muito inteligente e comecei a educar-me para poder ser não só a Rita empreendedora, mas a Rita mulher. E isso é muito importante para a nossa qualidade de vida. Acabei por descobrir em mim uma mulher que não conhecia”.  Tendo como nome do meio “lutadora”, a nossa entrevistada aprendeu a dedicar parte dos seus dias a si mesma, e a encorajar outras mulheres a conseguirem com a clareza necessária, valorizar-se. Portanto, para todas as mulheres, que tal como a Rita Rocha desejam trilhar um caminho de sucesso rumo aos seus sonhos, o fator-chave é só um: autoconhecimento e muita coragem. “Gostava de dizer a todas que sejam conscientes, que se preparem para tudo na vida delas. Porque tudo está na nossa preparação para o sucesso. Saber ouvir também é muito importante, porque é a ouvir que aprendemos. Uma mulher que se conhece profundamente sabe quando é a hora de se sentar para ouvir, ou para falar. Autoconhecimento, humildade e coragem são fundamentais para um caminho de sucesso. Se hoje não der certo amanhã vamos arranjar forma de que dê. Até acertarmos, não vamos desistir. Porque a mulher não desiste”, sustenta. Para finalizar, a nossa interlocutora quis ainda deixar uma mensagem de força para o público feminino que a lê: “há algo muito importante que todas as mulheres devem ter consciência: o amor próprio. O amor sem dependência, o amor que ama o corpo da forma que ele é, o amor que se aceita. Só assim as mulheres vão encontrar a liberdade emocional para terem capacidade intelectual de chegar ao caminho do sucesso. Eu quero que as mulheres sejam amadas em primeiro lugar, por elas mesmas. Porque a verdade é que eu só percebi que podia ter sucesso na vida, quando comecei a conhecer-me”.