Início Atualidade Corona Killer: um avanço no combate à Covid-19

Corona Killer: um avanço no combate à Covid-19

0
Corona Killer: um avanço no combate à Covid-19

Foi há cerca de um ano que se dedicou a desenvolver produtos FAR UVC que matam o Coronavírus e todos os patógenos transportados pelo ar de forma rápida e eficiente. Como surgiu esta ideia pioneira de produzir algo tão inovador?
A ideia de produzir lâmpadas que matam o coronavírus surgiu depois de ter visto duas ‘TED TALKS’ do Dr. Brenner da Universidade Colombia nos Estados Unidos com os títulos “A new weapon against super bugs” e “Can light stop the corona virus?”.

Acredita que o facto de ser Engenheiro Ambiental tem peso e benefício na produção de produtos deste cariz?
Sim o facto de ser Engenheiro ajuda bastante na análise técnica e ambiental dos produtos em questão e aumenta a minha credibilidade como porta-voz para esta nova tecnologia.

Para melhor entender, de que produtos estamos a falar?
Estamos a falar de lâmpadas que emitem uma luz invisível para o olho humano (222nm) que destrói o material genético do coronavírus e de qualquer outro vírus (novas variantes) eficazmente dentro de poucos segundos.

Para além da erradicação do Coronavírus, que outros objetivos pretende alcançar com a criação do Corona Killer?
Pretendo criar oportunidades de negócio para pessoas em empresas que se querem dedicar a divulgação e comercialização destes produtos em Portugal.

Quais os maiores desafios/obstáculos que encontrou na hora de criar produtos como estes?
O nosso maior desafio é o facto de se tratar de produtos pouco conhecidos no mercado. A grande maioria dos nossos potenciais clientes como por exemplo médicos, clínicas, hospitais, universidades, escolas, hotéis, restaurantes, bares, ginásios, spas, supermercados, táxis, ubers, entre outros, nunca ouviram falar das lâmpadas FAR UVC.

Sabemos que a luz ultravioleta está no cerne daquilo que desenvolve. Porquê?
Desenvolvemos e apostamos nas luzes ultravioletas de 222nm (FAR UVC) porque são armas naturais para combater o coronavírus de forma completamente segura para seres humanos.

De que forma é que a luz ultravioleta é capaz de matar um vírus? Quais as capacidades da mesma contra a Covid-19?
A luz ultravioleta mata qualquer vírus eficazmente dentro de poucos segundos. Isso não é nenhuma novidade porque a luz UV já está a ser usada para fins de desinfeção e esterilização há mais de 100 anos. A grande novidade agora é que a luz FAR UVC (com um comprimento de onda mais pequeno) consegue fazer isso sem prejudicar a pele humana ou o olho humano.

Descreva todo o processo desde o início da criação do Corona Killer, até a colocação do mesmo em prática.
As lâmpadas FAR UVC estão a ser produzidas por poucas empresas. Existem apenas meia dúzia de fabricantes nos Estados Unidos, na China e no Japão. Todos eles vendem os seus produtos por preços muito elevados e nenhum deles consegue satisfazer a grande procura por estes produtos que está a surgir a nível mundial. Mas eu consegui identificar uma empresa que monta os mesmos produtos com uma qualidade superior e com preços muito mais acessíveis do que todas as outras empresas no mercado.

Certo é, que estes são produtos inovadores. Qual a importância desta criação para a pandemia que atualmente vivemos?
Esta inovação vai reduzir os casos e o risco de infeção significativamente assim que as lâmpadas forem instaladas em todos os lugares onde as pessoas se movimentam. O uso de máscaras e a desinfeção das mãos com álcool vai deixar de ser necessário.

Assim, como está a ser a receção aos produtos por parte do público-alvo (hospitais, aeroportos, escolas, entre outros)?
Já fizemos vários projetos piloto onde instalámos as lâmpadas FAR UVC (por exemplo num centro comercial) onde recolhemos as opiniões de milhares de clientes que experimentaram esta nova forma de prevenção pela primeira vez. As reações destes clientes foram unanimamente positivas. Eles sentiram-se muito mais seguros e mais protegidos, mas muitos perguntaram porque é que nunca ouviram falar disso antes e acharam que estas lâmpadas FAR UVC ja deviam ter sido instaladas há muito tempo.

Num futuro próximo, o que podemos esperar deste produto pioneiro onde a inovação impera?
Num futuro próximo vamos ver as lâmpadas FAR UVC em todos os espaços onde as pessoas vivem, estudam e trabalham. Principalmente nos hospitais, clínicas, lares, hóteis, restaurantes, escolas, universidades, centros comerciais, aeroportos e transportes públicos. Por isso mesmo existe agora e nos próximos anos uma enorme oportunidade de negócio para todas as pessoas que se querem dedicar a divulgação e a comercialização destes produtos salva-vidas.