Início Atualidade Qualidade, Profissionalismo e Rigor: Palavras de ordem na Domingos Salvador

Qualidade, Profissionalismo e Rigor: Palavras de ordem na Domingos Salvador

0
Qualidade, Profissionalismo e Rigor: Palavras de ordem na Domingos Salvador

A Domingos Salvador é uma organização competente nas áreas da contabilidade, consultoria fiscal e gestão de recursos humanos, totalmente comprometida com a qualidade. Com mais de 40 anos de experiência, de que forma esta marca tem vindo a reforçar a sua posição no mercado?
Na nossa empresa, desde o primeiro dia – e já lá vão 45 anos – que o seu fundador, Domingos Salvador, abraçou estas áreas com uma característica que nos define até hoje: Trabalho. Trabalho com profissionalismo, rigor e qualidade. Na verdade, é colocar todo o nosso empenho naquilo que fazemos no dia a dia. Só assim conseguimos a prestação de serviços com qualidade, que nos permite reforçar a nossa posição no mercado, particularmente nos nossos clientes, o que nos tem permitido atingir um crescimento de forma orgânica.

No seio da empresa, acredita-se, sobretudo, que a prestação de um serviço de excelência assenta no profissionalismo e rigor, em que a proteção da informação dos seus clientes é pedra basilar. Num mundo em constante evolução, de que forma a Domingos Salvador tem inovado e adaptado os seus serviços no sentido de acompanhar as novas tendências?
A Domingos Salvador aposta num serviço personalizado, assente na qualidade, atendendo ao tecido empresarial e às necessidades de cada cliente, que nos faz estar em constante aprendizagem. Para isso, apostamos fortemente na formação contínua da nossa equipa, bem como na especialização de equipas de trabalho, consoante as diversas áreas de atuação, contabilidade, consultoria fiscal e gestão de recursos humanos, dotando os nossos colaboradores de conhecimento técnico especializado em matérias específicas, consoante o departamento a que estão associados, permitindo dar uma resposta célere e mais eficaz aos nossos clientes.

Em 2019, o Gabinete de Contabilidade Domingos Salvador obteve a Certificação da Qualidade com sistema de gestão em conformidade com a ISO 9001:2015, pela AENOR. Em que medida tal facto se traduziu num marco histórico para a empresa?
A obtenção em 2019 da Certificação da Qualidade com um sistema de gestão em conformidade com a ISO 9001:2015, pela AENOR, era uma vontade da Domingos Salvador que já existia há alguns anos. Sentíamos que tínhamos internamente um sistema de gestão adequado à Certificação da Qualidade e, por isso, desafiámo-nos a comprovar isso mesmo. É um facto que conseguimos, e que ficará como um marco histórico para a empresa mas, mais do que isso, é a vontade de sermos, efetivamente, qualidade. Contudo, estes processos, para serem eficazes, necessitam de um verdadeiro comprometimento por parte da administração da Domingos Salvador, conseguindo assim entusiasmar, envolver e responsabilizar toda a nossa equipa na manutenção deste sistema. A prova disso é que, no passado mês de novembro, obtivemos a Renovação da Certificação da Qualidade UNE-EN ISO 9001:2015, reforçando a prática efetiva de um sistema de gestão em conformidade, mais do que a obtenção do marco em si mesmo.

A transição digital é um dos grandes impactos da pandemia que atravessamos há vários meses. Para melhor entender – e após inúmeras consequências da mesma –, de que forma o setor da contabilidade, e em particular a Domingos Salvador, se adaptou a esta realidade?
De facto a pandemia veio acelerar a predisposição de muitos empresários a acederem à era digital. A contabilidade não foi exceção e, também, este setor teve a necessidade de acompanhar o processo de adaptação na transformação digital. Na nossa área foi importante a utilização de todos os programas de forma remota. Uma imposição inerente à adoção do regime de teletrabalho com o qual fomos confrontados. Se bem que, antes da pandemia, a Domingos Salvador tinha como preocupação a aquisição de diversos softwares que possibilitassem um processo contabilístico mais célere e eficaz. Esta preocupação mantém-se, no sentido de podermos continuar a acompanhar as tendências de mercado.

Toda e qualquer mudança acarreta adaptação. Assim, quais os grandes desafios com que o setor se tem vindo a deparar? Do ponto de vista dos clientes, que vantagens são percecionadas com os serviços de contabilidade digitais?
Nas nossas áreas de intervenção a mudança é uma realidade que nos impõe uma adaptação constante. Mas isso, também é uma consequência inata a quem tem por princípio base a qualidade, pois sabemos que podemos fazer sempre mais e melhor: estarmos atentos às oportunidades de melhoria. Este é o princípio da melhoria constante. No caso dos serviços associados à “contabilidade digital” os nossos clientes dispõem de uma área reservada onde conseguem aceder mais rapidamente e de forma remota a diversa informação em tempo útil e real.

Por fim, e com os olhos postos em 2022, de que forma a Domingos Salvador vai aliar a inovação dos seus serviços à qualidade dos mesmos? Que novidades e projetos estão a chegar?
Quando um processo é uma constante, a inovação não pode ser dissociada. A inovação dos nossos serviços aliada à qualidade dos mesmos é a busca permanente da melhoria constante. Conforme já referi, a Domingos Salvador acredita que podemos fazer sempre mais e melhor. E por isso, está sempre atenta e aberta a sugestões de melhoria internas e externas, que nos surjam, quer por parte da nossa equipa de trabalho, quer por parte dos nossos clientes. Só assim, conseguimos prestar um serviço de excelência. Por outro lado, vamos continuar apostar na valorização do Contabilista Certificado, uma profissão cada vez mais virada para o interesse público. Neste momento em que o tecido empresarial vive numa incerteza provocada não só pela pandemia, mas também pela não aprovação do Orçamento do Estado, a Domingos Salvador vai continuar a manter o foco nos seus clientes e nos potenciais, apostando fortemente no seu departamento de marketing e comunicação, uma aposta da Domingos Salvador.

Considera que o Plano de Recuperação e Resiliência será uma estratégica eficaz no caminho de tornar o setor da contabilidade o mais moderno e digital possível? De que forma este setor foi abrangido?
Em primeiro lugar, aquilo que posso referir é que os Contabilistas Certificados irão ter um papel fundamental na execução do Plano de Recuperação e Resiliência nas empresas. Quanto à digitalização associada ao setor da contabilidade, esta transformação já está a acontecer e, posso acrescentar, que a um ritmo acelerado, fruto também da pandemia que obrigou a classe dos Contabilistas Certificados a se reinventar. Entre outras coisas, nomeadamente, a dotar-se de capacidade de resiliência, para fazer face às dificuldades que surgiram e para as quais o Contabilista Certificado foi imprescindível no apoio às empresas.