Fundada em 1988, a Frutorra opera no setor da importação, transformação e distribuição dos mais diversos aperitivos, frutos e legumes secos. Com mais de 30 anos no mercado, como nos pode descrever a evolução da empresa até ao momento?
Tudo começou como uma brincadeira nos anos 80: das idas constantes ao Algarve, na zona de Aljezur, João Pimenta, o meu avô, teve a ideia de começar a levar para o centro do país o amendoim torrado com casca.
No início, foi na padaria de um amigo que mandava torrar este fruto seco. Mais tarde começou a fazê-lo na sua própria fábrica.
Com a evolução do próprio país e a procura por produtos diversificados, a Frutorra começou igualmente a crescer.
Hoje em dia, e já na terceira geração, operamos na importação, transformação e distribuição dos mais diversos e saborosos aperitivos e frutos secos. Dos diversos pontos do globo chega a nossa matéria-prima, que selecionamos cuidadosamente, para assegurar os produtos com a maior qualidade.
Temos o orgulho de partilhar desde 1988, confiança, tradição e boas memórias, mas estamos com os olhos postos no futuro e no desenvolvimento dos nossos processos e negócio.
Desde o início, o posicionamento da marca centrou-se na qualidade e processo de transformação dos seus produtos. Quais são as mais elevadas exigências na certificação alimentar que a Frutorra possui e que, assim, a diferencia e destaca no setor?
Trabalhamos com os melhores produtores de frutos secos nacionais e internacionais e todos os dias passam pela nossa fábrica toneladas de frutos secos, que são posteriormente selecionados pelas mãos hábeis e experientes dos nossos trabalhadores.
A qualidade para nós é um assunto sério, por isso estamos dotados de meios técnicos de qualidade, com HACCP e certificação IFS devidamente implementados, para dar resposta às mais avançadas exigências na certificação alimentar.
No nosso Laboratório de Qualidade é feito um controlo rigoroso a todos os produtos e processos, sendo que anualmente somos auditados, tendo sempre em vista a melhoria contínua.
Sempre um passo à frente na modernidade, a empresa assume inúmeras vezes uma estratégica inovadora, que vai muito além da linha Frutorra original, para chegar a novos públicos e mercados. Que outras marcas próprias diferenciadas hoje podemos encontrar?
A nossa estratégia está em fazer crescer a marca Frutorra transversalmente aos nossos distintos segmentos, em termos de Notoriedade. Temos algumas subcategorias, como é o caso da nossa gama de produtos nacionais, a qual destacamos não só pela origem dos produtos ser portuguesa, como pelo maior investimento ao nível de packaging, exatamente para elevar aquilo que é “nosso”. Mas não só, criámos uma gama, além dos produtos Naturais e de Aperitivos, dedicada à Culinária, exatamente pela crescente tendência de utilização de frutos secos e sementes para cozinhar.
Mais recentemente, lançámos os nossos Mixes Funcionais, Energy, Veggie e Focus, que complementam a nossa oferta, ao trazer benefícios para a alimentação do consumidor, tendo um maior aporte nutricional.
Sabemos que a sociedade e as necessidades dos consumidores estão em constante mudança e evolução – daí a aposta frutífera, por parte da Frutorra, na inovação. Quão importante é, no setor alimentar, haver uma renovação persistente, seja dos produtos, como na forma de atuação?
Como líderes de mercado, acreditamos que um dos nossos grandes desafios é procurarmos continuamente surpreender o consumidor, através da identificação de tendências de consumo. Estas inovações podem passar por trazer diferentes sabores, momentos de consumo, packaging inovador ou dar primazia a determinados processos, de forma a estarmos um passo à frente.
Mantemos a aposta no nosso forte portefólio de base, mas temos procurado lançar continuamente novidades, que nos mantenham presentes na mente do consumidor e auxiliem a marca a continuamente crescer.
Ainda assim, é essencial para a marca, continuar o crescimento estruturado nas suas linhas fundadoras, ainda que se ajuste frequentemente às novas tendências do mercado. É legitimo afirmar que as «raízes», misturadas com a modernidade, é o que torna a marca única? É sempre possível inovar, sem descurar do papel que se assumia há 30 anos?
Acreditamos que a nossa base é sólida e é o que nos permite continuamente crescer e inovar, pois minimiza fatores de risco e permite-nos um crescimento sustentado. Afirmamo-nos como especialistas em frutos secos e é toda a experiência acumulada nestes mais de 33 anos, que permitiu criar o espaço necessário para agora podermos continuamente inovar e aventurar-nos em novos produtos e categorias.
Sempre à procura de novos e melhores resultados, quais são as perspetivas da Frutorra para o ano de 2022? Com que novidades e projetos podemos contar?
Como empresa certificada há sete anos com a norma IFS Food, queremos continuar a garantir essa segurança aos nossos consumidores e clientes. A ambição é melhorar processos e continuar a arriscar lançar novos artigos, alinhados com as tendências de mercado e que surpreendam pelo seu sabor. Temos algumas novidades para 2022, que a seu tempo divulgaremos.
Enquanto CEO da Frutorra gostaria, por fim, de deixar uma mensagem a todos os clientes e parceiros que têm caminhado lado a lado com o sucesso da marca?
É com grande satisfação que vemos que os nossos clientes e parceiros já nos acompanham há largos anos, e outros, felizmente tivemos a oportunidade de conquistar, através do trabalho transversal da nossa organização e das suas pessoas.
Queremos continuamente continuar a garantir esse voto de confiança e sermos merecedores do mesmo, com humildade, mas também com vontade de fazer mais e melhor.
Benefícios dos frutos secos
Contêm uma quantidade extraordinária de vitaminas, fibras e minerais, tais como o cálcio, magnésio, potássio e sódio. São também ricos em hidratos de carbono, constituindo, assim, uma imensa fonte de energia.