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Transformação Digital: Uma ambição TCAGest

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Transformação Digital: Uma ambição TCAGest

A TCAGest é uma organização global que conta já com uma experiência de 31 anos na área da contabilidade. O propósito passa por proporcionar aos clientes os melhores elementos de apoio à tomada de uma decisão, o que conferiu um bom posicionamento da empresa no mercado onde atua. Assim, enquanto CEO da marca, como descreve a sua evolução ao longo dos anos?
Consciente de que as necessidades das organizações em matéria de contabilidade e de gestão variam consoante a sua atividade e dimensão, a TCAGest criou um conjunto de soluções que permitem disponibilizar serviços adaptados e customizados às reais necessidades de cada empresa. Em 2002 afirmou-se como uma empresa inovadora, lançando o conceito de Gestão On-line. Com esta moderna ferramenta de gestão, a TCAGest imprimiu transparência nos seus processos, dando aos clientes a possibilidade de acompanhar a execução da contabilidade à distância, podendo visualizar com detalhe todas as operações. No início de 2007 criamos o primeiro portal da empresa com o objetivo de disponibilizar “Just in Time” o acesso à informação contabilística, financeira e de recursos humanos. E, desta forma, democratizamos o acesso online às pequenas e médias empresas. Ao mesmo tempo, alargamos o âmbito territorial de atuação, conquistando novos clientes nos mercados internacionais  com a abertura de escritórios em Madrid e Barcelona.

Sabemos que são uma organização pioneira no que diz respeito a Transição Digital – uma realidade cada vez mais presente no seio de todas as empresas – ao lançarem o conceito de Gestão Online. Porquê a criação deste conceito?
A atividade da prestação de serviços de contabilidade e assessoria está no centro do processo económico, porque cuida da saúde das empresas alimentando-as com informações imprescindíveis para a gestão, e adicionalmente fornece-lhe as indicações de liquidação de impostos e contribuições sociais. O conceito de Gestão Online, permitiu disponibilizar “Just in Time” aos nossos clientes, informações económicas e indicadores financeiros que permitem aos gestores maior segurança e rapidez na decisão. Este conceito possibilitou a criação de KPI adaptados a cada empresa independentemente do país ou do modelo de análise utilizado, bem como o envio mensal de informação contabilística e de gestão, para a Ásia, América Latina, Central e do Norte. Países nórdicos e da europa de leste e central

Assim, qual a importância desta contínua aposta nas tecnologias para uma marca como a TCAGest?
Quando a pandemia chegou ao mercado, e o teletrabalho se tornou obrigatório, o isolamento social, foi uma das preocupações das organizações. Em pouco tempo, implementaram-se novas formas de comunicação interna, de atendimento ao cliente, e de prestação de serviços. Os meios digitais tornaram-se fundamentais para a sobrevivência dos negócios, nomeadamente: Comunicação e relacionamento. A TCAGest aproveitou estes novos tempos para aumentar os processos tecnológicos, nomeadamente a desmaterialização documental e o relacionamento com os clientes. O ano de 2021, foi um ano de viragem com a implementação do Portal de Gestão Documental. Esta decisão veio facilitar o trabalho interno. Os documentos são partilhados pelos clientes com as equipas de trabalho, num portal de gestão documental certificada, desmaterializando totalmente o processo de assessoria. Esta tecnologia, permite aos clientes acederem em tempo real aos documentos, ligados ao sistema contabilístico. Desta forma, deixou de ser um problema o local físico onde estamos e agilizou o tempo e qualidade de resposta ao cliente.

O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de aplicação nacional com um período de execução até 2026, que visa implementar algumas mudanças com o propósito de repor o crescimento económico. O que significa este plano para a TCAGest?
O PRR é essencialmente um instrumento estratégico de política pública nacional no valor de 16,6 mil M€. Para a Transição Digital a dotação é de apenas 650 M€, que visa reforçar a digitalização das empresas, o que denota bem a falta de financiamento para a totalidade do tecido empresarial. A TCAGest já tem o seu processo de digitalização totalmente concluído, o qual será colocado ao serviço do cliente juntamente com um CRM desenvolvido à medida. Desta forma, apenas podemos beneficiar na parte formativa das equipas e na disponibilização do nosso apoio aos clientes para a apresentação de candidaturas.

Certo é que o mundo cada vez mais caminha na direção da Transformação Digital. Neste sentido, na área da contabilidade, quais são os maiores impactos (positivos e negativos) que esta realidade acarreta?
A transformação digital chegou para qualquer área e a contabilidade não pode ser diferente. Esta transformação era aguardada por aqueles que lutam pela modernidade de seu setor e temida pelos restantes. Eu defendo que a contabilidade é uma prática social pautada em informações para diferentes utilizadores, que são também produtores dessas informações. Quem utiliza o modelo tradicional de contabilidade focado na divulgação de informação sem se preocupar com o processo de accountability, falhou claramente e será ultrapassado no modelo de negócio. Por outro lado, é preciso ter uma mentalidade digital dentro da empresa e não perder o foco na confidencialidade e integridade. Isso possibilita que os profissionais modernos não fiquem sobrecarregados com tarefas manuais e repetitivas, mas em vez disso, evoluam para um perfil de consultor de negócios, fornecendo um suporte mais qualificado e abrangente para o sucesso do cliente.

Assim, e com os olhos postos no futuro, que oportunidades se avizinham no ano de 2022?
O perfil dos gestores e das empresas tem mudado muito nos últimos anos, e por isso, a presença digital é uma das principais tendências para o futuro da consultoria. Desta forma, estamos fortemente empenhados em estar presentes no meio digital para não perdermos espaço no mercado. A contabilidade digital é uma tendência que vai continuar a crescer muito nos próximos anos. Com ela, escritórios de consultoria vão prestar um serviço mais rápido, prático, moderno e eficaz aos seus clientes. A tecnologia no digital não veio para substituir o trabalho humano, mas para otimizá-lo. Em outras palavras, trata-se de um investimento em serviços online que auxiliam na gestão, organização e armazenamento de dados utilizando a automação para que as equipas possam usar o seu tempo e energia em atividades realmente importantes. Um bom sistema de gestão é capaz de automatizar processos burocráticos e repetitivos. A utilização dos meios digitais deve ter como objetivo a valorização da figura do profissional e a sua valiosa contribuição intelectual na análise e orientação com respeito pelos clientes.

A terminar, enquanto CEO da TCAGest que novos projetos os clientes podem esperar num futuro a médio e longo prazo?
Estamos focados em agregar tecnologia à profissão e não substituir pessoas por inteligência artificial! Este é o futuro. A inteligência artificial, em particular, irá mudar a forma como o mundo trabalha e é nessa medida que continuaremos a antecipar e a inovar, porque “não é o mais forte quem sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças” (Leon C. Megginson).