Início Atualidade TMG Automotive representa Portugal no Industrial Excellence Europe Award

TMG Automotive representa Portugal no Industrial Excellence Europe Award

0
TMG Automotive representa Portugal no Industrial Excellence Europe Award

O Industrial Excellence Award Portugal 2021, que teve a Águas do Norte como Finalista com Menção Honrosa, é uma iniciativa promovida pela IESE Business School e AESE Business School, como Parceiros Académicos, e a COTEC Portugal, como Parceiro Institucional. O Júri do prémio português foi constituído por dois professores da AESE Business School, Jorge Ribeirinho Machado e António Manuel Vaz, e por Eduard Calvo, da IESE Business School. Jorge Ribeirinho Machado também faz parte do Júri que atribuirá o prémio europeu.

A TMG Automotive investiga, desenvolve e produz tecidos técnicos para interiores de automóveis utilizados na produção de assentos e painéis para grandes OEMs como a BMW, Daimler, Toyota e Volvo. A sua pegada industrial abrange duas fábricas em Portugal e mais duas na China e nos Estados Unidos.

A TMG Automotive destaca-se como líder em inovação no seu sector. Ao destinar consistentemente mais de 6% das receitas e 10% dos seus colaboradores ao desenvolvimento de novos materiais com um desempenho técnico e de sustentabilidade superior, desenvolveu um portefólio de produtos único, permitindo a diferenciação num espaço que, de outro modo, seria principalmente impulsionando pela competitividade dos custos.

Durante a pandemia, a TMG Automotive destacou-se no alinhamento de todas as áreas da organização para proteger o fluxo de caixa. Decidiram também não parar nenhuma fábrica de produção embora não tivessem encomendas de clientes – algo que se revelou muito útil após o confinamento, quando os seus concorrentes ficaram para trás devido a aumentos prolongados na procura do produto, aos quais não conseguiam dar resposta. Numa perspectiva de longo prazo, a TMG Automotive já embarcou num ambicioso roteiro de digitalização que ajudará a levar as suas operações ao próximo patamar.

“A TMG Automotive é a empresa seleccionada para representar Portugal no Industrial Excellence Award em 2021 por várias razões. A primeira é a sua impressionante capacidade de competir com sucesso num sector muito exigente, com enormes barreiras à entrada. A segunda é porque muito do sucesso da sua proposta de valor única está relacionada com o seu desempenho superior em inovação e pode assim servir de modelo para várias outras empresas industriais europeias. Finalmente, é uma empresa em que a sustentabilidade não é apenas uma palavra-chave, mas um objectivo que impulsiona a acção de uma equipa de gestão altamente empenhada e apaixonada”, diz Jorge Ribeirinho Machado, representante da AESE Business School.

O processo de selecção resultou de uma análise aprofundada da organização, processos, competências e estratégia da empresa. “Este prémio assenta numa avaliação rigorosa dos factores de competitividade que determinam o sucesso das empresas Industriais. Acreditamos que esta primeira participação de Portugal nesta competição irá reforçar a reputação e o prestígio da nossa Indústria”, afirma Jorge Portugal, Director-Geral da COTEC Portugal.