2022: Ano Internacional do Vidro

O vidro tem acompanhado a evolução da humanidade ao longo dos séculos, enriquecendo a qualidade de vida de milhões de pessoas. Desta forma, acabou por tornar-se um dos materiais mais importantes, versáteis e transformadores da história. Por essa razão, a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou a comemoração do Ano Internacional do Vidro em 2022, para que se conheçam as suas características que, combinadas com o engenho humano e a criatividade, pode ser aplicado em campos tão diversos como a arquitetura, a engenharia, a arte, entre outros. A este respeito, Artur Reynolds Brandão, Project Manager & Marketing Manager da marca Saint-Gobain Glass, dá a conhecer as soluções e os benefícios que resultam da mesma.

Data:

Saint-Gobain Glass – proveniente da Saint-Gobain, um grupo com mais de 350 anos, mais concretamente desde 1665, a  empresa que fornece soluções de vidro com as funções chave de conforto estético, térmico e acústico, além da segurança e manutenção, acabando por responder assim aos desafios da economia circular e da sustentabilidade -, é um dos maiores fabricantes mundiais de vidro plano, desenvolvendo materiais inovadores para construir um habitat sustentável. Assim, a marca está presente na Arquitetura contemporânea com soluções que respondem às necessidades dos clientes, para qualquer tipo de projeto de fachada ou interiores.
Atualmente, uma das suas grandes soluções vai ao encontro da marca líder em vidro duplo em Portugal, denominando-se por SGG CLIMALIT PLUS: esta solução alcança um nível de isolamento até três vezes mais que um vidro duplo básico, conseguindo manter uma ótima sensação térmica no inverno. Já no verão, pode reduzir a metade a entrada de energia solar direta, comparativamente a um vidro duplo simples, ajudando a manter a uma temperatura agradável no interior do espaço. Deste modo, com o SGG CLIMALIT PLUS, poderá desfrutar de espaços mais acolhedores e confortáveis.
As unidades de vidro CLIMALIT PLUS são garantidas pelo fabricante credenciado Saint-Gobain Glass, sendo que, para a fachada de acordo com o projeto, há que identificar, dentro desta solução, a mais adequada, de forma a proporcionar o maior conforto térmico, acústico e de segurança. Para o efeito, a SGG CLIMALIT PLUS é um vidro duplo que pode incorporar um vidro revestido numa das fases com uma capa transparente de controlo solar de elevada seletividade da gama SGG COOL-LITE SKN e XTREME, obtidos sob vidro incolor SGG PLANICLEAR ou vidro extra claro SGG DIAMANT.
No que diz respeito ao SGG COOL-LITE SKN e XTREME, têm como características diferenciadoras serem em vidro duplo, com câmara de 16 mm, oferecendo em média um coeficiente de transmissão energética (U) de 1.3 W/m2.K para ar tratado e 1.0 W/m2.K para árgon. Os vidros de controlo solar de ambas as soluções, incorporados num vidro duplo SGG CLIMALIT PLUS, proporcionam valores de seletividade (Is) de 1.8 a 2.2, oferecendo uma neutralidade significativa.
Muitas já têm sido as obras de referência com utilização do SGG CLIMALIT PLUS COOL-LITE SKN e XTREME, nomeadamente:

  • Fundação Champalimaud em Lisboa com solução SGG COOL-LITE XTREME 50/22 sob DIAMANT (TL=48%, g=0.22, Is=2.2)
  • Palácio dos Correios no Porto com solução SGG COOL-LITE XTREME 70/33 (TL=70%, g=0.33, Is=2.1)
  • Bayline em Armação de Pera com solução SGG COOL-LITE XTREME SILVER (TL=49%, g=0.25, Is=2.0)
  • World Trade Center em Lisboa com solução SGG COOL-LITE SKN 154 II (TL52%, g=0.28, Is=2.0)
  • Palácio Fronteira em Lisboa com solução SGG COOL-LITE SKN 076 II (TL=71%, g=0.38, Is=1.9)
  • Braço de Prata em Lisboa com solução SGG COOL-LITE SKN 176 II (TL=70%, g=0.37, Is=1.9)
  • Hotel Savoy no Funchal com solução SGG COOL-LITE SKN 165 II (TL=61%, g=0.34, Is=1.8)

No que concerne aos interiores, o vidro está cada vez mais presente em sítios como casas de banho com espelhos SGG MIRALITE PURE, portas e para-duches em vidro temperado de segurança SGG SECURIT, prateleiras em vidro impresso SGG MASTERGLASS, guardas em vidro laminado SGG STADIP, divisórias em vidro foscado SGG SATINOVO, recobrimento de paredes em vidro lacado SGG PLANILAQUE, divisórias opacas com SGG PLANILAQUE STADIP, divisórias com vidros de opacificação comandada SGG PRIVA-LITE para garantir privacidade, entre outros.
Certo é, com o serviço de prescrição dos clientes, a Saint-Gobain Glass apoia o Arquiteto na definição das soluções a implementar nos mais diversos projetos de fachada ou de interiores.
Para melhor entender, na web poderá aceder:
www.calumenlive.com, um simulador das mais diversas soluções em termos energéticos, com possibilidade de emissão da ficha técnica da solução escolhida.
www.climalit.pt, com os contactos da rede dos fabricantes SGG CLIMALIT PLUS que fornecem os mais diversos projetos do mercado português e onde poderá também encontrar a sua composição SGG CLIMALIT PLUS em três passos e todas as características referentes às múltiplas soluções Saint-Gobain Glass: catálogos, declarações ambientais, guia de manutenção dos vidros, recomendações dos vidros em caixilhos, entre outros.
Canal YouTube: CLIMALIT PLUS PORTUGAL

Os cinco pilares de sustentabilidade do CLIMALIT PLUS
Todas estas soluções estão interligadas com o plano de sustentabilidade que o Ano Internacional do Vidro faz refletir. No caso do CLIMALIT PLUS, foram desenvolvidos cinco pilares fundamentais para o efeito: a descarbonização, a redução do consumo de energia, a participação na economia circular, o vidro de proximidade (o fabrico de produtos a nível local implica uma poupança de energia valiosa ao reduzir as emissões de gases com efeito de estufa), e por fim o conforto, a saúde e o bem-estar – uma das máximas principais da marca.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 131

Popular

Mais Artigos deste tipo

Especialistas debateram o impacto da Inteligência Artificial, benefícios e desafios

A par das mudanças estruturantes e das vantagens no...

Serralves em Festa está de regresso e promete 50 horas de programação cultural

As portas do espaço da cidade do Porto abrem...

Portugueses cortam no orçamento das férias e ficam em casa

Os dados do inquérito indicam que muitos portugueses estão...