Início Atualidade “A Crossjoin pode ser o Parceiro Estratégico para as Empresas que querem iniciar a Transição Digital”

“A Crossjoin pode ser o Parceiro Estratégico para as Empresas que querem iniciar a Transição Digital”

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“A Crossjoin pode ser o Parceiro Estratégico para as Empresas que querem iniciar a Transição Digital”

A Crossjoin nasce em 2009 pelas suas mãos, fruto de um projeto onde anteriormente se tinha envolvido. É uma marca de consultoria onde o principal foco é a otimização de sistemas de informação, que procura, entre outras particularidades, implementar ações de melhoria na performance dos seus clientes. Neste sentido, como descreve a evolução da Crossjoin ao longo destes anos?
A Crossjoin desde o ano que iniciou a sua atividade, em 2010, com apenas sete colaboradores, (fundadores que atualmente, fazem parte dos grandes pilares motores da Crossjoin), que se destacou com uma evolução para mais de 100 até aos dias de hoje, havendo uma previsão de conseguirmos atingir os 200 no final do ano de 2022.
A nossa oferta iniciou-se, na Bélgica e Portugal, com o denominado “Fire Fight”, resolução rápida de incidentes de lentidão ou de indisponibilidade dos sistemas digitais ao serviço do negócio dos nossos clientes. Hoje mantemos a oferta “Fire Fight” em grandes contas, empresas multinacionais, as maiores no seu setor em cada país, em vários continentes. Portanto, sistemas de grande porte e com complexidade considerável, não só em termos de tecnologias, como também de organização de processos e pessoas e equipas e empresas/vendors.
Diversificamos a oferta de forma controlada e com nexo, para não perdermos o foco e mantermo-nos como os melhores e os únicos no que fazemos.
Do “Fire Fight”, tipo “Fix & Forget”, passamos para a consolidação de um serviço de “managed services” para resiliência operacional, assente no cumprimento de SLAS e KPIS baseados em quatro pilares: Disponibilidade, Robustez aplicacional, Tempo de resposta e Segurança. O QOS (Quality Of Service) Managed services permitiu-nos consolidar a posição estratégica de business partner tecnológico dos nossos clientes, abrindo novos horizontes.
Hoje, somos e queremos continuar a crescer como o favorito partner tecnológico nas grandes contas onde estamos em mais de uma dezena de países e em vários continentes, oferecendo todo um leque de competências técnicas, analistas, desenvolvimento, consultoria e soluções que visam sermos de uma imprescindível mais valia no desenho do roadmap das transformações digitais, migrações para a cloud, otimização de custos na cloud, robotização de processos (faz hoje parte da nossa missão, otimizar sistemas, pessoas e processos), mantendo sempre o grande fator diferenciador, a elevada qualidade dos nossos entregáveis, que visa maximizar a qualidade do serviço (QOS) dos sistemas operacionais que suportam o negócio dos nossos clientes/parceiros.
Somos ainda uma PME, que acaba de entrar na casa dos dois dígitos de milhões de dólares de faturação, com pouco mais de 100 colaboradores. Uma grande jornada nos espera pela frente, já que as solicitações do nosso serviço crescem exponencialmente e exige da Crossjoin a antecipação no desenvolvimento de competências, otimização de métodos internos e de se instrumentalizar internamente, mantendo-se como uma empresa de grande eficiência sem perca de eficácia.

Sabemos que é uma empresa adepta da metodologia do Kendo, uma busca incessante pela perfeição dos serviços que oferecem. De que forma a adoção deste espírito diferencia a Crossjoin?
O Kendo surge em 2016, aquando do rebranding da Crossjoin, para o primeiro websummit em Portugal. Resultou de um trabalho de insights que o nosso departamento de marketing obteve junto dos nossos clientes e colaboradores. Não havia dúvida sobre a analogia entre o que fazíamos, como fazíamos, o que aspirávamos e o que o Kendo representa. Dos nossos clientes, era frequente a mensagem sobre a Crossjoin entregar com assertividade e agilidade. Frases dos nossos clientes: “pela calada na noite resolveram-nos os maiores berbicachos que permitiu no dia seguinte, os sistemas estarem operacionais e melhorados significativamente”; e frases dos nossos Crossers: “Cada vez fazemos melhor e procuramos sempre melhorar, servindo a comunidade de utilizadores, administradores e operadores dos sistemas que suportam o negócio dos nossos parceiros”. A industrialização, a automação, a capitalização e o desenvolvimento do know-how, bem como o espírito de “strategic thinking” sempre presente no dia a dia, faz com que efetivamente sejamos uns verdadeiros “Kenshis” na nossa arte de otimização e desenvolvimento de sistemas de informação.

Acredita que o facto de a Crossjoin se posicionar como uma empresa que executa os objetivos propostos com total compromisso, rapidez e profissionalismo aliados a uma equipa de excelência, é o que permite responder dos mais simples aos mais complexos desafios? Em que medida?
Em 2015, a Crossjoin antecipou o seu crescimento e deu início a uma visão já bem delineada desde de 2013, o lançamento do seu centro de competências acoplando com a academia, metodologias e ferramentas bem definidas. Hoje com a adoção de metodologias como agile e evolução para o Framework SAFE, permite-nos escalar a entrega do nosso serviço. Conseguimos responder ao mais simples e ao mais complexo, com uma equipa multidisciplinar onde todas as competências servem um único propósito global: QSM – Quality of Service Management, auditado por um departamento corporativo onde assegura a monitorização e controlo de todos os projetos, recolhendo indicadores de qualidade nos quatro quadrantes: Client Satisfaction, Staff Satisfaction, Corporate Compliance, Financial/Budget.

Certo é que o mundo cada vez mais caminha na direção da Transformação Digital. Assim, na opinião do João Modesto, como pode esta transição salvar as empresas e a economia?
A transformação digital leva-nos para a Cloud, RPA, AI/ML, SAS, lowCode, entre outros, permitindo que as empresas, nossos clientes, se foquem mais no seu core business e deleguem de forma segura e controlada as suas infraestruturas de I.T, o desenvolvimento/Conceção/Lowcode e a resiliência operacional das suas aplicações, em suma o seu IT stack a terceiros, autonomia evolutiva de implementação de novos processos de negócio (LowCode, permitindo ao negócio ser mais “Time-To-market”, com o resultado final promissor em aumento de receitas e diminuição de custos).

No seio da Crossjoin, quais são as maiores oportunidades que se erguem fruto da Transformação Digital a que assistimos?
A Crossjoin já vem há alguns anos a assistir a esta transformação em vários clientes, em vários países e continentes, e podemos testemunhar que é esta a direção a tomar que permite salvar empresas e a economia. No entanto, não há Bela sem senão, e a Crossjoin desempenha um papel crucial nesta transição, posicionando-se como o partner tecnológico favorito, já que desempenha um papel arbitrário entre o negócio (nosso cliente final) e os players integradores ou fornecedores das soluções de I.T.. A otimização (transparência de custos com a cloud), o controlo, a monitorização são challenges que não podem ser ignorados e devem ser acautelados em todo o processo de transformação: antes, durante e depois!
Dispomos de linhas de serviço em áreas cruciais tais como a Performance, Gestão de Infraestrutura e Desenvolvimento. Monitorizamos processos e sistemas de forma a apresentar melhorias para atingir o melhor desempenho de acordo com as necessidades e expectativas dos nossos clientes. Desempenhamos tarefas de aconselhamento, diagnóstico, instalação, administração e migração de base de dados (DBA) on premise e na cloud. Com os nossos serviços de revisão de arquiteturas, identificamos lacunas e otimizamos a entrega de software desde a sua conceção. Também dispomos de serviços de desenvolvimento especializados que aceleram a entrega de projetos com a qualidade que é costume da Crossjoin. A Crossjoin pode ser o parceiro estratégico para as empresas que querem iniciar a transição digital.
É importante que se perceba que a transição digital está ao alcance de qualquer empresa, não só às empresas de TI, proporcionando ao cliente uma melhor experiência, quer seja, por exemplo, através da digitalização dos pagamentos, da otimização e automação de processos. Os resultados são visíveis: melhor satisfação dos clientes e maior sustentabilidade económica!
Temos experiência reconhecida em vários setores: telecomunicações, seguros, banca, finanças, administração pública, saúde, entre outros, conhecimento consolidado e uma equipa pronta a entregar um serviço de qualidade assente em quatro pilares: disponibilidade, tempo de resposta, segurança e fiabilidade.

O Plano de Recuperação e Resiliência é um programa de aplicação nacional com um período de execução até 2026, que visa implementar algumas mudanças com o propósito de repor o crescimento económico. O que significa este plano para uma organização como a Crossjoin?
Se há algo que a pandemia de COVID-19 nos ensinou – enquanto pessoas, empresas e organizações – é que a Digitalização já não é um processo distante ou uma realidade que diga respeito apenas a um nicho. Trata-se, cada vez mais, de um processo de sobrevivência.
A Crossjoin tem assim a oportunidade de apoiar empresas que antes não teriam a possibilidade de otimizar os seus sistemas ou não estavam até cientes de que poderiam enveredar por esse caminho para melhorar o seu negócio e os seus processos.
A tecnologia será aqui o motor de crescimento para muitas empresas e deve ser aproveitado para que estas se possam reinventar e modernizar. Este plano irá abrir as portas para a transição digital de muitas empresas e assim dinamizar os seus negócios e providenciar melhores serviços, retomando o seu crescimento económico.

Com os olhos postos no futuro, que novos serviços os clientes da marca podem esperar neste ano que agora começa?
Os nossos clientes podem contar sempre com a Crossjoin como um parceiro, focado em adicionar valor ao negócio do cliente, e por isso garantimos sempre serviços e soluções inovadoras, out-of-the-box, que vão ao encontro das necessidades do seu negócio. Queremos fazer parte da solução, da melhoria contínua dos seus sistemas de informação. Procuramos estar um passo à frente no avanço tecnológico e como tal desenvolvemos a nossa oferta de serviços de Performance, Administração, Desenvolvimento como também apostamos em inovar na Segurança e RPA.
Através do nosso produto X-Viewer, criado 100% in house, a nossa Academia permite escalar a resposta para os nossos clientes, a formação dos nossos Kenshis não é tão morosa pois através da utilização de tecnologias como ML, garantimos que o conhecimento dos nossos Kenshis mais experientes estará disponível a partir de um click e a apoiar sempre a tomada de decisão.