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“Na Xylem somos otimistas quanto ao Futuro”

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“Na Xylem somos otimistas quanto ao Futuro”

A Xylem é uma empresa líder em tecnologias de água, empenhada em resolver os problemas relacionados com a mesma, através da criação de soluções tecnológicas inovadoras e inteligentes. De que problemas estamos a falar? A criação da marca partiu de que necessidade?
A Xylem nasce em 2011 através de um spinoff de uma empresa americana cotada em bolsa de nome ITT, com o propósito de continuar o legado centenário de algumas das suas marcas mais conceituadas a nível mundial no setor da água. Desde cedo, o grupo entendeu que a tecnologia e a inovação no setor da água seriam vitais para ajudar os nossos clientes a solucionarem os seus mais prementes problemas relacionados com a água. A escassez de água potável, o combate às perdas, a eficiência hídrica e energética dos sistemas e a segurança e resiliência dos sistemas, são apenas alguns dos exemplos em que nós, enquanto empresa líder em soluções globais no setor, podemos oferecer aos nossos clientes.

Através de marcas fiáveis há décadas, a Xylem oferece centenas de produtos e sistemas concebidos para satisfazer efetivamente a procura e os desafios do tratamento de água e águas residuais. Em que medida é utilizada aqui a força tecnológica ao longo do ciclo de vida da água?
Além da qualidade dos nossos produtos, é na sua interação que reside um dos principais elementos diferenciadores da Xylem no mercado. A nossa visão é a de criar soluções tecnológicas que permitam um uso mais inteligente do recurso água e fazemo-lo através das nossas marcas (Flygt, Lowara, Wedeco, Leopold, Godwin, Goulds WT) que desenvolvem soluções para o transporte, tratamento, análise e controlo de águas e águas residuais.

A inovação e a aposta em ferramentas tecnológicas assumem-se hoje como um vetor fundamental para todas as empresas sendo que, esse desígnio, também se refere à vertente do setor da água. Para melhor entender, de que forma é possível adaptar as ferramentas e as plataformas digitais ao setor da água?
Hoje, todos os setores económicos transitam para o digital. Para que as empresas consigam atingir os seus objetivos de crescimento, têm de apostar fortemente na inovação das suas tecnologias, mas também na sua interconectividade. A base digital nas entidades gestoras de água é o que vai permitir a utilização de mecanismos como a inteligência artificial para reduzir perdas de água que continua a ser um dos principais desafios com que o setor em Portugal se depara, ou, por exemplo, ajudar a identificar preventivamente situações de falha nas infraestruturas da água, promovendo assim uma melhor qualidade de serviço às populações.

Uma vez adaptadas, que impacto trarão na promoção da qualidade da água em Portugal?
Claramente uma melhor qualidade de serviço aos utilizadores através da redução de interrupções no abastecimento, uma melhor gestão do recurso água, que permitirá uma utilização mais eficiente, um melhor controlo da qualidade das massas de água promovendo a utilização de origens alternativas de água para abastecimento, rega de espaços verdes, entre outros.

Sabemos que os desafios globais no setor da água têm colocado mais pressão sobre os seus gestores e as comunidades. Nesta perspetiva, quão legítimo é afirmar que uma digitalização irá capacitar este setor e os seus clientes a transitar para um novo paradigma de gestão urbana da água?
O ciclo urbano da água, parte integrante do conceito de smart cities é talvez a última infraestrutura a beneficiar da aposta da digitalização face, por exemplo, a outras como sejam a irrigação de espaços verdes, iluminação pública, parques de estacionamento, entre outros. Tal como hoje é possivel decidir em tempo real qual o local exato de estacionamento que pretendo utilizar, ao mesmo tempo que me permite carregar o meu veículo elétrico, também na gestão da água os clientes irão beneficiar destas plataformas para, por exemplo, permitir o acesso remoto a contadores de água domésticos.

Sendo o acesso universal à água – visto por muitos – uma questão de democracia, de que forma se pode democratizar este acesso através da digitalização e da inovação?
Ainda nos dias de hoje, três em cada dez pessoas em todo o mundo não têm acesso a água potável e cinco em cada dez pessoas não têm acesso a serviços de saneamento. Apesar deste cenário, na Xylem somos otimistas quanto ao futuro. As nossas tecnologias possibilitam a reutilização de água em zonas que enfrentam escassez de água potável, permitindo um uso mais eficiente deste recurso, ao mesmo tempo que avaliam, monitorizam e otimizam as diferentes infraestruturas. Se integrarmos todas estas soluções numa base digital, estamos a garantir uma resposta mais rápida e um melhor controlo sobre a qualidade da água, principalmente nas comunidades que não têm um acesso tão direto a este bem tão escasso nos dias de hoje.

Já no que diz respeito às alterações climáticas e outras catástrofes do planeta, em que medida a água é crucial para que o processo da transição energética se leve a cabo? Que outras vantagens sustentáveis podemos encontrar através das soluções da Xylem?
Em junho de 2021, a Xylem apresentou o seu 8º relatório anual de sustentabilidade, onde comunicámos os resultados dos esforços contínuos da empresa na promoção de boas práticas ambientais. Em 2019, decidimos colocar em campo uma abordagem mais abrangente face à sustentabilidade com a definição de oito objetivos para 2025 que estão intimamente ligados aos ODS 2030. A utilização de 100% de energias renováveis nas principais unidades de fabrico da Xylem, a utilização de água reciclada nas principais unidades de produção, a redução em mais de 3.5 mil milhões de metros cúbicos de água não faturada e o tratamento de 13 mil milhões de metros cúbicos de água para reutilização são alguns dos principais objetivos a que apontamos para 2025. Só em 2020, a Xylem conseguiu que os seus clientes reduzissem a sua pegada carbónica em 0,7 milhões de toneladas métricas apenas pela utilização de produtos e soluções mais eficientes do ponto de vista energético. É o equivalente a retirar de circulação cerca de 150.000 carros de passageiros todos os anos.

A Xylem tem, atualmente, um foco estratégico maior do que nunca, uma equipa de liderança forte e experiente e uma cultura de empresa de alto desempenho. Deste modo, como irá a marca beneficiar da força da sua história, para oferecer um nível mais elevado de serviço de cliente, inovação e valor no futuro?
O nosso objetivo, hoje e sempre, é o de ajudar os nossos clientes a enfrentar e a resolver os desafios mais críticos da água através da inovação e tecnologia. A Xylem está especialmente bem posicionada para liderar este caminho pois parte de uma posição de liderança em vários domínios e com uma base instalada robusta e global. Queremos acompanhar os nossos clientes a subir nesta curva tecnológica à medida que o setor se digitaliza, usando a sustentabilidade como centro da nossa estratégia, criando assim valor económico e social para os nossos clientes e para as suas comunidades.