Início Atualidade Torne o tempo seu aliado: Na leitura, na escrita ou noutra atividade

Torne o tempo seu aliado: Na leitura, na escrita ou noutra atividade

0
Torne o tempo seu aliado: Na leitura, na escrita ou noutra atividade

Analita Alves dos Santos 

Já muito se disse sobre a gestão do tempo. Não é do meu interesse dissertar sobre essa temática de forma generalista, mas sim apresentar um ponto de vista transformador associado à leitura e a escrita, pois é isso que me traz aqui até si.
Claro, os conceitos que partilharei consigo também poderão ser utilizados noutros contextos.
Uma das dinâmicas que comecei a promover — além das formações de escrita — consiste num ciclo de masterclasses exclusivas gratuitas com especialistas nas mais diversas áreas direta ou indiretamente relacionadas com o mundo da escrita e dos livros e que têm disponibilizado conteúdo transformador, de elevado valor transformacional, junto dos participantes. Já falámos sobre as diferenças entre livros físicos e digitais, podcasts e gestão do tempo. As próximas «aulas magnas» abordarão as temáticas «Como reforçar a sua presença nas redes sociais», no dia 8 de fevereiro, com Bárbara Bação e «Como criar um blogue de sucesso», no dia 15 de março, com Janine Medeira, sempre às 21h30.
A minha mais recente convidada, a especialista Joana Rei Duque, mentora na área de gestão de tempo, apresentou-nos cinco pilares para uma eficiente gestão de tempo numa visão inspiradora, que pretendo agora partilhar consigo.
«Clareza», «Atitude», «Planeamento», «Ferramentas», «Ação e Ajuste»: eis os cinco pilares que determinam, segundo Joana Rei Duque, a nossa relação com o tempo, a nossa realização pessoal e profissional. Só conseguiremos fazer algo — como escrever de forma consistente —, se «criarmos tempo», e estes cinco pilares contribuirão para alcançarmos o nosso objetivo de forma eficiente, seja ele escrever, ler, ou até preparar uma apresentação ou arrumar o roupeiro.
Comecemos pela «Clareza». Só saberemos que estratégia escolher se soubermos quem somos, o que pretendemos atingir e o que verdadeiramente nos motiva. O autoconhecimento é o ponto de partida para quase tudo e, nesta questão de tornar o tempo nosso aliado, não poderia ser diferente.
«Atitude», palavra mágica. Há quem tenha de mais, há quem nem saiba que ela existe ou o que significa. Na nossa relação com o tempo, «ter atitude» significa ter a consciência de que o nosso dia tem 1440 minutos (é muito tempo!); pensar numa perspetiva de abundância, fugindo de pensamentos como «o meu tempo não dá para nada» ou «não sei para onde vai o meu tempo». O princípio da abundância também se aplica à forma como olhamos para o nosso tempo, tal como a gratidão (habitue-se a agradecer, a celebrar cada conquista, a treinar o seu cérebro para a positividade) e a confiança. Acredite em si ou então «fake it, until you make it», que é como quem diz, se for preciso, finja, represente, até que o sentimento se torne real. Já sabe, o nosso cérebro não consegue distinguir o real do imaginário. Aproveitemos então isso a nosso favor.
Perceber a importância do «Planeamento» é essencial. Conhece a frase atribuída a Mark Twain? «Geralmente levo mais de três semanas a preparar um discurso de improviso». Planear o nosso tempo possibilita-nos perspetivar a meta, dá-nos direção, intenção e limita as nossas «urgências»; oferece-nos aquela sensação de «controlo», mesmo sabendo que nada podemos controlar.
Depois de todo o conhecimento anterior, necessitamos de escolher as «Ferramentas» mais adequadas a nós. Ferramentas de aumento de foco e de organização pessoal (como a Agenda do Escritor) ou ferramentas de redução de «ladrões de tempo» (as notificações do telemóvel ou os e-mails que não param de chegar). Uma ferramenta que me ajuda a programar o tempo diário de leitura é a www.cabeceira.app, um aplicativo gratuito que possibilita acompanhar o desempenho de leitura e a manter os «livros em dia».
Por fim, precisamos de agir. Sem ação nada acontece, verdade de la palisse. «Ação e Ajuste»: escreva todos os dias, leia todos os dias, vá ao ginásio de forma consistente. É a consistência que traz a excelência, os resultados que desejamos. Pense grande, aja pequeno. Pequenos passos conduzi-lo-ão a grandes jornadas. Pelo caminho, avalie e ajuste sempre que necessário. Acima de tudo, não se culpabilize se não alcançar o que deseja. Seja gentil consigo, com a sua vida. Como diz Miguel Esteves Cardoso «A vida não é a melhor nem a pior coisa que temos: é a única.» ▪

«O segredo da felicidade não é fazer sempre aquilo que queremos, mas querer sempre o que se faz.» Lev Tolstoi

 Siga www.oprazerdaescrita.com para mais informações sobre atividades relacionadas com a escrita, sugestões literárias e muito mais.