Início Atualidade KEME Energy investe 5,2 milhões de euros numa unidade-piloto de hidrogénio verde em Sines

KEME Energy investe 5,2 milhões de euros numa unidade-piloto de hidrogénio verde em Sines

0
KEME Energy investe 5,2 milhões de euros numa unidade-piloto de hidrogénio verde em Sines

A fábrica de hidrogénio na ZILS, será instalada na área ambientalmente requalificada de um antigo areeiro, num investimento total de 5,2 milhões euros, terá uma capacidade de 2.52MW, estimando-se uma produção de 160 toneladas de hidrogénio verde por ano.

Este projeto será implementado em duas fases, sendo que a primeira, aprovada pelo programa nacional POSEUR do Portugal 2020, terá uma capacidade total de 1,26 MW, estimando-se uma produção anual de 80 toneladas de hidrogénio para utilização na indústria e para produção de eletricidade, a fim de abastecer uma comunidade de energia renovável a criar em Sines, através de uma pilha de combustível. A segunda fase, já em fase de projeto, conta com uma candidatura ao Fundo Ambiental do PRR, e irá duplicar a capacidade instalada.

Considerando o valor total de produção de hidrogénio verde e a natureza de “projeto-piloto”, o sucesso poderá resultar na sua replicação noutras localizações a nível nacional. Este projeto será contribuinte líquido das metas nacionais de descarbonização da indústria.

A KEME Energy, é uma empresa Portuguesa especializada na implementação de projetos de autoconsumo de energia renovável, geração de energia renovável (sistemas de produção para venda à rede e sistemas de produção para distribuição no caso do hidrogénio), eficiência energética e apoio ao desenvolvimento de tecnologia de energia renovável offshore.

Testemunhos dos CEO:
“A implementação deste projeto na ZILS, significa estar próximo de uma plataforma logística de âmbito internacional com capacidade para receber atores relevantes dos setores marítimo-portuário, industrial e logístico. Estes atores poderão vir a beneficiar da infraestrutura a criar como clientes, promovendo a introdução do hidrogénio a curto-médio prazo nos sectores da navegação, indústria e transporte de mercadorias por via terrestre”.
Miguel Matias, CEO da KEME Energy Lda.

“A produção de hidrogénio verde no Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines é essencial para a sustentabilidade ambiental e económica do hub energético, refinador, petroquímico e químico nacional.
A disponibilização de hidrogénio vai permitir a Sines atrair mais atividades energeticamente intensivas, como sejam as das indústrias química e metalúrgica, ou dos serviços de telecomunicações”.
Filipe Costa, CEO da aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A.

Sobre a aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S. A.
A aicep Global Parques gere a ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, a maior área de localização empresarial do país, com fácil e rápido acesso a vias de comunicação nacionais e internacionais devido à integração com o Porto de Sines. Dispõe de 2.375 hectares de áreas vocacionadas para atividades energéticas, industriais, logísticas e de serviços, promovendo no seu perímetro três verticais principais:

“ZAL Sines – Zona de Atividades Logísticas”, uma área de 269ha contígua ao Porto de Sines, junto ao TMS – Terminal Multiusos de Sines, ao atual TCS – Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) e ao planeado 2º TCS (Terminal Vasco da Gama);

“Energia Sul”, que congrega as gerações e indústrias energéticas, refinadoras, petroquímicas e químicas em transição energética, com foco nos gases renováveis, descarbonização e circularidade industrial;

“Sines Tech – Innovation & Data Center Hub”, uma localização de excelência para telecomunicações na ZILS, nomeadamente estações de amarração de cabos submarinos intercontinentais e mega centros de dados e de computação que habilitem Portugal à transição digital.

Para mais informações:
Website: www.globalparques.pt
Gonçalo Eiras | +351 936 061 927 | goncalo.eiras@globalparques.pt
Rua Artilharia Um, 79, 7º, 1250-038 Lisboa, Portugal