Início Sem categoria “As maiores Empresas Mundiais escolhem a Fortinet para acelerarem, de forma Segura, a sua Jornada Digital”

“As maiores Empresas Mundiais escolhem a Fortinet para acelerarem, de forma Segura, a sua Jornada Digital”

0
“As maiores Empresas Mundiais escolhem a Fortinet para acelerarem, de forma Segura, a sua Jornada Digital”

Há mais de 20 anos que a Fortinet tem sido uma força motriz na evolução da segurança cibernética e na convergência de redes e segurança, sendo hoje um player de referência no seu setor. Como nos pode descrever a evolução da marca, em particular, no mercado português?

A Fortinet é uma empresa leader em cibersegurança a nível global, com clientes por todo o mundo ajudando-os a acelerar no caminho da digitalização com soluções orientadas à segurança. Nos últimos 21 anos, a Fortinet focou-se no desenvolvimento de uma plataforma de segurança abrangente projetada para proteger toda uma infraestrutura até às suas zonas limítrofes, adaptar-se aos requisitos de inovação digital e unificar as funções de rede e segurança numa solução única. No ambiente de ameaças complexo e em rápida mudança de hoje em dia as empresas precisam de mais do que soluções isoladas. É por isso que o Fortinet Security Fabric é a resposta para os desafios de segurança dos nossos clientes: uma plataforma integrada projetada para contemplar a segurança de uma rede de forma abrangente fornecendo consistentemente serviços de segurança por toda uma infraestrutura de rede até às suas zonas limítrofes.

A Fortinet tem como missão proteger pessoas, dispositivos e dados em todos os lugares, tornando o mundo digital em algo que se pode confiar. É por esta razão que as maiores empresas do mundo escolhem a marca para acelerar com segurança a sua caminhada digital? O que a destaca no seu meio?

A Fortinet continua a diferenciar-se ao potenciar a aceleração da convergência das redes e da segurança. Como parte integrante da plataforma Fortinet Security Fabric a nossa solução FortiGate Next-Generation Firewalls (NGFWs) permite uma abordagem à segurança orientada à proteção de toda uma infraestrutura de rede até às suas zonas limítrofes, incluindo ainda todos os utilizadores e meios de acesso e aplicações neste espaço enquanto assegura um alto desempenho. É por isso que as maiores empresas mundiais, prestadores de serviços e organizações governamentais escolhem a Fortinet para acelerarem, de forma segura, a sua jornada digital.

Sabe-se que o Fortinet Security Fabric está no centro da estratégia de segurança da Fortinet. Quais as mais-valias que esta plataforma apresenta?

Fortinet Security Fabric é uma plataforma de segurança flexível, adaptável, abrangente, inteligente e automatizada. Esta plataforma inclui o portefólio de soluções mais amplo do setor abrangendo segurança de redes SD-Wan, switching e acessos wireless, controlo de acesso às redes, autenticação, segurança de infraestruturas e serviços em Cloud, pública e privada, segurança dos postos de trabalho e soluções de proteção contra ameaças de segurança – tudo disponibilizado sobre um sistema operacional comum, FortiIOS. O Fortinet Security Fabric consolida e acelera a convergência das redes e segurança através de uma abordagem orientada à segurança capaz de disponibilizar uma visibilidade abrangente e a mais alta escalabilidade combinada com níveis de segurança avançados para proteger aplicações e serviços essenciais em ecossistemas híbridos.

Certo é, a segurança é um fator essencial em todas as áreas de atividade. Na sua perspetiva, porque é que a cibersegurança é cada vez mais importante, não só para o universo empresarial como para a generalidade das pessoas? Considera que as tecnologias podem tornar-se perigosas se não lhes dermos o devido acompanhamento ao nível da segurança?

Dada a digitalização cada vez maior, a inovação tecnológica rápida e os atores indesejados que parecem estar, por vezes, fora do alcance da lei, as empresas e as pessoas não podem esperar eliminar a possibilidade de serem alvos de um ataque no ciberespaço nos tempos mais próximos. Contudo, a cibersegurança, e é neste contexto que se torna importante, ajuda as empresas e as pessoas a compreender os riscos de um ciberataque e de que forma estes riscos são geríveis. Por outro lado, é importante realçar, que a cibersegurança pode ser utilizada também como uma ferramenta para alinhar estratégias de negócio, tecnologias e atividades na mitigação de riscos e que sem este alinhamento o uso da tecnologia per si pode significar o assumir de um risco maior.

As Pequenas e Médias Empresas (PME) estão muito expostas, não apenas por terem as mesmas necessidades das grandes empresas, mas principalmente pela falta de recursos especializados para lidar com segurança digital. Quais são os grandes desafios que as PME encontram no que respeita à cibersegurança?

É fator consensual de que a experiência digital com clientes, colaboradores, parceiros e pares do ecossistema em que cada PME se integra será crítica. Um fator decisivo para o sucesso negócio, para existência da própria empresa. Os desafios colocados às PME pela cibersegurança neste contexto passam pela proteção de informação sensível dos seus clientes, das transações que com eles realizam e de um modo geral no assegurar da confiança no relacionamento digital que mantém dentro do seu ecossistema.

Já no que diz respeito à Ciber-Resiliência, de que forma o universo das PME podem melhorar a mesma, de maneira a livrarem-se da falta de segurança a que estão habitualmente expostas?

A falta de segurança a que as PME estão habitualmente expostas não será hoje em dia uma questão de boa segurança versus má segurança mas antes uma questão de utilização de práticas de segurança antigas versus modernas. Se migrarem para tecnologias em Cloud, e tiverem a cibersegurança em mente, as PME podem usufruir de um nível de proteção maior ao longo de todo o ciclo de processamento de informação que necessitam para realizar as suas atividades de negócio. Esta modernização de tecnologia é um imperativo para impulsionar os negócios das PME e assegurar a sua defesa contra a ondas de ameaças à sua segurança. Caso contrário irão perder o foco do seu negócio e debater-se com uma falta de capacidade tecnológica e de conhecimento para enfrentar ataques cada vez mais sofisticados que podem por em causa a sua própria existência.

Sabemos que a pandemia da Covid-19 afetou um pouco todas as áreas. Que impacto, a mesma, aportou à Fortinet? Uma vez que todas as empresas tiveram de começar a lidar ainda mais com as tecnologias, houve uma maior procura por parte das mesmas no sentido de garantirem uma segurança maior nos seus negócios? É legítimo ainda afirmar que a pandemia acelerou este processo?

Com o Covid-19 a maior parte das empresas respondeu com uma aceleração digital do seu negócio, da sua missão. Numa primeira fase, uma das grandes diferenças sentidas foi a mudança para o trabalho remoto e a perda de contacto direto com colaboradores e clientes. A trabalharem remotamente algumas pessoas adquiriram aplicações, ou utilizaram recursos pessoais, sem a gestão direta das empresas e as empresas sentiram dificuldades em assegurarem a segurança destes postos de trabalho e implicitamente a segurança dos acessos destes postos às aplicações empresariais. Este pendor para o trabalho remoto requereu uma renovação completa na forma como algumas empresas operacionalizavam a segurança. Esta situação levou com efeito a uma maior procura de soluções de acessos remotos seguros e, em paralelo, a uma maior utilização de recurso na Cloud. Alguns processos foram digitalizados por forma a permitir o relacionamento não presencial com colaboradores e clientes. Creio que é legitimo afirmarmos que a pandemia acelerou o processo da digitalização e, por inerência, a implementação de soluções de segurança adicionais.

Por fim, o que significa – em particular para as empresas lusas – escolher a Fortinet como o seu parceiro de segurança e confiança?

Num contexto de expansão acelerada das redes e acessos, a segurança desempenha um papel mais critico do que nunca. Para endereçar estes desafios, a Fortinet está comprometida em ajudar todas as partes interessadas em responderem a requisitos de segurança colocados pelas novas formas de trabalho, por exemplo, através do programa Engage Partner Program da Fortinet e da utilização de ferramentas de capacitação de parceiros. A Fortinet apoia a missão e os objetivos dos seus parceiros e clientes disponibilizando um portfólio de soluções que mitiga diretamente cada ameaça apresentada em cada fase do processo Kill Chain.