Novo teste à Covid-19 obtém resultados em quatro minutos

Cientistas chineses afirmam que o novo teste é tão eficaz quanto os PCR, mas muito mais rápido.

411

Os testes PRC continuam a ser considerados os testes mais fiáveis para a deteção da presença de material genético do SARS-CoV-2 no corpo humano. São também os testes oficiais necessários para validar a infeção junto do Serviço Nacional de Saúde e Direção-Geral de Saúde. Apesar de demorarem apenas alguns minutos a ser feitos, os resultados só chegam entre 24 a 48 horas depois de realizados. Com o aumento do número de infeções diárias, devido à elevada taxa de transmissibilidade da variante Ómicron, as farmácias e laboratórios que realizam este tipo de testes têm sido sobrecarregados com pedidos.

Uma equipa de investigadores chineses desenvolveu um novo teste, bastante fiável e que permite obter resultados mais rapidamente. Um estudo realizado envolveu recolher a amostra de muco nasal de 33 pessoas na cidade, infetadas com o vírus, e os resultados do novo teste foram comparados com o PCR — os resultados mostraram uma correspondência perfeita.

“Implementámos um biossensor electromecânico para a deteção do SARS-CoV-2 num dispositivo integrado e portátil, e mostrámos que o agente viral foi detetado em menos de quatro minutos”, explicou a equipa de investigadores. Este novo dispositivo promete confirmar resultados do teste em apenas quatro minutos, em vez das anteriores 24 horas.