Vodafone é alvo de Ciberataque

A Vodafone encontra-se condicionada desde segunda-feira à noite, vítima de ciberataque. Hoje já está reposta a rede rede 4G mas vários serviços permanecem condicionados. Existem zonas do País onde ainda não foi possível retomar o funcionamento pleno. O processo será gradual.

665

Aos poucos, os serviços da Vodafone começam a ser repostos em todo o País. Depois de retomar o sinal da rede 3G, ao final da tarde de ontem, 8 de fevereiro, revelou que arrancou com o estabelecimento da rede 4G. Ainda assim, existem zonas do País em que tal ainda não foi possível.
“É uma intensa e exigente operação de reposição”, explica a Vodafone em comunicado. “O serviço está igualmente sujeito a algumas limitações, nomeadamente no que respeita à velocidade máxima permitida de forma a garantir uma melhor monitorização da utilização da rede, bem como uma distribuição mais equitativa e sustentável da capacidade disponibilizada aos clientes.”

A Vodafone agradece ainda o apoio que tem recebido nas últimas horas. “Trata-se de mais uma etapa que faz parte do complexo percurso que temos vindo a percorrer e cujo esforço tem sido atenuado pelas muitas manifestações de solidariedade e compreensão que nos têm feito chegar.”

O ataque informático à operadora afetou também a resposta do INEM a pedidos de socorro. Durante as primeiras horas do ataque, também a SIBS, a gestora da rede Multibanco, registou alguma instabilidade.