Início Atualidade Ad Mare Solutions na Vanguarda da Sustentabilidade Ambiental

Ad Mare Solutions na Vanguarda da Sustentabilidade Ambiental

0
Ad Mare Solutions  na Vanguarda da Sustentabilidade Ambiental

A Ad Mare Solutions é uma empresa que oferece soluções ambientais integradas, com foco particular na prevenção e combate à poluição no mar e ambientes terrestres. Para melhor compreendermos, quais os serviços que a marca apresenta? De que forma os mesmos se distinguem?
A nossa empresa tem o seu foco principal na comercialização, formação e manutenção de equipamentos de combate a derrames de hidrocarbonetos. Somos os representantes em Portugal da marca Dinamarquesa DESMI para equipamentos de Oil Spill. A nossa diferenciação é precisamente as três vertentes, numa área que em Portugal as empresas que estão no mercado somente fazem a comercialização de equipamentos, nós vendemos os equipamentos, formamos e fazemos manutenção a equipamentos de combate a derrames, multimarca e a pedido do cliente. A nossa empresa pretende diferenciar-se acima de tudo pela oferta de serviços, não visando apenas a vendas destes equipamentos. Desta forma providencia a manutenção e a formação designadamente de combate a derrames. Mas o nosso foco na formação tenta ir mais além, não só nesta área de combate a poluição como também na formação de higiene e segurança no trabalho, no suporte a empresas que necessitam de apoio e formação na implementação de sistemas de gestão baseados na ISO 9001:2015. Apesar de ser uma empresa relativamente jovem, firmou desde cedo parcerias com técnicos que apoiam o desenvolvimento e know-how da empresa.

Tendo em conta todo o know-how do António Neto, CEO e fundador da equipa de profissionais com a qual trabalha, de que forma a marca tem vindo ao longo dos anos a pautar o seu bom posicionamento no mercado?
A nossa empresa tem a sua constituição em ano de início da pandemia, mas graças à nossa perseverança e reconhecimento das valências de quem connosco trabalha e das marcas de renome que representamos, felizmente temos sido contactados para o fornecimento de equipamentos e também e também para a manutenção de equipamentos de combate a derrames (Oil Spill). Prova disso o contacto feito pela companhia de seguros para a Ad Mare Solutions auxiliar nas operações que estão a decorrer ao largo dos Açores no auxilio ao Felicity Ace na vertente de combate à poluição no mar, o que muito nos orgulha.

Acredita que o rigor e a qualidade na prestação de serviços, aliados a valores como a sustentabilidade ambiental, é o que permite à organização responder dos mais complexos aos mais simples desafios? Em que medida?
Sim, cada vez mais quem nos contacta coloca ênfase à parte qualitativa dos equipamentos e também à formação do seu pessoal, sabemos que nos situamos num patamar um pouco acima da média, mas os nossos equipamentos nomeadamente as barreiras de proteção ambiental DESMI conseguem ter uma durabilidade superior em relação a outras marcas no mercado, contribuído deste modo para uma maior sustentabilidade ambiental. Só assim se justifica o sentimento de continuidade do nosso trabalho.

Sabemos que são, em Portugal, a marca que representa o Collecthor, o recolhedor de resíduos mais eficiente do mercado. O que mais nos pode confidenciar acerca deste produto? Quais as principais mais-valias do mesmo?
De facto desde o final de Novembro que temos a representação da Poralu Marine em Portugal, uma marca Francesa que se dedica à construções de Marinas por todo o mundo e recentemente foi-lhe atribuída a construção das infraestruturas náuticas de apoio aos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, a Poralu neste momento está a desenvolver com vista aos JO2024 este novo recolhedor de resíduos para ser implementado nas pistas de remo e marinas dos JO, deste modo e por verem a nossa atividade e dinamismo em Portugal, fomos contactados para fazermos a divulgação do Collecthor e do robot de limpeza de Praia (entre chapéus de sol) amigo do ambiente o BeBot (a ser apresentado brevemente em Vilamoura) e para o qual procuramos empresas amigas do ambiente que queiram fazer sponsorização. O Collecthor faz parte de um pacote de quatro equipamentos criados pela Poralu constituídos pelo Bebot (Robot de limpeza de areia) o sistema Invisible bubles (Bolhas de ar para direcionar os lixos e detritos plásticos, já em uso em Amsterdão) e o Pixie Drone. O Collecthor alia a sua grande capacidade de armazenamento permitindo-lhe recolher todos os resíduos flutuantes ao redor da sua área. Inclusivamente, recolhe microplásticos até 3mm. Funcionando 24/7, parando somente para recolher os lixos e detritos recolhidos.

Sendo a Ad Mare uma empresa de referência no mercado, quão importante é adotar uma filosofia sustentável e de responsabilidade ambiental? Que mensagem pretende transmitir?
Cabe a nós empresas promover a sustentabilidade ambiental e a responsabilidade ambiental, sabemos que a sustentabilidade não se relaciona apenas com a questão ambiental, mas também com a parte económica e social, pois não é fácil a um gestor na altura da compra de um equipamento decidir comprar o que é mais caro, apesar deste ser mais durável e resistente à intempérie, os nossos equipamentos todos eles possuem uma durabilidade e robustez acima da média, pois são manufaturados a pensar nas regiões com elevadas amplitudes térmicas e elevada exposição solar. O que pretendemos transmitir a quem nos compra equipamentos é que apesar do investimento ser maior, a durabilidade dos nossos equipamentos e o nosso acompanhamento pós-venda, com formação e manutenção programada, compensa o investimento efetuado.

Futuramente, para além do Collecthor, que outras iniciativas, produtos e serviços serão abraçadas no sentido de tornar o tema da sustentabilidade ambiental mais consciente e rigoroso?
Como costumo dizer o futuro é hoje, e de momento a dinâmica da Ad Mare Solutions nesta área tão particular da responsabilidade ambiental é muito grande, temos vários equipamentos/produtos que estão no mercado dedicados à recolha de lixos e detritos marinhos como por exemplo o Enhancer da DESMI, este equipamento é direcionado para os municípios e também aos grandes portos que queiram contribuir a não poluir os oceanos, pois destina-se a recolher nos rios e seus afluentes todos os lixos e detritos plásticos antes de chegarem ao Oceano, assim como as nossas barreiras de contenção para ajudar a mitigar a praga de plantas aquáticas que grassa nos nossos rios e barragens interiores.
A Ad Mare Solutions, procura adequar o seu negócio às solicitações do mercado, e dos seus profissionais, para isso firmámos um protocolo com a Mutua dos Pescadores em que oferecemos descontos especiais aos associados e seus familiares em equipamentos de combate a poluição no mar, nomeadamente em absorventes e Kit´s Marpol, assim como em material de segurança, como os coletes e balsas salva-vidas. Estamos também abertos à comunidade para participarmos em workshops e transmitirmos o nosso conhecimento ao nível de combate a derrames, formando os voluntários para as primeiras ações em caso de incidente caso assim o desejem, colaborando com as associações de voluntariado.

Neste sentido, de que forma este produto pode vir a ser um forte impulsionador da redução da pegada ecológica e da sustentabilidade nas inúmeras áreas de atividade?
Este equipamento contribui enormemente para a limpeza efetiva das nossas marinas e dos pequenos portos nacionais que muitas vezes se encontram poluídos com lixos e detritos provenientes dos rios e seus afluentes ou mesmo por descargas acidentais, recolhendo em permanência lixos e detritos marinhos evitando assim que os mesmos poluam os nossos mares e que os micropláticos recolhidos entrem na cadeia alimentar.