Início Atualidade “Se somos capazes de o Sonhar, somos capazes de o Fazer”

“Se somos capazes de o Sonhar, somos capazes de o Fazer”

0
“Se somos capazes de o Sonhar, somos capazes de o Fazer”

A IN2ACTION tem como missão ser o parceiro estratégico dos seus Clientes em processos de Mudança, Transformação e Engagement. Neste sentido, porque é que uma empresa deve escolher a IN2ACTION como parceira?

O nosso propósito é fazer acontecer a transformação através das Pessoas. Assim, quando uma empresa quer, de facto, gerar transformação, mudar comportamentos, treinar as suas Equipas e Lideranças, reforçar compromisso ou gerir a mudança, precisa de um parceiro que apresente as soluções mais adequadas para alcançar os resultados desejados, bem como ativar a implementação e que faça acontecer. Que consiga passar da estratégia à ação. Que clarifique a estratégia, defina o caminho e o plano de ação e ative e assegure a implementação. E nós fazemos isso mesmo. Da estratégia à ação. Em total colaboração com os nossos Clientes.

Mais de duas décadas pautam o caminho profissional da Maria João. De que forma este know-how nas áreas de Desenvolvimento de RH, Comunicação e Eventos Corporativos, tem permitido à IN2ACTION responder às constantes mudanças no mercado e superar os desafios encontrados?

Estes quase 25 anos de experiência profissional têm sido fator crítico de sucesso e uma grande vantagem competitiva ao serviço da IN2ACTION e dos nossos Clientes e Parceiros, em particular pela diversidade de funções e cargos exercidos, bem como pela diversidade de setores em que trabalhei. Já estive na posição de “Cliente” dos nossos serviços, o que permite ter uma perspetiva muito realista e operacional dos problemas, das “dores” e dos desafios sentidos pelos nossos Clientes. Desta forma, apresentamos soluções metodologicamente eficazes, adaptadas à realidade e contexto organizacional dos nossos Clientes e também muito acionáveis e orientadas à ação, ao dia a dia, a ferramentas que permitem a sustentabilidade dos resultados. Não basta apenas termos o expertise. É imperativo termos a capacidade de implementar e mobilizar os stakeholders internos nos nossos Clientes. Somos influenciadores da transformação desejada. E assim, mobilizamos para levar à ação. Este tem sido um desafio permanente, pré e pós pandemia. E a nossa atitude apaixonada, de procura constante de conhecimento, de novas abordagens metodológicas e de conhecimento profundo da realidade e contexto dos nossos Clientes tem nos levado a superar este grande desafio ao longo do percurso da IN2ACTION e a sermos reconhecidos pelos nossos Clientes.

Afirmam que “fazemos a diferença em cada projeto”. Para melhor compreender, que características diferenciam a IN2ACTION das restantes? Como nos pode aprofundar os serviços que prestam?

Para começar é importante dizer que não somos só nós que dizemos. São os nossos Clientes que afirmam que temos feito a diferença em cada projeto. Somos Consultores no nosso ADN. Analisamos situações específicas, estudamos e definimos tendências, desenhamos soluções e planos de ação a implementar de acordo com os objetivos do Cliente, as melhores práticas e as metodologias mais adequadas e eficazes no mercado. Porém, somos um pouco mais do que isso. Somos apaixonados por Pessoas e pela sua capacidade de transformação. Acreditamos que são as Pessoas que fazem a diferença nas organizações e que, consequentemente, geram melhores resultados quanto melhor se sentem e mais realizadas estão. Somos também consultores de ação, de implementação e de acompanhamento, e isto tem contribuído também como um fator diferenciador relevante junto dos nossos Clientes e Parceiros. Trabalhamos com Paixão, promovemos a cocriação com Clientes e Parceiros procurando sempre as soluções mais adequadas e mais eficazes para cada contexto num caminho de excelência, inovação e superação a cada projeto. Em relação aos serviços que prestamos, como já referi somos Consultores na área de Desenvolvimento de Pessoas / Recursos Humanos e isto leva-me a dizer muitas vezes que onde há um “bom problema” que envolva Pessoas nós podemos apresentar soluções. Sendo mais específica, e para além dos serviços de Consultoria Estratégica, desenvolvemos projetos de Formação e Desenvolvimento, desde a avaliação de necessidades, ao desenho de percursos formativos, criação de identidade gráfica, desenvolvimento de learning games e outras metodologias de aprendizagem até à dinamização de sessões de treino e formação nas áreas comportamentais, de liderança e comunicação eficaz. Desenvolvemos também projetos na área da Comunicação & Engagement, que vão desde a fase inicial de assessment e diagnóstico, ao desenho de estratégias e planos de comunicação, à criação de identidade e grafismos até à implementação e acompanhamento no Cliente, projetos de Executive e Development Coaching, bem como desenhamos, produzimos e entregamos Eventos Corporativos que vão desde os team buildings presenciais ou online, aos kick off anuais e outros eventos empresariais com entrega chave na mão, incluindo desde a seleção do local, a definição da mensagem a passar, produção de merchandising, dinamização de atividades complementares, promotores e qualquer outro serviço necessário. Somos apaixonados por Pessoas e pela sua capacidade de transformação.

Ao longo deste percurso de mais de 20 anos, Maria João Figueiredo tem evidenciado ser uma “líder nata”. Hoje, como se descreve enquanto mulher e enquanto profissional?

Se há palavras que, na minha perspetiva, me descrevem hoje como Mulher e como profissional, são “lutadora”, “determinada”, “resiliente” e “corajosa”. Eu considero-me uma Pessoa otimista, empreendedora e que busca permanentemente mais conhecimento, criar e inovar com vista a acrescentar mais valor e a deixar um bom legado. Procuro todos os dias ser uma melhor Pessoa e ser um exemplo e uma inspiração, em particular para os meus filhos, a Nana e o Kiko, os meus gémeos hoje com 18 anos. Sou uma apaixonada. Pela vida, pelas Pessoas e pelo seu imenso potencial de desenvolvimento. Sou uma sonhadora com uma enorme capacidade de concretização.

Acerca desta efeméride que a nós, mulheres, tanto nos diz respeito: o Dia Internacional da Mulher. Que análise perpetua da mulher no universo dos negócios e das empresas na atualidade? Sente que ainda existe um longo caminho a desbravar para a equidade?

A Mulher tem vindo a conquistar cada vez mais espaço neste mundo corporativo tão masculino e tão “masculinizante”. Atualmente, sinto que a Mulher já começa a colocar as suas competências mais femininas ao serviço das empresas sem uma necessidade constante de se masculinizar para ser reconhecida ou conquistar funções de maior responsabilidade. No entanto, no que diz respeito à equidade, ainda há um caminho a percorrer, por exemplo, quer na justa conquista de lugares de liderança quer em relação à igualdade de salários. Acreditarmos em nós, no nosso potencial e na nossa capacidade de concretização é um excelente princípio para continuarmos a defender o nosso espaço no mundo dos Negócios e a evidenciar as nossas capacidades.

Celebrar efemérides como o Dia Internacional da Mulher é aplaudir os avanços conquistados no feminino a nível económico, social e político. Ser mulher, em algum momento da sua vida e carreira, foi impeditivo ou colocou entraves à realização de um objetivo?

Hoje reconheço que ser mulher é uma vantagem competitiva, em particular no papel de Coach, de Trainer e no desempenho de funções de liderança. No entanto, em alguns momentos da minha carreira senti o “peso” de ser Mulher como algo menos favorável e inibidor de entrar em certos círculos… Porém, hoje reconheço que o maior entrave estava em mim e na minha perspetiva de um mundo corporativo mais “masculino” que me gerava alguma insegurança. Tomar consciência desse facto permitiu-me agir sobre essa “crença limitante” e superar essa aparente fragilidade. O Dia da Mulher deve ser celebrado diariamente, nas nossas ações, na nossa atitude, na valorização e no respeito pela condição feminina. A começar por cada uma de nós. Uma curiosidade, o nosso escritório de Alvalade foi inaugurado precisamente há três anos, no dia 8 de março.

Sendo um exemplo de liderança no feminino, e tendo uma imensa quota de determinação, que mensagem quer deixar a todas as mulheres, que tal como a Maria João, gostariam de trilhar um percurso de sucesso?

Acreditar. Começarmos de dentro para fora… sermos as primeiras a acreditar no nosso potencial, nos nossos sonhos, nos nossos objetivos e na nossa capacidade de concretização. E como dizia Walt Disney “Se somos capazes de o sonhar, somos capazes de o fazer”, e o primeiro passo é acreditar. Esta é a mensagem que quero deixar a quem lê estas linhas…. Acreditem, em vocês e no vosso imenso potencial. E claro, juntar bastante determinação e coragem para fazer acontecer!