Início Atualidade “Enquanto Cidadã do Mundo considero que é urgente estabelecer Empatia e Respeito pelo Outro”

“Enquanto Cidadã do Mundo considero que é urgente estabelecer Empatia e Respeito pelo Outro”

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“Enquanto Cidadã do Mundo considero que é urgente estabelecer Empatia e Respeito pelo Outro”

A Elena Aldana é Economista de formação, especialista em retalho e conta com uma vasta experiência em Marketing e com um currículo internacional significativo. Gostaríamos de a conhecer mais aprofundadamente. Qual é a sua história enquanto pessoa, mulher e profissional?
Nas minhas várias facetas, e ao longo do meu percurso, pessoal e profissional, posso dizer que fui e sou alguém que gosta de desafios, que procura saber mais do mundo e das pessoas e que acredita que todos somos capazes de ir além dos nossos limites, com esforço e dedicação.
Gosto de ser útil e prestável, ajudar naquilo que estiver ao meu alcance. Tenho especial interesse em aspetos internacionais, o que faz com que seja uma apaixonada por idiomas. Sempre sonhei com uma carreira profissional que me permitisse conhecer o mundo; na verdade, poderia dizer que tudo começou com a minha entrada no programa do ICEX (equivalente a AICEP em Portugal), que permitiu frequentar um mestrado em Internacionalização de Empresas (MBA internacional) e fazer um ano de trabalho numa embaixada de Espanha no mundo. Fui para o Brasil e lá aprendi a falar português. Sou uma pessoa persistente e resiliente, que procura sempre fazer algo novo.

Afirma que uma das frases que melhor a definem é “o pessimista vê dificuldade em cada oportunidade e o otimista vê a oportunidade em cada dificuldade”, de Winston Churchill. É legítimo afirmar que esta citação retrata o seu sucesso profissional? Ao longo dos tempos, teve sempre a capacidade de olhar além da adversidade?
Sem dúvida esta frase retrata o meu percurso profissional e pessoal. Acredito que na maioria das vezes somos nós mesmos que criamos as nossas barreiras e que, na verdade, estas podem ser ultrapassadas e redefinidas. E fazê-lo é libertador, tomamos consciência que podemos fazer muito mais. Gosto de dizer que a parte divertida começa com os problemas, pois é com eles que vou descobrir mais sobre mim e sobre a situação em específico. Fascina-me a ideia de não ter dias iguais e de ter um dia a dia dinâmico.
A entrada no Lidl Portugal trouxe mais uma vez um novo dinamismo à minha rotina. Já tinha conhecimento de que o retalho era um setor muito competitivo, em constante mudança e que exige um poder de adaptação, eficiência e produtividade permanentes. Neste novo desafio profissional, enquanto Diretora de Assuntos Públicos e Comunicação Corporativa, sinto a oportunidade de desenvolver as minhas capacidades num mercado globalizado.

A 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher. Falando nas oportunidades que, na sua perspetiva, advêm das ditas adversidades, quão importante é, enquanto mulher e «dona» de uma carreira de sucesso, continuar a relembrar as conquistas das mulheres pela igualdade?
Acredito que o ponto de partida de qualquer relação de respeito pelo outro tem por base considerá-lo como igual. A igualdade é um princípio fundamental, que deve ser defendido em qualquer circunstância, tanto em género como em raça, orientação sexual ou a religião.
Na garantia deste valor, estou em total concordância com a postura adotada pelo Lidl Portugal, o que me deixa orgulhosa em dar a cara por esta empresa. Considero que a importância da igualdade, que surge a nível particular e individual, compete também, em grande parte, às empresas, fazerem valer esse valor, na postura que adotam com os seus colaboradores.
No Lidl, a igualdade de género é promovida ativamente. Acreditamos que a igualdade de oportunidades e diversidade são componentes essenciais para o sucesso corporativo e pessoal a longo prazo. Nesse sentido, e baseados sempre na meritocracia, tem-se procurado dar oportunidades às mulheres por forma a aumentar a proporção de mulheres em cargos executivos, com o objetivo de trazer mais diversidade nos cargos de liderança em níveis médios e superiores.
Assim, tem sido garantida a igualdade de oportunidades de carreira para todos os colaboradores: as estruturas salariais padronizadas são baseadas em critérios objetivos, como a experiência profissional, qualificações e habilidades; tem sido oferecido a todos os colaboradores igual acesso a oportunidades de formação e desenvolvimento; são comunicadas de forma proativa as soluções organizacionais relacionadas com a gravidez, maternidade e licença parental; e são asseguradas as funções de gestores de confiança para todos os colaboradores, que nada mais são que pessoas de contacto, independentes e imparciais, a quem os colaboradores podem recorrer tanto sobre questões gerais de profissão, como sobre o tema de diversidade e igualdade de género.

Sendo uma pessoa extremamente viajada, poderá ter uma perspetiva mais profunda sobre o tema da igualdade de género. Acredita que Portugal é um país num bom caminho para a equidade, comparativamente a outros? Na sua opinião, o que é urgente estabelecer?
Enquanto cidadã do mundo considero que é urgente estabelecer empatia e respeito pelo outro. Portugal tem-se revelado um país que percorre sim um bom caminho para a equidade, estando atento para estas questões a nível nacional e internacional.
Gostava aqui de destacar o importante papel que vejo o Lidl percorrer em Portugal nesse sentido, tendo em conta uma visão de sociedade globalizada. O Lidl foi o primeiro retalhista alimentar em Portugal a assinar os Women’s Empowerment Principles (WEPs), estabelecidos em 2015 pela ONU Mulheres e pelo Pacto Mundial das Nações Unidas, representativos da primeira iniciativa mundial que tem como objetivo, promover e fortalecer o papel das mulheres nas empresas, marcando assim a sua postura face a este tema perante a sociedade e os seus fornecedores.
O Lidl aderiu ainda ao Target Gender Equality, um programa acelerador da Igualdade de Género nas empresas concebido, em exclusivo, para os Membros da rede local do United Nations Global Compact. O programa apoia a definição de metas ambiciosas para a representação e liderança das mulheres, através de análise de desempenho da performance da organização, workshops de capacitação e aprendizagem entre pares.

Atualmente ocupa a posição de Diretora de Assuntos Públicos e Comunicação Corporativa do conceituado Lidl Portugal, estando responsável pelas áreas de Assuntos Públicos, Comunicação Externa, Interna e Sustentabilidade. Tendo um trajeto rico em experiências, que mais-valias este cargo lhe confere?
Esta nova responsabilidade traz-me a oportunidade de continuar a desenvolver os meus conhecimentos e capacidades perante um mercado global, pois o Lidl assume um papel preponderante no retalho internacional. Permite-me igualmente encontrar novos desafios junto das minhas equipas, pela quantidade de novos projetos desenvolvidos pela empresa nestas áreas, para os quais pretendo doar todos os meus esforços, conjugando esforço, alegria e dinamismo.

O Lidl Portugal, não só é focado na qualidade dos seus produtos, mas também é preocupado com o bem-estar dos colaboradores, com o ambiente e a sociedade. Ocupando, neste seio, um cargo de liderança, em que medida o seu contributo e o do seu departamento, contribuem para o sucesso da marca? Quais são, de momento, as grandes prioridades?
Considero que só em equipa é que se alcança o sucesso, daí que seja relevante o trabalho que desenvolvemos com os diferentes departamentos, de forma a salientar aquilo que melhor fazemos nesta nossa casa que é o Lidl (procurando potenciar o que é possível ser melhorado). Assim, o trabalho de Comunicação Corporativa e Assuntos Públicos tem por objetivo gerir e consolidar uma reputação forte juntos dos nossos vários stakeholders, evidenciando a portugalidade da empresa, as suas preocupações com a sustentabilidade e o seu crescimento enquanto marca empregadora atrativa.

Enquanto líder, o que a motiva diariamente para expandir o seu conhecimento até à equipa que consigo trabalha? O que a move, no fundo, para fazer mais e melhor?
Acredito na força do exemplo próprio para liderar e acredito que é importante colocar esforço em tudo o que fazemos. Sou exigente comigo própria, mas quero transmitir a quem trabalha comigo a confiança necessária e a certeza de que em equipa somos capazes de ultrapassar limites, tendo sempre em conta o reconhecimento de um bom trabalho e a humildade de aprender e agradecer para fazer melhor.

Por fim, como perspetiva o seu futuro na Direção de Assuntos Públicos e Comunicação Corporativa do Lidl Portugal? Que marca gostaria de deixar nesta organização e, consequentemente, nas pessoas que a compõem?
Gostaria de deixar uma marca positiva e inovadora, de trabalho em equipa e, consequentemente, de consolidação de relações duradouras com os colaboradores, parceiros e fornecedores, assim como com a comunidade onde estamos inseridos.