A necessidade de dar maior visibilidade às marcas de retalho, num mercado cada vez mais exigente e concorrencial, resultou na criação da RETAIL MIND, em 2012. Após dez anos de atividade, quem é hoje esta empresa?
A RETAIL MIND nasceu há precisamente dez anos, mas importa referir que hoje continua totalmente fiel aos princípios que estiveram na base da sua criação: ter parcerias de confiança, que sejam duradouras, e que agreguem valor aos nossos parceiros.
Mas é também verdade que a empresa evoluiu muito ao longo dos últimos dez anos. Nesta década, houve um trabalho permanente de adaptação que permitisse dar resposta às necessidades e desafios exigentes, que tanto clientes como o mercado nos foram fazendo chegar.
O resultado é visível e traduz-se num crescimento sustentado, em várias frentes e de forma muito natural.
O nosso portfólio de marcas bem como a carteira de clientes e parceiros aumentou e continua a evoluir. Internacionalizámos, criámos novas áreas de negócio e novas empresas, como é o caso da RETAIL URBAN, criada em 2014 e que atua na área de Property Management.
E apesar de todos estes fatores nos terem mudado enquanto empresa, o nosso core business continua a ser o retalho, a gestão e a expansão de marcas.
As mudanças que ocorreram foram muito importantes, pois fizeram-nos evoluir enquanto equipa e organização. Neste momento a RETAIL MIND é um grupo de empresas sólido, constituído por uma equipa experiente e empreendedora, com provas dadas, seja pelos resultados alcançados, seja pelos projetos desenvolvidos. Mas a maior prova da nossa solidez, é a confiança que os nossos clientes e parceiros depositam em nós.
O que nos move enquanto empresa é a paixão de todas as nossas Equipas pelo que fazemos, associada a um compromisso sério com os nossos clientes e parceiros.
A RETAIL MIND tem como missão proporcionar aos seus clientes e parceiros novas oportunidades de negócio, de crescimento e de afirmação no mundo do retalho. Assim, de que forma contribui para um crescimento sustentado das marcas, alicerçando o futuro em conquistas e vitórias sólidas?
Assumimo-nos hoje como um grupo de empresas que atua no setor de retalho, de forma apaixonada e diligente, com uma posição sólida a nível nacional e uma projeção internacional em rápida expansão.
Esta afirmação não seria possível sem os resultados que temos vindo a alcançar ao longo dos últimos dez anos. E são esses mesmos resultados que refletem também os sucessos dos nossos clientes e parceiros e reforçam a nossa posição no mercado.
O core business da RETAIL MIND assenta na Gestão e Expansão de Marcas, nacionais e internacionais. Este é claramente o nosso ADN.
Acresce ainda, um portfólio de serviços diversificados de onde se destacam o Franchising, Distribuição e Private Label, Consultoria Legal e Financeira, Internacionalização de Marcas, Comercialização e Venda de Ativos Comerciais, Fusões e Aquisições e Gestão de Obras e Projetos, a nível nacional e internacional.
O trabalho de excelência que desenvolvemos e o compromisso junto dos nossos clientes e marcas é o resultado do trabalho de uma equipa multidisciplinar, com vários anos de experiência no setor do retalho e em outras áreas de negócio.
Orgulhamo-nos dos compromissos assumidos perante os nossos clientes e parceiros de negócio e encaramos o futuro com a seriedade, confiança e o entusiasmo que nos carateriza.
Atualmente, a Rute Rocha é Chief Operating Offiicer na RETAIL MIND, sendo, por isso, responsável por supervisionar as operações diárias da empresa e o trabalho dos Executivos de diversos departamentos. Como é, enquanto profissional, pertencer a uma empresa que apoia eficazmente o crescimento de marcas, levando o seu nome para mercados internacionais?
Acima de tudo é desafiante. Obriga-me não só a mim, como toda a equipa, a sair da nossa área de conforto, num processo que se repete a cada novo dia e a cada projeto. Parece um clichê, mas a verdade é que na RETAIL MIND não existem dois dias iguais! Tal e qual como no setor do retalho, onde as mudanças são tão rápidas que, quem não estiver sempre a pensar no amanhã, já está a trabalhar no passado. Tenho também a responsabilidade de coordenar os diversos departamentos da empresa, assegurando assim que todas as áreas estão sempre em total sintonia, pois só desta forma conseguimos ser eficientes e atingir os nossos objetivos.
Assume, assim, a implementação de estratégias de negócios, planos e procedimentos, assessoria comercial, a participação em atividades de expansão como investimentos e a gestão das principais relações com parceiros, fornecedores e outras entidades. Que mais-valias este cargo de seriedade e liderança trouxe à sua carreira profissional?
Iniciei o meu percurso profissional na RETAIL MIND em 2014, mas posso afirmar que acompanhei a sua evolução, quase desde a fundação. Participei em todo o processo de crescimento da empresa, passo a passo, departamento a departamento. Inicialmente éramos relativamente poucos e houve a necessidade de, na medida em que a empresa foi crescendo, haver um elo de comunicação entre as diversas áreas e eu fui assumindo esse papel. Esta nova designação de funções é, portanto, um mero formalismo daquilo que tenho vindo a desenvolver na RETAIL MIND ao longo dos últimos anos.
Sendo um excelente exemplo de liderança feminina e de sucesso comprovado, que características diria serem fulcrais para se singrar no mundo dos negócios?
A empatia é um dos aspetos mais importantes no processo de liderança. A capacidade de nos colocarmos na pele do outro é uma das formas mais eficazes de assegurar os processos de comunicação, sendo que no meio empresarial e de negócios, esta capacidade tem um impacto direto a vários níveis. Outro aspeto fundamental é a gestão emocional na forma como se gerem as contrariedades. Quem for capaz de manter a tranquilidade nos processos de tomada de decisões, será capaz de tomar decisões mais ponderadas e assertivas.
Por fim, a capacidade de manter o foco, seja na estratégia, seja num plano ou objetivos específicos e assegurar que os mesmos são atingidos é, para mim, o outro ponto fundamental para se ter sucesso no mundo dos negócios.
Considera que, atualmente, os desafios continuam a ser maiores quando é uma mulher a enveredar pelo mundo dos negócios, bem como em cargos de liderança, como no caso da Rute Rocha?
Em Portugal existiu uma evolução muito positiva a este nível, mas ainda hoje se nota que quer a base de partida, como as oportunidades de evolução de carreira, infelizmente não são as mesmas. Estamos, no entanto, no bom caminho e a RETAIL MIND é um bom exemplo de equidade, quer ao nível das condições oferecidas aos nossos colaboradores, quer ao nível da evolução de carreira. Eu não sou caso único nesta empresa, temos várias mulheres em posições de responsabilidade e na liderança de departamentos.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente a 8 de março, visa celebrar e relembrar as conquistas de muitas mulheres que, ao longo da história, lutaram para que questões como a igualdade de género, de oportunidades, diversidade e inclusão, fossem uma realidade. Quão importante é, aos dias atuais, continuarmos a comemorar e enaltecer os feitos desta efeméride?
É uma questão que infelizmente continua atual. Defendo que acima de tudo, deverá haver um trabalho contínuo e esforço à escala mundial no sentido de defender aquilo que são os direitos humanos e não os direitos do homem ou da mulher em particular.
Acredita que Portugal é um país que hoje se encontra no caminho certo para a equidade, comparativamente a outros? O que é que, na sua perspetiva, é urgente estabelecer?
Conforme anteriormente referido, acredito que Portugal está no rumo certo, no entanto ainda existe um longo caminho pela frente.
Equidade entre homens e mulheres não deve ser algo presente só na lei, deve ser posto em prática diariamente. Acredito que as novas gerações terão já uma visão diferente sobre este tabu e rapidamente deixarão de ser um tema de discussão.
Tendo, por todas estas razões, um percurso inspirador para tantas mulheres, se lhes pudesse deixar uma mensagem, o que diria?
No nosso percurso teremos sempre adversidades e a vontade de desistir será muita, no entanto devemos ser resilientes. Encarar cada desafio como uma oportunidade e em cada meta alcançada, sentirmos orgulho de nós próprios.
O tempo vai passando, as conquistas vão aparecendo e quando olhamos para trás temos uma sensação de realização pessoal que nos deixa mais fortes e confiantes.
Existe uma frase que me acompanha desde sempre e na qual me revejo e inspiro: A vida não fica mais fácil, nós é que ficamos mais fortes.
Para terminar, não só enquanto Chief Operating Offiicer da Retail Mind, mas também a nível pessoal, o que falta ainda alcançar?
A RETAIL MIND apesar dos seus dez anos ainda é uma empresa muito jovem, que ainda está no início da sua existência.
Tudo o que fazemos na RETAIL MIND fazemo-lo sempre numa ótica de continuidade, de longo prazo, isto é, trabalhamos para que a empresa continue durante gerações, cada vez com mais força e mais solidez.
Por isso, incentivamos o empreendedorismo e o crescimento das pessoas, para que todos tenham a autonomia de desenvolver, defender e implementar, novos serviços ou mesmo novos negócios.
As próximas etapas serão a internacionalização, a digitalização e a entrada em novos segmentos de retalho.
Tudo o que fizemos foi importante e faz parte da nossa história, mas a nossa forma de estar é sempre olhar para o futuro e chegar cada vez mais longe.
Nesta perspetiva tenho um projeto em estado embrionário ainda e que gostaria de ver concretizado nos próximos dois anos.