Início Atualidade “Espero continuar a Inspirar os outros a serem cada vez Mais e Melhores e a lutarem pelos seus Sonhos”

“Espero continuar a Inspirar os outros a serem cada vez Mais e Melhores e a lutarem pelos seus Sonhos”

0
“Espero continuar a Inspirar os outros a serem cada vez Mais e Melhores e a lutarem pelos seus Sonhos”

Sabemos que a Susana Santos é uma profissional astuta e orientada para resultados, tendo conquistado experiência em desenvolvimento de negócios, vendas e marketing, promoção de produtos, entre outras vertentes. Durante todo o seu percurso, nas mais diversas atividades, qual foi o impacto e a marca que acredita ter deixado?

Todos os dias trabalho para criar impacto positivo nas pessoas com quem me cruzo, com as equipas com quem trabalhei e trabalho, colegas, com os clientes e parceiros. Acredito que ao longo destes 20 anos de trabalho o tenho conseguido. Quando percebemos que o mercado confia em nós para além da marca ou empresa que representamos cremos que estamos no caminho certo.

Atualmente ocupa a posição de Diretora Comercial na FILORGA Portugal – uma marca francesa especialista em cosméticos antienvelhecimento. Para si, o que significa pertencer e contribuir para uma história que, apesar de remontar aos anos 70, hoje está mais forte do que nunca?

É um enorme orgulho! O crescimento da marca a nível internacional nos últimos anos tem sido fantástico e Portugal não é exceção. Entrei para a Filorga em 2016, quando a marca decidiu criar uma subsidiária no país e desde aí temos crescido todos os anos, mesmo nos anos mais duros da pandemia, 2020 e 2021. Em Portugal, acredito que o nosso sucesso se deve essencialmente a três fatores, às nossas equipas e à relação que criaram com os nossos parceiros, produtos de qualidade com eficácia e que fidelizam e o nosso modelo de negócio.

É do conhecimento geral o reconhecimento que os produtos da FILORGA têm no mercado, mas vamos ao pormenor da questão: qual é a relação entre a qualidade que as suas gamas apresentam, a inovação e a ciência?

A Filorga é uma marca que procura sempre estar à frente na inovação dos seus produtos, independentemente do sucesso das gamas podemos sempre melhorar os nossos produtos e o departamento de investigação tem sempre isso em mente. Exemplo disso, é o lançamento deste início de ano de Time-Filler 5XP, produtos renovados e melhorados, que vêm substituir o produto best-seller da marca. Depois, a marca tem no seu ADN a medicina estética, sempre apoiada por um comité científico composto por médicos, a maioria dos ingredientes utilizados pela marca mimetizam as ações de determinados procedimentos estéticos e por fim, mas não menos importante, a marca não lança nenhum produto no mercado sem resultados visíveis na qualidade da pele em sete dias.

A verdade é que os cosméticos da FILORGA apresentam resultados efetivos. Para os mais distraídos, quais são as inúmeras vantagens que estes apresentam e que os diferencia no mercado?

A principal vantagem são exatamente os resultados efetivos dos produtos. Das inúmeras vantagens, destacaria quatro principais que nos diferencia no mercado: a fórmula central única de todos os produtos, o NCEF, New Cellular Encapsulated Factors, patente desenvolvida pela marca que contém 50 ingredientes ativos mais acido hialurónico, ingredientes utilizados nas soluções injetáveis, encapsulados em cronosferas (vetores multilamelares microscópicos) que irão permitir uma absorção mais profunda desses mesmos ingredientes na pele; os restantes ingredientes inspirados em técnicas de medicina estética ou em princípios ativos amplamente utilizados pela dermatologia; a eficácia comprovada em sete dias e a agradabilidade cosmética e sensorial dos nossos produtos.

Enquanto Diretora Comercial da marca – e sendo totalmente dedicada a todas as áreas com que se compromete – quais são, de momento, as suas grandes prioridades? 

As grandes prioridades são, nas áreas que me dizem respeito, continuar a desenvolver a marca crescendo de forma sólida e sustentável. O mercado antienvelhecimento é o mercado que maior peso tem em valor (mercado Healthcare de farmácia e parafarmácia) e por isso, um mercado bastante competitivo. É importante percebermos qual o posicionamento que desejamos e mantermo-nos seguros das nossas decisões. Continuar a fortalecer o relacionamento com os nossos parceiros e para que tudo isto seja alcançável é fundamental continuar a apostar no desenvolvimento da minha equipa, sem eles nada será possível!

Considera que hoje é uma profissional bem-sucedida, e em particular na FILORGA, porque acredita veemente na marca que representa? Quais diria que têm sido os fatores que a «conduziram» até este patamar?

Sim, acredito veemente na marca que represento e acredito que isso é um dos fatores do sucesso, mas não só. Sou uma mulher verdadeiramente apaixonada por aquilo que faço e, para mim, isso é fundamental para o relacionamento com a minha equipa, com os parceiros da marca, na dedicação a todos os projetos. O forte conhecimento que tenho deste mercado, a independência e confiança que a Direção Geral deposita em mim aliada à minha aposta regular no meu desenvolvimento foram sem dúvida fatores que contribuíram para alcançar a posição que tenho hoje. No entanto, nada disto seria possível sem o apoio incondicional do meu marido e dos meus filhos, para mim é fundamental o equilíbrio entre as diversas áreas da minha vida de forma a tornar o sucesso consistente, pois ele não depende só dos resultados, mas também de uma mentalidade forte.

Ainda nos dias de hoje, ser Mulher no seio empresarial pode levantar algumas questões – embora, e na opinião de muitas delas, exista uma evolução positiva face aos últimos anos. Sendo a Susana Santos uma pessoa, mulher, profissional e líder de sucesso, como analisa o caminho para a igualdade?

Sim todas as análises e estudos dizem que nos últimos anos existiu uma evolução positiva, apesar de lenta. Do meu ponto de vista, há ainda um longo caminho a percorrer. É tudo uma questão de mentalidade e todos temos de lutar por isso. Tem de começar em casa, na educação dos nossos filhos, independentemente, do género, eles perceberem que poderão escolher a profissão que quiserem. Acredito que as escolas têm um papel fundamental na promoção da igualdade, bem como o Estado que não se pode demitir das suas obrigações e esperar que com o tempo a igualdade seja atingida, e nós mulheres, temos de continuar a lutar, pelos mesmos direitos, as mesmas oportunidades, as mesmas condições.

Na sua vida, e nas quatro perspetivas anteriormente mencionadas, o que falta ainda alcançar? 

Pergunta difícil… Considero que sou uma mulher feliz e uma profissional realizada. No entanto, sou ambiciosa e desejo sempre alcançar mais. Diria que ainda me falta alcançar muito mais, tenho fobia à estagnação, e desejo evoluir todos os dias como pessoa, mulher, profissional e líder. Para isso vou continuar a apostar no meu desenvolvimento para ter cada vez mais ferramentas que me permitam. Espero continuar a inspirar os outros a serem cada vez mais e melhores e a lutarem pelos seus sonhos. Acima de tudo, quero continuar a ser uma mulher feliz, que ama a vida, a família, os amigos e que ama o que faz!