Início Atualidade “Iremos retirar o Melhor destas alterações e transformá-las em mais uma Ferramenta de Sucesso na Atração do Investimento”

“Iremos retirar o Melhor destas alterações e transformá-las em mais uma Ferramenta de Sucesso na Atração do Investimento”

0
“Iremos retirar o Melhor destas alterações  e transformá-las em mais uma Ferramenta de Sucesso na Atração do Investimento”

A Exato & Assertivo é uma empresa de consultoria de negócios sediada em Portugal, com associados no Brasil, Macau e Dubai. Norteia-se por valores como o rigor e a ética de forma a prestar o melhor serviço a todos os clientes. Neste sentido, que caminho tem vindo a ser traçado ao longo dos anos? Como pode ser descrita a evolução da marca?

A Exato & Assertivo durante os últimos anos continuou a sua estratégia de internacionalização, focando a sua atividade na atração de investimento estrangeiro para o nosso País, conhecendo melhor as necessidades quer dos mercados quer dos nossos clientes. Para isto, foi fundamental direcionar os nossos serviços de consultoria para as novas tecnologias, novos produtos e estratégias de desmistificação e desburocratização de certos conceitos, com soluções rápidas e pragmáticas. Paralelamente, primamos pelo acompanhamento próximo e personalizado dos nossos clientes em todo o tipo de serviços (financeiros, administrativos, legais, entre outros) que estão diretamente relacionados com as suas atividades de investimento. A Exato revê-se não como uma mera empresa de consultoria, mas sim um verdadeiro parceiro de negócio dos nossos clientes, cujos alicerces assentam na criação e manutenção de uma relação contínua de confiança.

Certo é que o mercado se encontra em constante renovação. Para a Carla Silva Reis, sócia e fundadora da Exato & Assertivo, quais têm sido as maiores transformações a impactar o mundo dos negócios em Portugal?

Sem dúvida que o maior impacto que sentimos resultou do aparecimento dos novos conceitos da chamada era digital e da incorporação das novas tecnologias que vieram revolucionar o mercado. Estas ferramentas, juntamente com a globalização em que hoje vivemos, impactaram dramaticamente o mundo dos negócios, através da introdução de novos conceitos e realidades. Atualmente, a crescente exigência dos nossos clientes obrigou a um alargamento das competências dos profissionais e à elevação do nível de sofisticação de serviços oferecidos, o que obrigou o mercado a adaptar-se a esta nova realidade.

Esta é uma empresa que aposta fortemente na internacionalização e no acompanhamento exímio dos clientes, afirmando-se, portanto, como um parceiro de excelência na vanguarda da inovação. Acredita que são estas particularidades que distinguem a Exato & Assertivo e possibilita uma resposta eficaz aos mais complexos desafios? De que forma?

Vivi alguns anos fora de Portugal, quando regressei e criei a Exato & Assertivo o foco foi sempre “vender a marca Portugal”. Temos um país cheio de excelentes oportunidades de negócio, numa localização privilegiada e com uma mão de obra de excelente qualidade, sendo por isso um dos melhores pontos da Europa para atrair investimento estrangeiro. Sem dúvida que a forma como continuamente nos atualizamos relativamente a novos produtos, a novas oportunidades e novas realidades permite à Exato & Assertivo oferecer uma garantia de um serviço de excelência aos nossos clientes, que nos marca pela diferença e acaba por fidelizar não só os atuais clientes como também a sua rede de contactos.

O programa de vistos é uma das áreas de atuação da Exato & Assertivo, afirma que “Portugal é no momento um dos destinos mais procurados para viver ou investir”. Para melhor entender, o que tem representado o programa Golden Visa em Portugal nos últimos anos?

O programa Golden Visa nos últimos anos tem sido um veículo fundamental para os investidores em Portugal, pois ao investirem no nosso país não só estarão a expandir os seus negócios, mas também a adquirir um estatuto de livre circulação no Espaço Schengen, que é sem dúvida um abrir de portas para os seus próprios investimentos e crescimento no mercado europeu. E esta, sim, é a grande vantagem que oferecemos.

Face às mais recentes alterações ao Golden Visa, como perspetiva o ano de 2022 no que diz respeito ao investimento estrangeiro no nosso país?

Não considero que as alterações ao programa de 2022 possam impactar negativamente no programa em si. A grande alteração que assinalo é a retirada de imóveis residenciais das grandes cidades litorais, mantendo-se o investimento nos imóveis comerciais ou a criação de empresas, pelo que as vantagens para o investidor se mantêm. Ao mesmo tempo, acho que poderá ser um excelente incentivo ao desenvolvimento das nossas regiões interiores, fomentando emprego e investimento. Estou bastante confiante de que iremos retirar o melhor destas alterações e transformá-las sem dúvida em mais uma ferramenta de sucesso na atração do investimento. Se pudéssemos contar com a celeridade de Instituições como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (cujo atraso atual nos processos é de mais de um ano), com certeza que poderíamos trazer grandes investimentos para o nosso país, através da criação de postos de trabalho nestas regiões. Há muito dinheiro lá fora para ser investido, mas as nossas instituições governamentais também têm que se adaptar ao nosso novo mundo. Caso contrário perderemos competitividade. Aqui sim, vejo um problema, a lentidão, atraso e excesso de burocracias nos processos.

Na sua opinião, que oportunidades irão surgir nas regiões de baixa densidade populacional? E de que forma Lisboa e Porto vão sofrer com estas alterações?

Relativamente a Porto e Lisboa não vejo que, no que respeita a investimento ou atividades comerciais, se vá sentir um decréscimo. Pelo contrário, em tudo o que seja investimento residencial, obviamente que o investimento irá baixar e, consequentemente, os valores de mercado irão estabilizar. Já no que respeita às regiões de baixa densidade populacional estou confiante de que esta alteração, juntamente com os programas de incentivo do Governo neste sentido, quer no que respeita a contratação, quer no que respeita a criação de novos postos de trabalho, irá criar excelentes oportunidades de investimento que certamente atrairão o capital estrangeiro. No nosso portefólio de clientes contamos já com investidores a iniciar grandes projetos turísticos nestas regiões.