Início Atualidade “Já existem muitas Mulheres em cargos de Liderança em vários setores e com grande Sucesso”

“Já existem muitas Mulheres em cargos de Liderança em vários setores e com grande Sucesso”

0
“Já existem muitas Mulheres em cargos de Liderança em vários setores e com grande Sucesso”

A Helena Águeda conta com um percurso vasto, onde adquiriu inúmeros skills em diferentes áreas, como comunicação, gestão de marketing, planeamento de negócios e até coaching. Que marcos da sua história gostaria de realçar, e que a trouxeram ao patamar onde hoje se encontra?

Tive a sorte, de passar por grandes empresas nacionais e multinacionais, que me deram formação e know-how, para evoluir e crescer profissionalmente. Nessas empresas encontrei excelentes profissionais com os quais tive o privilégio de trabalhar, que sempre colocaram níveis elevados de exigência, “obrigando-me” a superar-me constantemente. Sou exigente comigo, gosto de desafios e não sou uma pessoa de rotinas, adoro a mudança. Este inconformismo, característico da minha personalidade, levou-me constantemente à procura de novos desafios para poder evoluir tanto pessoalmente como profissionalmente. Sou uma eterna aprendiza, sempre à procura do novo, de fazer melhor, de crescer… Gosto de mudanças e de fazer parte delas. Estes traços da minha personalidade levaram-me a fazer novos cursos, a procurar formações e a estar sempre à procura daquilo que me faz feliz e realizada. O nível de exigência e o inconformismo, creio que foram a “receita” para chegar aqui.

Atualmente ocupa a posição de Diretora Comercial na Prosegur – uma empresa onde a inovação, a equipa e a qualidade dos serviços fazem a diferença. Que oportunidades esta marca lhe conferiu, ao longo dos anos, a nível profissional? O que destaca neste seio organizacional?

Entrei na Prosegur Alarms em 2010 e já desempenhei várias funções. A Prosegur Alarms permite-me crescer e ao mesmo tempo deu-me e dá-me a oportunidade de ter formação e de fazer aquilo que adoro: gerir pessoas, fazê-las crescer e evoluir! O que mais destaco, é a constante evolução e mudança, que caracteriza a nossa Organização, com uma forte orientação para o capital humano.

Sabe-se que, na Prosegur, trabalham para tornar o mundo num lugar mais seguro. Disponibilizam, assim, as soluções mais avançadas do mercado, equipadas com uma elevada componente tecnológica e desenhadas para acrescenta valor ao serviço. De que forma, este player de reconhecimento comprovado, se tem vindo a adaptar às constantes alterações das necessidades do mercado?

Na Prosegur estamos atentos ao mercado e às suas evoluções. Procuramos proporcionar aos nossos clientes produtos e especialmente serviços únicos, e inovadores para lhes garantir a sua Segurança, adaptando as nossas soluções às necessidades de cada cliente: casa, família ou empresa. Estamos com o cliente 24h por dia e temos uma Equipa Especializada em Segurança. Na Prosegur Alarms contamos com o único sistema de alarme com três níveis de segurança: Protege, Previne e Intervém. Disponibilizamos, um acesso Web pessoal e privado a todos os nossos clientes, que lhes permite aceder a toda a informação do sistema de alarme através de qualquer dipositivo móvel. Destaco, a título de exemplo, um dos produtos inovadores e únicos no mercado: CONTIGO. Trata-se de um sistema de proteção pessoal que acompanha o cliente para todo o lado, fácil, rápido e intuitivo e que está sempre na palma da mão. Se o cliente sentir que está em perigo, basta premir o Botão SOS na sua APP SMART e receberá auxílio de forma imediata. Para além disso, se for realizar um trajeto onde não se sente seguro, pode ativar o Temporizador e estará protegido durante o percurso. Se não confirmar a sua chegada, ativamos um protocolo de emergência automaticamente.

Mais se afirma, a posição da Prosegur como líder global, assume-se ainda ao comprometer-se com uma responsabilidade social e corporativa forte. Em que medida, esta posição impulsiona o crescimento da marca e a forma como, a população em geral, a observa?

A responsabilidade social e empresarial foi sempre um pilar central do modelo de negócio do Grupo Prosegur. O comportamento ético e a gestão económica, social e ambiental responsáveis desempenham um papel fundamental na nossa estratégia de negócio, impulsionando novas oportunidades de crescimento. O compromisso com a redução do impacto ambiental, a geração do emprego de qualidade, a segurança e saúde dos nossos trabalhadores, o cumprimento da legislação, o respeito pelos direitos humanos ou a boa governança são os melhores atributos que a nossa marca pode ter. As nossas pessoas junto com os nossos clientes são os melhores embaixadores da marca, e é gratificante perceber que hoje estes valores são desejáveis de uma forma transversal na nossa sociedade.

Perante todas as qualidades mencionadas, quão gratificante é, para a Maria Helena Águeda, pertencer a uma empresa que não fica indiferente a questões diversas da sociedade?

É muito gratificante e uma honra trabalhar na Prosegur, uma Empresa que assenta a sua estratégia em três pilares: Inovação, a sua Equipa e os Clientes.   Desde a Fundação Prosegur apoiamos a Educação, fomentamos a inclusão de pessoas com incapacidades intelectuais para criar melhores Equipas, e, impulsionamos ações de voluntariado que demonstram a solidariedade dos profissionais da Prosegur. Identifico-me, com os valores e princípios do Grupo Prosegur e não podia estar mais orgulhosa por fazer parte de uma Organização com este cariz.

Uma das questões que hoje se impõe é ainda a igualdade de género, de oportunidades, a diversidade ou a inclusão. Mais um ano a celebrar o Dia Internacional da Mulher, como verifica as mudanças (ou não) destes temas na sociedade? Tendo em conta a sua experiência, as mulheres continuam a enfrentar maiores obstáculos do que os homens, nomeadamente em cargos de liderança?

O meu percurso profissional, iniciou-se em Empresas, mais dominadas pelo género masculino. Foram-me sempre exigidas, mais demonstrações de competência para me afirmar, e a tolerância ao erro foi muito menor. Atualmente, temos vindo a constatar que já existem muitas mulheres em cargos de Liderança em vários setores e com grande sucesso. Creio que temos feito avanços significativos, e que as Organizações começam a procurar os profissionais pelas suas capacidades independentemente do género. Desde que me encontro na Prosegur, o género não é tido em conta: quando fazemos um processo de seleção, o que conta são as competências humanas, profissionais e o talento. Procuramos os melhores profissionais e damos oportunidades de crescimento a quem tem sucesso e bons desempenhos. A pluralidade e a diversidade são valores intrínsecos da cultura da Prosegur. Entendemos a diversidade como uma vantagem competitiva, uma fonte de enriquecimento dos nossos valores, que proporciona oportunidades de crescimento e benefícios para a Empresa e para a sociedade. Temos na nossa equipa algumas mulheres com muito sucesso e em cargos Diretivos. Premiamos os melhores desempenhos e temos uma política de Reconhecimento e retenção de talento.

A título pessoal, e tendo em conta que, aos dias de hoje, é um exemplo de que a mulher pode ser o que ela quiser, que marca gostaria de deixar no mundo?

A melhor marca que podemos deixar no Mundo, será sempre para com aqueles que nos são mais queridos: Ter sido uma boa mãe e que a minha filha fique orgulhosa de me ter tido como mãe será seguramente a melhor. Se o meu percurso profissional puder incentivar outras pessoas a “lutarem” pelos seus sonhos, a não desistirem perante as dificuldades, a terem uma atitude positiva e enfrentarem e retirarem o melhor de cada momento (mesmo dos menos bons), a serem resilientes e acreditarem que com trabalho, esforço e dedicação podemos ser e fazer aquilo que nos faz Felizes, então sentir-me-ei com o dever cumprido! Feliz Dia da Mulher!