Início Atualidade “Ser Mulher implica ter que provar de uma forma mais Consistente e Esforçada o nosso Valor”

“Ser Mulher implica ter que provar de uma forma mais Consistente e Esforçada o nosso Valor”

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“Ser Mulher implica ter que provar de uma forma mais Consistente e Esforçada o nosso Valor”

Possuidora de uma personalidade forte, uma inigualável dedicação e foco, foi pelas mãos de Beatriz Martins, que há três anos a BM Home começou a ser pensada, tendo vindo a conceber-se há dois, em plena pandemia. Esta é uma marca que reúne conceitos e aprendizagens que a fundadora obteve ao longo da sua carreira. Tinham sido já vários os momentos em que manifestara esta vontade, mas ser mãe foi o que na verdade impulsionou a materialização da mesma. “Aquilo que eu realmente queria fazer era algo que tivesse a minha imagem, onde as pessoas olhassem e me vissem a mim. Queria uma marca que mostrasse as minhas características, que tinham sido transversais nos vários segmentos por onde tinha passado”, iniciou a entrevistada.
Depois de um ano totalmente dedicado a cuidar e acompanhar o crescimento dos filhos, foi quando percebeu, ao regressar ao trabalho, que não queria fazê-lo da mesma forma. Segundo a mesma, “consegui aprender a conciliar a dinâmica de ser boa mãe e boa profissional”. Acrescentando ainda que “há três anos, a minha vida deu uma reviravolta muito importante, que me abalou, mas que fez com que eu olhasse para dentro brutalmente. E estes acontecimentos podem fazer-nos duas coisas: ou nos destroem, ou nos fazem seguir em frente. Esta fase obrigou-me a parar e a pensar. E foi justamente nessa altura, que decidi expor a ideia da BM Home”.
Foi então que tudo começou. Determinada a desbravar este caminho, Beatriz Martins fez da sua rede de contactos uma mais-valia no começo do seu negócio. Numa altura em que o mundo se viu deparado com uma pandemia, a entrevistada conseguiu ainda ter mais tempo para, com clareza, colocar todas as suas ideias em prática.

BM Home: uma marca diferenciada

Ao deparar-se com uma realidade de que ao processo de compra de casa estão ligados também fatores emocionais, em momento algum a interlocutora quis descurar de aspetos como a imagem cuidada das propriedades. Precisamente por esse motivo, Beatriz Martins decidiu apresentar uma proposta diferente e com valor acrescentado aos seus clientes.
A BM Home prima pela qualidade das fotografias. “Para mim, independentemente do valor da casa, é importante uma boa fotografia para quem vende e para quem compra, porque estamos a vender um sonho. Quero manter uma linha que acho realmente que é diferente, é verdade e qualidade. O meu objetivo é dar o meu melhor naquilo que eu faço”, garante Beatriz Martins.
Apesar de este ser um mercado saturado, é possível e bem fácil distinguir a BM Home das restantes marcas do setor imobiliário, isto porque, prima também pelo conceito “chave na mão”. A empreendedora sustenta que “o conceito de chave na mão, é uma visão integral daquilo que o cliente precisa, ou seja, desde o processo de angariação até ao processo de venda e pós-venda, é necessária a intervenção de vários outros agentes, e há várias formas de o fazer. No meu caso, como tenho algumas parcerias consistentes, é possível ser a minha marca a fazê-lo. Sempre fui uma pessoa resolutiva, os problemas surgem e se o proprietário me confia a sua casa pra vender, tenho todo o gosto em desenvolver todo este processo”.
Certo é que nem tudo é um mar de rosas, e como em qualquer setor de atividade, um trajeto de sucesso é também pautado por inúmeros desafios, o que para Beatriz Martins, se resolve com uma forma de trabalhar muito clara. “Características como a empatia com os clientes, o escutar, o perceber, resolve muitos problemas”, afirma.

Beatriz Martins: sonhadora, determinada, inquieta

 Por detrás de um grande projeto, existe sempre uma voz que se move, sem qualquer receio. Neste caso não foi diferente, uma vez que a capacidade de adaptação, – que tanto a caracteriza – foi o que lhe permitiu ultrapassar barreiras e medos. “Encontro sempre uma solução para tudo. Tenho uma imensa dificuldade em acreditar que há negócios impossíveis. Portanto, nunca desisto”, assegura.
A realidade é que, ao longo de todos os percursos profissionais e pessoais, nos seres humanos, existe uma necessidade de ajuste, quer porque se colocam expetativas que nunca chegam a ser correspondidas, quer porque “a vida não acontece em linha reta”. O que para a mente inquieta de Beatriz Martins, não é necessariamente mau, porque “são esses percalços que me têm feito descobrir mais sobre mim. Já tomei decisões que me deram muito medo, mas eu não sei fazer as coisas pela metade, eu entrego-me totalmente”.

Dia Internacional da Mulher

Celebrar efemérides como o Dia Internacional da Mulher é aplaudir os avanços conquistados no feminino a nível económico, social e político. Mas, na realidade, muitos são ainda os entraves à realização de determinados objetivos por parte das mesmas. Para Beatriz Martins, ser mulher nunca foi impedimento para nada. No entanto, a mesma reconhece que “ser mulher implica ter que provar de uma forma mais consistente e esforçada o nosso valor. E isto acontece em todos os segmentos da vida de uma mulher. Quando se fala de igualdade, tenho consciência que é preciso uma melhoria da igualdade de oportunidades. Porque o facto de ser mulher, tem características que são maravilhosas. As mulheres são naturalmente geradoras de uma força, que não sabem que têm. Não temos que ser todas mães, nem todas as melhores profissionais, mas cada uma na sua essência, dentro daquilo que é a sua realidade e aquilo que quer para si, tem uma força que em certas alturas é colocada cá fora”.
No que diz respeito ao mercado de trabalho, o sonho que muitas mulheres têm de ser mães, é ainda hoje, um problema. “Ainda está muito enraizado de que uma mulher quando é mãe, deixa de ser uma profissional tão atenta. É possível ser-se uma excelente mãe e ser-se uma excelente profissional. E isto não depende do número de horas que se dedica à empresa, mas sim da entrega e da forma como se trabalha. Tal como não é porque não se tem filhos que se tem que dar mais ao trabalho”, sustenta a interlocutora.
A importância da efeméride do Dia Internacional da Mulher, prende-se muito com o facto de que a sociedade ainda considera que as mulheres precisam de ser e fazer tudo: mães, donas de casa, cuidadoras, boas profissionais, entre outros. O que na realidade, não é bem assim. Em pleno ano de 2022, as mulheres já devem ser autónomas o suficiente para escolher quais são as suas verdadeiras prioridades e dedicar-se a elas. Essa é ainda a luta.
Sendo a nossa entrevistada um exemplo claro de empreendedorismo feminino, e tendo consigo uma quota imensa de determinação, questionámos qual o segredo para trilhar um caminho de sucesso rumo aos objetivos e sonhos que vivem dentro de cada mulher. A mesma garante que ter ousadia de tomar a decisão, é o primeiro passo. “É essencial para as mulheres que querem trilhar um caminho de sucesso que sejam confiantes de si mesmas. É necessário que em primeiro encontrem o seu próprio caminho, e cada um tem o seu. São os momentos desafiantes que nos fazem descobrir coisas novas”, acrescenta.

2022: o ano da BM Home

Com os olhos postos no futuro e no desenvolvimento da marca, as perspetivas desenhadas para o ano de 2022 pela fundadora são estruturar e sedimentar de uma forma consistente a sua empresa e superar todos os desafios que serão impostos. “Em 2022 estou confiante que vou conseguir encontrar as pessoas que eu preciso para continuar esta caminhada. Sei que a BM Home tem capacidade para fazer mais e melhor. Tenho um orgulho imenso por este feito, e sei que aprendi cedo a transformar a dor em força”, termina Beatriz Martins.